Conheça Iguaí
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
.
.
 
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
 
 
+ Notícias
.
 
imprimir

Livros e equipamentos modernos chegam a 100 bibliotecas do interior

19 de Maio de 2012, às 10:00

Por Agecom/BA

Moradores de 100 municípios do interior baiano contam, a partir desta sexta-feira (18), com bibliotecas modernizadas e com um acréscimo de mais 1.300 livros no seu acervo. Kits de modernização das bibliotecas públicas municipais foram distribuídos por meio de uma ação do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon, órgão vinculado à Secretaria de Cultura (Secult).

 

 

O secretário Albino Rubim, que assinou o contrato para distribuição dos kits, disse que a entrega é a continuidade de um projeto. Segundo ele, houve primeiro um programa de implantação, com apoio do Ministério da Cultura, para dotar cada um dos 417 municípios baianos de bibliotecas. “Este novo programa agora complementa o anterior e moderniza as bibliotecas. 100 delas receberão um aporte de 1.300 livros, sendo que metade é de autores baianos”. 

Além dos livros, entre os novos produtos estão estantes de aços, mesas e cadeiras, que representam um investimento de R$5,500 milhões. Os equipamentos possuem tecnologias modernas e contribuem para o estímulo à leitura e o acesso ao livro, além de proporcionar conforto e qualidade para os leitores.

As cidades de Dias D'Ávila, Inhambupe, Crisópolis, Itapicuru e Ribeira do Pombal já receberam seus kits. Cada uma ganhou um lote de livros de diversos gêneros, como literatura infanto-juvenil, história da Bahia, filosofia, psicologia, ciência, cultura e dicionários. As unidades também ganharam tapetes, circulador de ar, pufs, quadros de avisos, estantes de aços, mesas e cadeiras. O prazo de modernização das bibliotecas finaliza no mês de junho, desse ano.

Governo investe no incentivo à leitura

Jusânia de Jesus, coordenadora da biblioteca Almir Albano de Cone Moura, do município de São Felipe, afirma que o Governo do Estado oferece apoio com diversas ações de incentivo à leitura. “Eu busco as aberturas dos editais, para que nosso município seja beneficiado. Já temos, por exemplo, os agentes de leitura e estamos sendo beneficiados pela modernização das bibliotecas. Por meio da leitura, o cidadão vai poder falar melhor e se posicionar na sociedade”. 

O diretor da Fundação Pedro Calmon, professor Ubiratan Castro, disse que o Governo do Estado investe em diversos programas de incentivo à leitura. “Temos o Programa Ponto de Leitura e já premiamos 260 comunidades por esta iniciativa que cria grupos de leitores orientados. Já financiamos e apoiamos 26 bibliotecas comunitárias, implantamos livros em todas as penitenciárias do interior e nosso grande projeto agora é o agente de leitura”.

Castro informa também que já foram selecionados 407 jovens de baixa renda para serem agentes de leitura. “Eles receberão uma bolsa, uma bicicleta, uma farda e vão levar livros para feiras, fazendas, casas de farinha e outros locais onde a leitura não costuma estar presente”.

 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
 
.
.
 Parceiros IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia