IGUAÍMIX.COM
 Iguaí . Bahia
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
  Orkut
  Twitter
.
.
.
  Entrevista
.
 
Entrevista: Roberto Ferreira
17 de Abril de 2010, às 17:30
.

Atividades Roberto Esportes 

IguaíMix.com - Quando foi que surgiu o Campeonato Sudoeste?

Roberto Ferreira - A competição começou há dez anos, quando fizemos um projeto e esse projeto nós colocamos na TV  Sudoeste, através do então diretor Marcos Ferreira,  que hoje é Vice-presidente da Confederação Brasileira de futebol. Nós passamos esse projeto para ele e ele ficou um ano com o projeto na mão tentando fazer com que a Rede Bahia e a TV Sudoeste  abraçassem o projeto.  No ano seguinte, foi dado o sinal positivo com relação à competição e para a sua realização. Aí nós começamos a realização da competição exclusivamente pela TV Sudoeste, sendo realizada pela televisão. No terceiro ano, conseguimos um sucesso tal que fomos até Salvador apresentar esse projeto à Rede Bahia, onde nós fizemos duas edições pela Rede Bahia, sendo que, na primeira, nós tivemos cento e quarenta e oito equipes e cento e doze cidades do estado da Bahia. A partir do quarto ano, a Rede Bahia deixou de fazer eventos dela, mais nunca deixamos cair. Tínhamos uma empresa há mais de vinte anos que é a Atividades Roberto Esportes. Nós fizemos a proposta à TV Sudoeste para que ela nos desse o apoio jornalístico e nos não deixamos um ano sequer parar a competição. Nós saímos de realização TV Sudoeste para realização Atividades Roberto Esportes. Com o apoio da TV Sudoeste, nós já estamos na oitava edição e nós temos uma notícia muito boa para o futsal da Bahia. Nós tivemos um chamado da Federação Baiana de Futsal, haja visto que fazemos, sem apoio de entidade alguma, e este ano a Federação manifestou o interesse de nos ajudar  institucionalmente e nós aceitamos esse Zonal Sudoeste e estamos realizando um zonal também no Sul, na região de Salvador e Feira de Santana. Lá estamos realizando com trinta e seis equipes e, na região de Juazeiro, com vinte e quatro equipes. Então, nós estamos com cento e vinte equipes disputando a competição deste ano, em que a campeã de cada região vai se cruzar para fazer a integração estadual e provavelmente o nome será Troféu Rede Bahia. Tanto a Atividades Roberto Esportes, quanto a Federação estão discutindo  para colocar esse nome no troféu, quando nós teremos verdadeiramente um campeão baiano, porque ao invés de fazer um campeonato baiano com oito equipes, nós temos agora mais de cem equipes disputando essa competição e aí nós teremos literalmente o campeão baiano. 

IguaíMix.com - Qual e o objetivo da realização dessas competições?

Roberto Ferreira - O objetivo maior era, há uns dez doze anos atrás, quando a Federação Baiana de Futsal tinha presidente, mas não funcionava como gostaríamos. Eu mesmo ficava indignado quando eu chegava na televisão e via o campeonato baiano com equipes só de Salvador e também árbitros só de Salvador. A seleção baiana só tinha convocação de atletas de Salvador e um ou outro de Feira de Santana. Então, eu ficava indignado com isso e nós fomos conversar com o então presidente da Federação, o Senhor Antonio Carlos Tavares, a respeito da interiorização do futsal e ele abraçou o risco. Nós conseguimos realizar alguns eventos, desde quando ele colocou nenhuma equipe da capital foi campeã, mas o presidente nos deu a oportunidade de ficar em igualdade e condição com a capital. Nós engolimos a capital. Nos últimos dez anos, nós não temos um campeão baiano da capital, Hoje já há árbitros do interior que estão fazendo parte do quadro nacional, já que antes todos eram da capital. Hoje, já é meio a meio também. Graças a Deus, já tive oportunidade de ser indicado para ser o presidente da Federação Baiana de Futsal e, pelo o que nós estávamos vendo, provavelmente, seria uma candidatura única, mas eu tive que retornar de Salvador para Vitoria da Conquista, então fiquei impossibilitado desse pleito não meu, até porque eu não tinha interesse em ser. Na época, eu estava na Federação Baiana de Futebol, mas existia a vontade de muitos amigos querendo que eu fosse candidato. Isso nos faz notar que o nosso interior é muito forte e nós queremos resgatar aquele ânimo de todos de dirigentes, parceiros, empresas e prefeituras que ajudam e contribuem muito com tudo isso. O papel da imprensa que é um papel importantíssimo, o papel da segurança, como a polícia militar, guardas municipais em todos os locais que vamos participar é uma gama de situações que vêm ajudar e contribuir para que o futsal retorne a ser um futsal forte, até porque o futsal da Bahia, hoje, não está bem aquém dos piores da Brasil. A realização desse trabalho é para isso, para que a gente chegue forte, como estamos no feminino, disputando até as oitavas de final de um Campeonato Brasileiro Feminino, porque temos muitas competições, interesse, apoio etc. Isso porque qualidade técnica nós temos, como temos também no masculino, mas, no masculino, você chega na hora de ir para um Brasileiro, você não pode fazer uma seleção, você tem que convidar uma equipe. Essa equipe convida um, dois, três jogadores e não treina, não tem nada e vai de qualquer jeito. Então, é isso que nós queremos. Nós queremos desenvolver um trabalho para que apareçam pessoas interessadas justamente nisso, em trabalhar melhor o futsal no nosso estado. 

