IGUAÍMIX.COM
 Iguaí . Bahia
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
  Orkut
  Twitter
.
.
.
  Entrevista
.
 
Entrevista: Virgílio Elísio da Costa Neto
07 de Abril de 2010, às 15:00
.

Engenheiro, Consultor de Qualidade e Diretor de Competições da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

IguaíMix.com – O que é Gestão de Qualidade e para que serve?

Virgílio Elísio – A grande maioria das pessoas no Brasil me conhece como um executivo do mundo do futebol. Fui presidente da Federação Baiana de Futebol, fui Diretor do Esporte Clube Bahia, meu time do coração, sou Diretor de Competições da CBF, mas quando eu comecei a minha vida profissional, já no início dela, eu fiz aquilo que os americanos chamam de uma carreira em “y”, de um lado a engenharia e a consultoria e de outro lado o executivo de futebol. Antes de ir para o Rio de Janeiro e assumir a Diretoria de Competições da CBF, eu militava diariamente na consultoria da qualidade. Eu tenho uma empresa de Consultoria de Qualidade que, há doze anos, trabalha com isso.

      A Gestão da Qualidade ao Alcance de Todos é uma forma de vender uma informação. A qualidade enquanto gestão, enquanto postura, enquanto comportamento no dia-a-dia pode ser, se você quiser, como o ar que você respira, pode ser algo que está ao alcance de todos. A capacidade de respirar é inerente ao organismo. Você pode tornar inerente ao seu organismo a prática da qualidade. Essa é a questão. Não a qualidade como controle, como norma, mas a qualidade como uma postura, como uma preocupação, como um compromisso que você tem com você, tipo: não jogue o lixo na rua, obedeça às regras, questione se você assim o entender, mas dentro de um contexto. A qualidade pode ser uma filosofia de vida que pode fazer com que você e as outras pessoas vivam melhor. 

IguaíMix.com – Por que o foco da qualidade deve ser no cliente e no mercado?

Virgílio Elísio - O Cliente, na verdade, é aquele a quem você se dirige. É preciso ter foco nesse cliente. E qual é o seu mercado? É a somatória de seus clientes. O seu mercado é onde você alcança, onde você tem a possibilidade de vender o seu produto. Então, foco no cliente é você tentar entender as necessidade e vender o seu produto. A Sony, muitos anos atrás, o seu fundador, uma dessas figuras extraordinárias no ramo do entretenimento e da inovação, ele pensou assim: as pessoas caminham, fazem cooper. Aqui no calçadão, em Iguai, eu cheguei ontem bem cedo, encontrei umas pessoas fazendo Cooper, achei sensacional. Aqui tem uma temperatura agradável nessa época do ano, já chegando ao meio do ano, vai ficando frio, em torno de 20º. O fundador da Sony imaginou você com os fones no ouvido e fazendo cooper, você continua correndo. Ele criou o discman. Eu tenho um amigo que aprendeu francês assim, fazendo cooper, com o aparelho em sua cintura, ouvindo e repetindo. Nesse caso, do foco no cliente, é o de você antever. Ele anteviu, ele sacou antes o que é que ele poderia querer. Ele ofereceu ao cliente um conceito que ele não esperava e agradou em cheio. 

IguaíMix.com – Por que devemos nos preocupar em fazer certo da primeira vez?

Virgílio Elísio – Você faz uma entrevista comigo, gravada, dá tudo errado e aí você diz: “Tem que fazer de novo. Virgílio, dá para você voltar? Se eu estiver em Salvador, no Rio de Janeiro, onde eu moro, não vai dar, mas se eu estiver aqui em Iguaí, tudo bem. No entanto, você vai fazer de novo. Você já gastou o seu esforço. Aquelas perguntas que você fez, vai repetir ou vai fazer novas? A primeira é muito mais agradável, a segunda já é repetida. Eu já venho de novo cansado para fazer repetido. Então, faça certo da primeira vez, não gaste o seu talento, a sua energia, o seu dinheiro duas vezes para atingir o mesmo resultado. 

IguaíMix.com – Por que devemos trabalhar com metas e prazos?

Virgílio Elísio – Você tem um prazo para atender determinadas regras. Você tem um prazo. Você tem regras, reúne a equipe, entre técnicos e colaboradores e você define metas. Você tem que trabalhar os prazos intermediários para que o prazo final seja cumprido. É como uma obra, para falar da engenharia, da minha área de profissão, existe um prazo, se o engenheiro não entregar no prazo, as pessoas que o contrataram vão cobrar dele. Então, tem que ter meta, prazo, cronograma, tem que fazer certinho, se não fizer vai ter problema. Trabalhe assim na sua vida particular. Outro exemplo: se você vai para um casamento e sua mulher diz: “vou me aprontar”. Se o casamento é às 19:00 e já são 18:45h e ela nem tomou banho, é claro que vai se atrasar. Então tem que ter que estabelecer um sequência para poder chegar lá no horário. 

IguaíMix.com – Onde está o segredo da qualidade?

Virgílio Elísio – Essa é uma boa pergunta. Há quem estude bastante sobre isso. Eu passei onze anos, em tempo integral, vivendo isso. Ainda continuo, porque depois que você pega esse vírus não há como não ter uma contaminação permanente. Eu diria que você pode aprender as ferramentas, como o Diagrama de Ishikawa, curva de correlação, muita coisa. Você pode aprender os métodos como o PDCA, tantos outros, mas o principal mesmo é a sua atitude e postura. Eu uma vez vi alguém na toilete, na minha frente, depois de enxugar as mãos, passava aquela toalha de papel sobre a pia, para deixá-la seca para o próximo. Então é um compromisso com a qualidade, é um ato de postura, uma atitude que engrandece. Eu me senti extremamente feliz com a atitude dele. Ele nem olhou se era eu ou se era você. Simplesmente, fez isso para quem viesse em seguida. Essa é uma forma de fazer qualidade, acho que essa é a melhor forma de fazer. 

IguaíMix.com - Então, o segredo estaria nas pessoas e na atitude e postura dessas pessoas?

Virgílio Elísio – Sim. Na verdade, a diferença está nas pessoas. 

IguaiMix.com – Por que o trabalho em equipe é importante?

Virgílio Elísio – Dispensa comentários. Esse seu trabalho aqui, por exemplo, envolve várias pessoas. Há muita gente que está te ajudando. Há uma equipe que trabalha. Até uma celebridade, o cara lá da Globo, que faz a novela das oito, as atrizes como Fernanda Montenegro e outras da mais alta respeitabilidade, como Tônia Carrero, Natália Thimberg e como tantas outras atrizes do teatro brasileiro, por trás, ao lado e à frente há um exército de outras auxiliando. Quando você compra um ingresso para assistir Marília Pêra no teatro, tem umas trinta pessoas segurando a barra para ela ser aplaudida, isso é um trabalho em equipe.

IguaíMix.com – Como deve ser o comprometimento da Alta Direção de uma empresa em relação à qualidade?

Virgílio Elísio – Qualidade existe como gestão e isso é importante. É importante entender isso, qualidade como gestão, como um processo de gerenciar com a qualidade. Custa um pouco mais do que a sua atenção, o seu cuidado, mas os resultados são enormes. Então, para que você faça isso, tem que estar comprometido. O sucesso de qualquer empreendimento, de qualquer campanha, de qualquer programa é o líder da campanha estar dentro do processo, estar comprometido. Você nunca educará seus filhos se você relegar essa tarefa somente para a sua esposa, tem que estar também comprometido. 

IguaíMix.com – Como foi o processo de transição do Controle da Qualidade para a Gestão de Qualidade?

Virgílio Elísio – Primeiro você cuidava só de saber se os equipamentos estavam funcionando e quem os fabricou tinha um controle para separar o defeituoso do bom. Depois alguém percebeu que não bastava apenas controlar. A qualidade podia começar lá na ponta, desde o início da fabricação. Mais tarde, não somente na área industrial, mas também na área de serviços, para todos. Quando você atende alguém com uma prestação de serviços, qualquer que seja o serviço, qualidade significa você atender bem e superar a expectativa dessa pessoa e desse mercado que você serve. Era Controle e passou a ser Gestão, passou a ser uma visão ampla de qualidade total em todos os pontos, não só ferramentas, mas também métodos de atitude e postura.

 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
.
.
.
 Comunidades IguaíMix
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webdesign da Bahia fatos & fotos agenda eventos esportes entrevista turismo religião classificados saúde cinema