IGUAÍMIX.COM
 Iguaí . Bahia
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
.
.
.
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
  Orkut
  Twitter
.
  Entrevista
.
 
Entrevista: Márcio de Oliveira Matos
14 de Julho de 2010, às 10:00
.

Coordenador Estadual do MST - Bahia

IguaíMix.com - De quem partiu a iniciativa de realizar uma audiência pública aqui em Iguaí?

Márcio Matos - Essas audiências pública para discutir conflitos de reforma agrária são uma prática do Governo Federal e da Ouvidoria Agrária Nacional, na pessoa do Desembargador Gersino José da Silva Filho, e nós, do Movimento Sem Terra solicitamos ao desembargador, desde o momento que ocorreram aos prisões aqui em Iguaí, que ele pudesse fazer uma audiência pública aqui com o objetivo de debater com as autoridades a questão do programa de Reforma Agrária e esse processo de criminalização dos movimentos sociais que vinha acontecendo aqui na cidade de Iguaí de forma muito acentuada e, por isso, o objetivo da audiência pública: para debater, discutir, mostrar para a sociedade e as autoridades de Iguaí que os trabalhadores que lutam pela Reforma Agrária não estão cometendo nenhum crime contra a sociedade, que a luta do movimento social é legitima e que o poder público tem que respeitar a luta do movimento social, atender as reivindicações,  estabelecer uma relação melhor possível.

IguaíMix.com - Quais foram as principais reivindicações de vocês que foram trazidas para essa audiência?

Márcio Matos - Nós estamos agora, desde a prisão dos companheiros aqui, entrando com um pedido de habeas-corpus no Tribunal de Justiça da Bahia. Nossos advogados estão acompanhando, buscando no prazo mas rápido possível para garantir a liberdade dos nossos companheiros e a nossa reivindicação, aqui na audiência pública, foi que a Ouvidoria Agrária Nacional e que o Incra e o CDA possam agir, no sentido de acelerar o programa de Reforma Agrária aqui na região, vistoriando fazendas que a gente considera que é improdutiva, fazendo o processo discriminatório para constatar se as áreas que estão sendo utilizadas pelos proprietários são públicas. Então, esse foi o debate que nós fizemos aqui, hoje, durante a audiência.

IguaíMix.com -  Quais as principais resoluções que foram decididas aqui, hoje?

Márcio Matos – Hoje, foi importante, no sentido que a Ouvidoria Agrária Nacional vai encaminhar às autoridades as demandas e as reivindicações que nós fizemos. Foi suspensa a reintegração de posse da fazenda durante 30 dias, até o pronunciamento do Governo do Estado. Nós vamos aguardar esse processo e a gente espera que as autoridades possam ter  agilidade para responder às demandas que nós apresentamos aqui, hoje. O superintendente do Incra se comprometeu em vistoriar inúmeras fazendas aqui no município de Iguaí, Nova Canaã e Ibicuí para identificar imóveis improdutivos que possam ser desapropriados para a Reforma Agrária.

IguaíMix.com - Porque o MST resolveu ocupar essas terras aqui em Iguaí?

Márcio Matos - O movimento ocupa em Iguaí e ocupa no estado todo, no país inteiro. O movimento resolveu, porque sabe que aqui em Iguaí tem demanda, tem trabalhador rural que precisa de terra para trabalhar, que aqui em Iguaí tem terra para trabalhar e que tem terra que não esta cumprindo a função social e, por isso, nós fizemos as ocupações.

IguaíMix.com - Como está a situação das famílias que se encontram acampadas nessas fazendas?

Márcio Matos - As famílias estão muito amedrontadas. Na realidade, todo mundo est[a muito apreensivo com essa ofensiva feita pela Polícia Militar, pela Polícia Civil, pelo prefeito municipal aqui também aos trabalhadores. É importante a gente registrar isso, mas nos estamos confiantes, o pessoal está resistindo e vai resistir porque a gente acredita que só através da organização social e da mobilização é que a gente vai conseguir avançar a reforma agrária.

IguaíMix.com - O MST cumprirá com o acordo firmado aqui nessa audiência?

Márcio Matos - Sem dúvida. Quem mais cumpre acordo somos nós. A gente espera que as autoridades cumpram também os acordos que foram assumidos aqui.
 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
.
.
.
 Parceiros IguaíMix
.
.
.
.
 Comunidades IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webdesign da Bahia fatos & fotos agenda eventos esportes entrevista turismo religião classificados saúde cinema