IguaíMix.com - Quais são as principais diferenças existentes em um Campeonato Sudoeste e um Campeonato Baiano de Futsal?

Roberto Ferreira - Um eu cito como exemplo na nossa região, no ano passado. Eu fiz uma competição com vinte e quatro equipes na região Sul e trinta e seis na região Sudoeste, com mais de sessenta equipes. A Federação colocou uma equipe daqui da região sudeste que foi a de Brumado e duas equipes, de Teixeira de Freitas e Eunápolis, na região sul. Nós fazemos uma competição com mais de sessenta equipes e a Federação faz com três equipes. Isso é um absurdo, porque a maneira que a Federação vem fazendo o esporte não é aquela maneira que Tavares deixou anteriormente. Então é muito caro para as pessoas hoje fazerem uma viagem de Iguaí a Paulo Afonso e quase cinco mil reais pra uma equipe pagar. Esse dinheiro a gente está pagando para desenvolver um campeonato todo, de quatro a cinco meses. Essa dificuldade é muito grande. Então, o que a gente gostaria é que fosse regionalizada a competição, cobrando a ajuda do comércio, das empresas, ingressos como nós fazemos aqui no evento do Sudoeste, em que existe um valor que nós cobramos, porque as pessoas falam: “ah, eu pago x”, mas ele paga “x” para disputar uma competição e vai para o município. O município dá café da manhã, almoço, jantar para ele ficar dois dias na cidade, com quinze a dezoito pessoas, e o dinheiro que ele paga, a inscrição, não dá pra pagar um almoço para todo esse pessoal. Então é ilusória a inscrição que se paga. Essa inscrição ilusória, mais a contribuição do município e mais alguns parceiros que vêm, então esse montante dá para fazer a competição, mas, o fato de não termos a ajuda das grandes empresas, com certeza nós vamos ter que aumentar essas taxas. Aí, o que vai acontecer? O número de equipes vai cair  substancialmente e, ao longo do tempo, nós vamos acabar e, por isso que a gente mantém, desde a primeira edição, o mesmo valor e a forma de disputa é a mesma. Quando nós vamos começar o campeonato, não precisa de nada. Todo mundo conhece o regulamento. 

IguaíMix.com - Quais são as dificuldades encontradas por vocês na realização desse evento?

Roberto Ferreira - Principalmente as parcerias, o interesse. Todos os clubes, em todas as cidades, têm atletas que gostariam de estar participando hoje aqui em Iguaí, que viriam para esse zonal, mas não teve condição de ter um carro para se deslocar para a cidade. É um absurdo um poder publico municipal não conseguir um carro pra uma equipe participar. Então, essas são as dificuldades, arrumar um parceiro. Eu costumo dizer que é mais barato fazer um zonal em casa que viajar para disputar um zonal na casa dos outros times. Além de financeiramente ser mais barato, ainda tem o lado da divulgação do seu município, do seu povo. Hoje, aqui em Iguaí, por exemplo, o que nós estamos realizando não é só a bola que está rolando não, tem o pipoqueiro que está ali, tem o dono do bar, tem o pessoal que vendeu o material, temos o pessoal que está lavando as roupas dos jogadores, os militares, os guardas que estão recebendo suas horas extras, têm os funcionários que estão recebendo hora extra. Então é uma serie de situações que acontecem e que também valorizam aqueles que trabalham. Não só quem está jogando, é o momento de lazer da torcida que esta no ginásio. Então, o esporte é isso: mexer com emoções e o pessoal que hoje estaria nos bares, está aqui torcendo por sua equipe. Isso que queremos proporcionar: entretenimento. Nós não queremos aqui que venha trazer problemas. Tanto é que alguns nos questionam porque não damos dinheiro em prêmio. Eu coloco até um prêmio maior, mas dinheiro eu não dou, eu não dou um centavo, porque, na hora que você coloca o dinheiro, você começa a perder as amizades e queremos mais parceiros para colocar mais equipes e fortalecer o futsal.  Hoje, aqui, eu já tive uma grata surpresa: a qualidade técnica demonstrada por Ibicaraí. Então, para a gente, esse surgimento de atletas, que eu vou ver jogar mais algumas vezes, porque, quando for formar a seleção baiana, eu vou indicar para um período de testes, porque são atletas que não têm formação. São atletas muitas vezes de futebol de campo, mas não têm posicionamento de futsal, não conduzem uma bola como um jogador de salão . 

IguaíMix.com - O que é preciso para uma equipe participar de uma competição como essa?

Roberto Ferreira - O interesse também. Nós temos hoje trinta e seis vagas, então nós só colocamos trinta e seis equipes, no máximo. Assim que se iniciam as competições. Qualquer equipe pode se inscrever. Nós estaremos atendendo e colocando na competição. Depois, é só aguardar uma chamada nossa para o arbitral e o sorteio da competição, até a cidade que você quer participar é você quem escolhe, tendo vaga naquela cidade, no momento em que você fez a inscrição, a preferência é sua. Então, e muito fácil de se inscrever . 

IguaíMix.com - Porque o zonal de Iguaí tem um número reduzido de equipes?

Roberto Ferreira - Essa é uma luta minha, porque, para você ter uma idéia, eu tenho todos os zonais fechados com seis equipes. Hoje, eu tenho aguardando, esperando uma oportunidade de alguém desistir para participar, três equipes de fora, que falaram que se acontecer uma vaga em qualquer zonal nós participamos, menos em Iguaí. Eles não questionaram que a equipe daqui é boa, a alimentação, a organização nada, a torcida, mas não quiseram vir para este zonal, porque não gostaram do piso e que a quadra aqui é muito grande, eles não querem vir para aqui de jeito nenhum. Foi a desculpa que eles me deram, mas foi uma desculpa tão fundamentada que nós não pudemos fazer nada. Eles preferiram ficar de fora da competição, mas não quiserem vir para aqui e, hoje, uma dessas equipes esta treinando para, assim que surgir uma vaga, entrar na competição, mas o grande problema é que só tinha vaga aqui. Todos os zonais estão fechados, menos o de Iguaí. Não foi culpa de Iguaí, nem da organização. As equipes é que não quiseram participar, mas nós estamos fazendo aqui com sucesso e, tecnicamente, de forma excepcional. 

IguaíMix.com - Porque que a arbitragem de Iguaí não esta participando desse evento?

Roberto Ferreira - A arbitragem de Iguaí foi convidada. Valci foi convidado, Ivan também, o Nei Miranda está aí, Osmar... Eles alegaram problemas de trabalho. Eles estavam escalados para trabalhar, mas não é culpa deles, eles têm o seu lado pessoal, têm o seu trabalho. São quatro árbitros daqui chamados, tanto é que nós chamamos um rapaz pra trabalhar justamente por isso. 

IguaíMix.com - Em todos os lugares em que acontece o evento é cobrado o ingresso ou só aqui em iguai ?

Roberto Ferreira - Não é Iguaí que está cobrando ingresso não, é a organização que cobra. Tivemos no final da semana passada, em Planalto, o aniversário da cidade. Iríamos cobrar ingresso, mas o prefeito veio e perguntou quantos ingressos tinham, comprou todos e abriu os portões. Mas os ingressos são da organização, não são do município. Somos nós que fazemos a cobrança de ingresso. 

IguaíMix.com - Existe alguma possibilidade de iguai sediar a faze semi final desse evento?

Roberto Ferreira - Para a organização, Iguaí tem totais chances. Já conversei com Beto Moitinho, Secretario de Administração, mas ele não me deu nenhuma resposta até o momento. Com certeza, o primeiro passo de Iguaí é fazer o dever de casa, uma equipe daqui se classificar para a próxima fase, é uma prerrogativa da organização. Como, hoje mesmo, Planalto, mesmo não classificando, o prefeito já se manifestou em levar a semi-final para lá, mas nós não vamos levar, porque não existe motivação se não houver uma equipe local participando da competição. A experiência que nós tivemos aqui com uma dessas etapas o ano passado foi excepcional, não mudamos nada, foi do jeito que nós gostaríamos que Iguaí realizasse, era a mesma do ano passado, todas as obrigações foram cumpridas religiosamente. Agora, a pendência nossa é ter uma equipe classificada aqui e a outra é haver o interesse de Iguaí de trazer a competição. Quanto à organização, temos o maior interesse e agora não existe nenhuma desculpa, pois uma equipe foi classificada.

 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
.
.
.
 Comunidades IguaíMix
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webdesign da Bahia fatos & fotos agenda eventos esportes entrevista turismo religião classificados saúde cinema