Conheça Iguaí
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
.
.
 
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
 
 
+ Notícias
.
 
imprimir

Iguaí realiza mais um desfile cívico

08 de Setembro de 2012, às 17:00

Da Redação                                      

A cidade de Iguaí presenciou ontem (07), mais uma vez, o tradicional desfile cívico que acontece desde 1948, quando a professora Eulina Assunção Novaes levou às ruas uma banda marcial formada apenas por mulheres.

 

Banda Marcial se apresenta desde que saiu às ruas pela primeira vez, há 64 anos atrás

 

A data de sete de setembro, quando se comemora a independência do Brasil, em todo o país, tem uma importância muito grande para a história de Iguaí. Anteriormente, era associada à festa da padroeira da cidade, que acontecia no dia 08. Hoje, a festa profana se mantém com shows de grandes atrações nacionais.

No entanto, o desfile cívico continua sendo o ponto alto de toda a festividade. Atualmente, Três colégios da sede do município (Colégio Estadual Duque de Caxias, Colégio Municipal Arani de Souza e as Escolas Municipalizadas Alice e Ester), além de um do distrito de Iguaibi (Colégio Municipal Duque de Caxias) desfilam pelas principais ruas e praças da cidade atraindo uma verdadeira multidão que vem, inclusive, de outras cidades da região para prestigiar o evento.

 

O desfile cívico continua sendo o ponto alto de toda a festividade

 

Não podemos falar do desfile cívico de Iguaí sem falar da Banda Marcial, que se apresenta desde que saiu às ruas pela primeira vez, há 64 anos atrás. Também participaram do evento fanfarras de outras cidades, num verdadeiro encontro que reuniu bandas e fanfarras da região.

O desfile cívico deste ano homenageou os 60 anos de emancipação política do município que acontece este ano. Iguaí foi emancipado de Poções no dia 12 de dezembro de 1952. Os colégios falaram sobre a educação, cultura, esporte, saúde, economia, projetos sociais etc. nos últimos sessenta anos em Iguaí. Além da Professora Eulina Assunção Novaes, pioneira na realização do desfile cívico, foram homenageados também a Professora Arani de Souza e o escritor e educador Professor Mestre José Carlos Assunção Novaes (Cacau), representando os educadores e artistas de todos os tempos em Iguaí.

 

O desfile cívico deste ano homenageou os 60 anos de emancipação política do município

 

Infelizmente, militantes de um determinado grupo político tentaram tirar o brilho do desfile, mas não conseguiram nada a não ser a indignação da população que não gostou nem um pouco da falta de senso e capacidade de separar os fatos. A manifestação política é importante e faz parte da democracia, mas não podemos tumultuar um evento tão importante para a história do município.

 

Veja fotos em EVENTOS

 
 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
 
.
.
 Parceiros IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia