Conheça Iguaí
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
.
.
 
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
 
 
+ Notícias
.
 
imprimir

Audiência pública do IBAMA sobre o Porto Sul será neste sábado
29 de Outubro de 2011, às 07:30

Por Agecom/BA

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realiza neste sábado (29), a partir das 14h, no Centro de Convenções de Ilhéus, audiência pública para a apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do Porto Sul, projeto do Governo da Bahia, com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento, e da iniciativa privada.

A audiência é aberta a todos os segmentos da sociedade organizada, que terão a oportunidade de sanar dúvidas sobre o projeto, e acontece após a realização, pelo governo estadual, de cerca de 40 encontros com moradores de Ilhéus e de cidades da região, para apresentação dos estudos do relatório.

Todas as localidades situadas na área de influência do projeto foram visitadas por equipes do governo baiano que promoveram reuniões com dirigentes de associações de moradores, sindicalistas, profissionais de comunicação, portuários, comerciários, bancários, agricultores familiares e, entre outros, pescadores, marisqueiras.

Transparência

Além da região de Ilhéus, o relatório também foi debatido em encontros realizados em Itacaré, Uruçuca, Coaraci, Itajuipe e Barro Preto e também na Associação dos Municípios do Sul, Sudoeste e Extremo Sul da Bahia (Amurc), com a presença de prefeitos, vereadores, lideranças e pessoas da comunidade.

Cópias do EIA/Rima foram disponibilizadas em prefeituras, câmaras de vereadores, escolas, associações comunitárias e na internet. “Nosso objetivo é dar o máximo de transparência ao processo de implantação do Porto Sul, mostrando para a população todos os pontos do projeto e abrindo espaço para discussões e sugestões”, afirma o assessor da Casa Civil, Eracy Lafuente.

"As reuniões foram fundamentais para que a população das áreas no entorno do porto pudesse tomar conhecimento do projeto e saber a preocupação do Governo da Bahia com a questão ambiental e a inclusão social”, afirma Aldicemiro Ferreira Duarte Luz, o Mirinho, coordenador do Comitê de Entidades Sociais em Defesa de Ilhéus (Coeso).

“A Região sul da Bahia abriga o terceiro maior pólo urbano do estado e vem enfrentando graves problemas econômicos e sociais, decorrentes da crise do cacau. Com esse projeto entrará na rota de um ciclo virtuoso de prosperidade econômica e social, abrindo uma janela de oportunidades para novos investimentos”, disse.

Desenvolvimento

Para o governador Jaques Wagner, “a audiência pública vai esclarecer a população sobre o projeto e mostrar que o Porto Sul é fundamental para o desenvolvimento regional, por que faz parte de um complexo intermodal que inclui a Ferrovia Oeste-Leste e o novo aeroporto de Ilhéus, além do gasoduto da Petrobras e de uma Zona de Processamento de Exportações”.

O governador garante que a ferrovia e o porto não prejudicarão outras atividades como o turismo e o cacau, “ao contrário, elas se complementam”. O Porto Sul será construído em Aritaguá, litoral norte de Ilhéus, com cais off shore, a 2,5 quilômetros da costa. Os investimentos para a realização da obra são de R$ 2,4 bilhões, com a geração de cerca de 200 empregos diretos e indiretos na fase de construção.

 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
 
.
.
 Parceiros IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia