A banalização da política e mercantilização do voto em Iguaí

9/set/2012 . 21:01


Por José Ronaldo S. Santos

O debate em torno da questão política eleitoral atual vem movendo os quatro cantos do país, em uma briga desenfreada dos partidos políticos e coligações na disputa para ver quem elege o maior número de vereadores e prefeitos. Estamos em uma fase onde a falta de projetos políticos, que de fato interessem a população, são cada vez mais escassos e frágeis.

Em Iguaí, esta marca perversa da política sem princípios e baseada na mutreta e na compra desacerbada do voto e das consciências do eleitorado, são muito evidentes. Vivenciamos em nossa cidade uma verdadeira disputa do QUEM DÁ MAIS para a obtenção dos apoios e das “lideranças políticas” que descaradamente vendem o destino do município a troco de migalhas e pequenas quantias em dinheiro.

Sem dúvida é um momento que nos remete a muita reflexão: precisamos ver nos candidatos a prefeito, principalmente, qual é o seu projeto político e não a quantidade de dinheiro que eles vão gastar na compra de votos. IGUAÍ precisa de homens políticos sérios e que entendam a coisa pública como um compromisso ético e moral.

É hora de por na mesa as propostas políticas e fazermos escolhas daquelas que melhor representa a sociedade carente de IGUAÍ. Um município cheio de contradições, onde de um lado temos uma burguesia agrária cheia da grana e pronta para continuar dominando o município e de outro temos o grande contingente da população, mais de 80% que depende da bolsa família, ou são assalariados, agricultores, sem terras que estão a mercê de tudo isso. Eu prefiro acreditar sempre na força do povo e que sempre é possível fazer mudança.

1 comentário

#1sam30 de setembro de 2012, 22:04

enquanto vivermos na truculencia do balulho do fugetório para atrapalha a política e escercermos de cobrar dos candidos proportas sérias que beneficiem o povo viveremos na mesma. cadê o debate?

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

João Ubaldo Ribeiro nunca vai morrer, mas morreu o dragão

João Ubaldo Ribeiro nunca vai morrer, mas morreu o dragão(0)

No final da premiada obra de João Ubaldo Ribeiro, o sargento Getúlio Santos Bezerra, vendo a “força” que vem chegando, como a “morte deslizando pelo rio”, decide, como em todo o romance, encarar o desafio que lhe foi incumbido. Prestes a ser alvejado, num insano tiroteio entre ele e um pelotão, ele diz: “eu vou

Sobre Zúñiga, Neymar e “macacos”

Sobre Zúñiga, Neymar e “macacos”(0)

Os xingamentos ao colombiano que tirou da Copa a estrela da seleção revelam o Brasil em que a abolição da escravatura jamais foi completada O zagueiro Juan Camilo Zúñiga entrou bruto com o joelho nas costas de Neymar. Era um jogo duro e a seleção brasileira também já tinha protagonizado entradas fortes sobre membros adversários.

Maria Quitéria: heroína baiana

Maria Quitéria: heroína baiana(0)

Logo após a proclamação da Independência do Brasil, o Conselho Interino de Governo, sediado em Cachoeira na Bahia, conclamou os baianos do Recôncavo a se alistarem para luta da independência do Brasil. O escritor Brenno Ferraz (1923) que descreve a guerra da Independência da Bahia informa que Maria Quitéria solicitou o consentimento ao pai, Gonçalo

A Guerra da Bahia: um panorama

A Guerra da Bahia: um panorama(0)

A Independência do Brasil guardou para a Bahia episódios bastante intensos. Nesta então província, portugueses e brasileiros, em lados opostos, pegaram em armas para definir o futuro da porção americana do Reino Unido português. Esta guerra durou cerca de um ano e alguns dias, entre 25 de junho de 1822 e 2 de julho de

O homem e o meio ambiente

O homem e o meio ambiente(0)

Não há como falar em meio ambiente sem discutir a questão da sustentabilidade, pressupondo que sustentabilidade está intrinsecamente relacionada ao meio, às pessoas, às relações, usos, necessidades, sistemas produtivos. Portanto, sustentabilidade envolve todos os atos e relações do homem em sociedade e de sua interação com o meio em que vive. Os eventos que vêm se apresentando atualmente,

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia