Entrevista Valmir Assunção – Deputado Federal (PT-BA)

3/abr/2013 . 20:43


O Deputado Federal Valmir Assunção (PT-BA) falou sobre o assassinato do líder do MST de Iguaí, Fábio dos Santos Silva, durante o velório realizado na região do Ribeirão das Flores no interior do município.

Deputado Valmir Assunção (à direita) carrega o caixão com o corpo de Fábio dos Santos Silva(Foto: Iguaí Mix)

Deputado Valmir Assunção (à direita) carrega o caixão
com o corpo de Fábio dos Santos Silva (Foto: Iguaí Mix)

iguaimix – Como o senhor vê um acontecimento como esse ocorrido aqui em Iguaí, ao ser assassinado um líder do MST, Fábio dos Santos Silva?

Valmir Assunção - É com tristeza, pois temos dez anos do governo do PT, em nível nacional, seis anos do governo Wagner, em nível de estado, que são governos que sempre defenderam a bandeira da reforma agrária e, mesmo depois de todo esse tempo, ainda tem fazendeiros que têm a ousadia e a coragem de assassinar um líder do Sem-Terra, como Fábio foi assassinado, e isso porque ele vinha lutando pela reforma agrária ao longo desses anos. Ficou 92 dias presos em Iguaí, estive visitando ele, naquele período, na cadeia, e agora é executado, na vista da mulher, da criança, e a única coisa que ele sempre fez na vida foi lutar para que as pessoas tivessem seus direitos respeitados na nossa sociedade, a luta pela reforma agrária, e isso ele sempre foi: um apaixonado pelo Movimento Sem Terra e defendia o MST em todos os lugares.

iguaimix – Que providências estão sendo tomadas sobre esse assassinato?

Valmir AssunçãoNós entramos em contato com o Governo do Estado para colocar um delegado especial para cuidar do caso, porque uma das preocupações que eu tenho é que pode haver policiais militares ou policiais civis envolvidos nessa história. Aí, para evitar isso, acredito que a decisão do Governo do Estado de mandar um delegado especial para cuidar do caso, eu acho que é importante. E que a gente possa o mais rápido possível pegar os responsáveis pelo assassinato e também quem mandou. Lógico que isso é um crime de mando, em pleno século XXI, acontecendo aqui em Iguaí.

iguaimix – E a justiça será feita?

Valmir AssunçãoO sonho de Fábio é que a gente pudesse fazer justiça, fazendo a reforma agrária. Esse era o sonho dele, mas acredito que nós precisamos fazer justiça condenando os responsáveis pelo assassinato e aqueles que mandaram, sem dúvida nenhuma.

iguaimix – O que irá acontecer a partir de agora?

Valmir AssunçãoVamos continuar lutando pela reforma agrária, pelo sonho dele, que é uma convicção de todos nós, a luta pela reforma agrária. No dia 08, nós temos uma marcha para Salvador e essa vontade de justiça dos familiares de Fábio nós vamos colocar na pauta, junto ao governo do estado, junto ao governo federal porque são coisas inaceitáveis. Todo mundo morre um dia, agora ninguém pode aceitar que um cidadão que sempre lutou pela vida fosse assassinado, executado de uma forma tão cruel como fizeram com Fábio.

iguaimix – Que mensagem o senhor deixaria para aqueles que acreditaram no sonho de Fábio?

Valmir AssunçãoNenhum outro membro, em nível de Bahia, em nível nacional, num momento como esse, não deixa de reafirmar a convicção de continuar lutando, defendendo e nós vamos fazer isso. Nós não teremos sossego em dois momentos: enquanto os responsáveis não forem para a cadeia e enquanto nós não fizermos a reforma agrária, que era um sonho dele.

 

Por José Carlos Assunção Novaes

Veja mais…

11 comentários

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Pitty lança disco que reflete período difícil e ‘experiência de quase morte’

Pitty lança disco que reflete período difícil e ‘experiência de quase morte’(0)

Ela fala de som pesado e diz ‘valorizar saúde’ após internação em 2013. Cantora exalta Valesca Popozuda e comenta ação trabalhista de ex-colega. Em 2013, Pitty passou por uma “experiência de quase-morte”, ela conta ao G1. “Sabe aquela coisa que os mais velhos falam, ‘quem tem saúde tem tudo’?  Ano passado aprendi o verdadeiro significado dessa frase”, diz.

Entrevista: Ed Wilson Santos

Entrevista: Ed Wilson Santos(54)

Ed Wilson Santos, fala sobre o fim da Quadrilha No Lume da Fogueira de Iguaí e lamenta a não participação, este ano, nos festivais no estado da Bahia. Fala dos prêmios que ganhou e da falta de apoio para a continuidade do trabalho. Iguaí Mix – Por que a Quadrilha No Lume da Fogueira não

Brasileiro com história na Bélgica, Richard Danilo fala sobre a seleção ‘promessa’ da copa

Brasileiro com história na Bélgica, Richard Danilo fala sobre a seleção ‘promessa’ da copa(0)

Filho do ex-jogador Wamberto, que fez carreira de sucesso no Ajax da Holanda entre 1998 a 2004, o meia-atacante Richard Danilo iniciou sua carreira nas divisões de base do clube holandês e recebeu convite para defender a seleção belga nas categorias inferiores, atuando com os atletas que destacam os Diabos Vermelhos na Copa do Mundo

Entrevista: Emília Silveira, diretora de Setenta, fala sobre cinema, ditadura e História do Brasil

Entrevista: Emília Silveira, diretora de Setenta, fala sobre cinema, ditadura e História do Brasil(0)

O documentário Setenta resgata histórias pessoais durante a ditadura militar Chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 29 de maio, o documentário nacional Setenta. O título se refere ao grupo de setenta jovens brasileiros que se tornaram presos políticos em 1970 por causa do sequestro do embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher, e foram enviados ao Chile após

O inferno astral de Zurita: Essa é a vida do ex-presidente da Nestlé que tem até fazenda em Iguaí

O inferno astral de Zurita: Essa é a vida do ex-presidente da Nestlé que tem até fazenda em Iguaí(0)

Ao longo dos últimos 15 anos, Ivan Fábio Zurita circulou com desenvoltura pela cena empresarial e artística brasileira. Como executivo, ele dirigiu a subsidiária brasileira da Nestlé de 2001 a 2012. Foi um tempo de vento a favor e de realizações em seu currículo de profissional bem-sucedido, pois nesse período a fabricante suíça de chocolates

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia