IGUAÍMIX.COM
 Iguaí . Bahia
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
  Orkut
  Twitter
.
.
.
  Entrevista
.
 
Entrevista: Wanderley Porto Neto
04 de Maio de 2010, às 16:30
.

Forró dos Matuto – Ibicuí – Bahia

IguaíMix.com – Quando e como começou o Forró dos Matuto?

Wanderley Porto Neto – O Forró dos Matuto surgiu há aproximadamente cinco anos, quando um grupo de amigos resolveu fazer uma lista de convidados para fazer uma festa fechada, passar uma tarde de lazer juntos. Há três anos, três membros decidiram abrir o bloco ao público, que foram João Emílio, Lucas e eu. Nós organizamos, junto com uma excursão de Salvador, Os Federais, e num grupo de 400 pessoas reunidas com mais 60 de Ibicuí nós fizemos o primeiro Forró dos Matuto aberto ao público, com 460 integrantes. No ano passado aderiu ao bloco uma nova excursão, que foi Tia Tutu e a FAP, também de Salvador. Juntando Os Federais, Tia Tutu e a FAP, com esse mesmo grupo de Ibicuí, nós fizemos um evento para aproximadamente 850 pessoas. Este ano, que é o ano do Forró dos Matuto, porque ele está buscando a sua expansão, com uma grande atração de renome nacional, nós temos uma previsão de receber em torno de 5.000 participantes.

IguaíMix.com – Quais as atrações que passaram pelo Forró dos Matuto durante os anos anteriores?

Wanderley Porto Neto - Nos primeiros anos, o Forró dos Matuto foi feito basicamente com bandas locais, eu diria, com artistas locais que, ao som do violão, da sanfona, em que um amigo pegava o violão, a sanfona, ia passando de um para outro. Assim foi acontecendo o Forró dos Matuto por dois anos. Mas já passaram pelo Forró dos Matuto o Kangaya de Jegue, Xote e Raiz, o D. Quixote, Forró de Saracura, de Salvador, dentre outras atrações.

IguaíMix.com – Onde e quando será realizado o Forró dos Matuto este ano e quais serão as atrações?

Wanderley Porto Neto – O Forró dos Matuto será realizado no S.A. Ranch, no dia 25 de junho, na sexta-feira, e terá como atrações Black Style, Sivirina Xique-Xique, Xandão e Carrão dos Play e também uma das maiores características da festa que é o Arrastão Forrozeiro realizado já há cinco anos.

IguaíMix.com – Fale um pouco sobre esse Arrastão Forrozeiro, que é uma característica peculiar do Forró dos Matuto.

Wanderley Porto Neto – O Arrastão Forrozeiro, de fato, é uma característica peculiar do Forró dos Matuto. Com o Arrastão Forrozeiro a gente busca criar essa integração do turista com o povo de Ibicuí. Nós saímos pelas ruas com um mini-trio todo ornamentado, tocando forró legítimo e distribuindo licor. Então, todo mundo é bloco e o bloco é a população. Todos fazem parte do Forró dos Matuto nesse momento.

IguaíMix.com – Como estão os preparativos aqui em Ibicuí para as festas juninas?

Wanderley Porto Neto – Na verdade, Ibicuí é uma cidade que vive o São João. Então, os preparativos aqui nunca param. Eu acho que uma das características da cidade é viver o São João todos os dias do ano. Muita gente fala: depois do carnaval, Ibicuí vive o São João. Eu acho que isso não é verdade. Ibicuí vive o São João o ano todo. Nós nos preparamos para o São João o ano todo.

IguaíMix.com – Por que a festa junina de Ibicuí é considerada uma das melhores do interior do Estado da Bahia?

Wanderley Porto Neto – A grande atração do São João de Ibicuí não são as atrações em si, as grandes contratações, até mesmo porque, pelo porte da cidade, os recursos não permitem isso, comparado com grandes cidades como Itapetinga e Jequié, por exemplo. Eu acredito que a grande atração do São João de Ibicuí é o povo de Ibicuí, a hospitalidade do povo. O turista vem e se encanta e o turista é a própria propaganda viva do São João de Ibicuí, porque um fala para o outro, que fala para outro, e quem vem se encanta e quem não conhece quer vir e conhecer para se encantar também.

IguaíMix.com – Quais são as suas expectativas para o Forró dos Matuto este ano no São João de Ibicuí?

Wanderley Porto Neto – A expectativa é a melhor possível, de fazer uma festa bonita como a gente tem feito em outros os anos. A gente tem se preparado para ampliar o Forró dos Matuto, colocar entre as grandes festas da Bahia também. Quem comparecer ao Forró dos Matuto pode ter certeza que vai contar com uma estrutura de primeira linha e será surpreendido positivamente.
 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
.
.
.
 Comunidades IguaíMix
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webdesign da Bahia fatos & fotos agenda eventos esportes entrevista turismo religião classificados saúde cinema