Conheça Iguaí
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
.
.
 
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
 
 
+ Notícias
.
 
imprimir

Bahia avança para alcançar status de território livre da aftosa sem vacinação
04 de Novembro de 2011, às 07:30

Por Secom/BA

A segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, que vai imunizar animais com idade até 24 meses, vai até o próximo dia 30 de novembro e, além de vacinar, os pecuaristas devem fazer a declaração nas agências da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Nos últimos anos, a Bahia vem batendo recordes de vacinação contra a febre aftosa e está há 14 anos sem registrar nenhum caso.

Terça-feira passada (1º), o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, e o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres, fizeram o lançamento simultâneo, nos municípios de Itanhém, Itamaraju e Guaratinga, no extremo sul do estado, da segunda etapa da campanha, considerada um importante passo para a Bahia alcançar o status de livre da febre aftosa sem vacinação. Itamaraju tem o maior rebanho bovino do estado, com 177 mil cabeças, seguido por Itanhém, com 155 mil e Guaratinga, com 147 mil.

A Bahia é detentora do maior rebanho bovino da região Nordeste, com cerca de 11 milhões de cabeças, e tem apresentado, nos últimos anos, estabilidade sanitária referenciada nacionalmente. A redução da faixa etária vacinal nesta etapa de vacinação atende a aproximadamente 265 mil pecuaristas em 409 municípios baianos. No total, cerca de 6,5 milhões de animais adultos deixarão de ser vacinados, representando economia da ordem de cerca de R$ 11 milhões para os pecuaristas baianos.

Nos oito municípios componentes da Zona de Proteção (Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Mansidão, Remanso, Buritirama, Casa Nova, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes), os pecuaristas deverão continuar vacinando todos os animais, jovens e adultos, para manter o rebanho livre da doença, pois fazem divisa com estados caracterizados com status sanitário de médio risco.

Na última campanha, o índice de vacinação alcançou 98,01% do rebanho. O secretário disse que a autorização do Ministério da Agricultura (Mapa) para que, a partir da segunda etapa, a vacinação seja apenas para os animais de até 24 meses “é uma conquista de todos nós, do governo do Estado e dos pecuaristas que com muita responsabilidade fazem seu papel, e é também fruto da importante parceria com o Mapa”.

Evolução do controle contra a aftosa

“O Estado da Bahia, ao longo dos anos, tem demonstrado uma forte vocação agropecuária, refletida nos crescentes indicadores de produtividade, diversificação e comercialização de produtos e serviços gerados no agronegócio, e pelo avanço no processo de agroindustrialização”, destaca o secretário. Ele lembrou que a agropecuária representa 24% do PIB, gera 30% dos empregos no Estado e 42% das exportações.

Entre as ações que contribuíram para o parecer favorável, a Superintendência Federal da Agricultura (SFA) destacou também a adequação da estrutura de atenção veterinária, atualização e qualificação dos servidores, bem como as taxas de cobertura vacinal sempre acima dos 95%, nos últimos cinco anos, alcançadas em etapas semestrais de vacinação. A SFA destacou que a Bahia tem atendido às exigências sanitárias também dos organismos internacionais, apresentando condições técnicas e estruturais para a modificação da estratégia de vacinação.

Com a alteração da estratégia de vacinação contra a febre aftosa, o rebanho da Bahia passa a ter as mesmas condições sanitárias dos rebanhos de estados do sul, sudeste e centro-oeste. “Essa é mais uma conquista decorrente das ações permanentes de vigilância veterinária, dos índices crescentes de vacinação dos animais e da eficiência na fiscalização do trânsito”, pontuou o diretor-geral da Adab.

 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
 
.
.
 Parceiros IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia