Entrevista: Francisco Benjamin

21/set/2013 . 12:27


Francisco Benjamin, Gerente de Programas do Senar/BA, fala sobre o Simpósio FEM Leite realizado em Nova Canaã e as mudanças ocorridas na região depois dos cursos oferecidos pela entidade.

 

Francisco Benjamin (Foto: Iguai Mix)

Francisco Benjamin (Foto: Iguai Mix)

Iguaí Mix – Qual o objetivo da realização de um simpósio como este, aqui em Nova Canaã?

Francisco Benjamin – Na verdade, esse simpósio foi uma iniciativa do Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Canaã, na pessoa de Dr. Orrico, onde estamos concluindo um trabalho de dois anos com quarenta produtores do município. Esse simpósio, vamos dizer assim, é a coroação desse trabalho que foi realizado nesses dois anos de mudança de uma realidade dentro da rede desses produtores que trabalharam com a gente.

Iguaí Mix – Como é que tem sido esse trabalho desenvolvido pelo SENAR aqui em Nova Canaã, em Iguaí, em Ibicuí, nos municípios da nossa região?

Francisco Benjamin – Hoje, nós estamos aqui presentes na microrregião, nós estamos nos municípios de Iguaí, Ibicuí, Nova Canaã, Itapetinga, Itororó e por aí vai. A gente trabalha a transferência do conhecimento, através de aulas, cursos práticos e assistência técnica ao produtor direto.

Iguaí Mix – Depois da implementação desses cursos, tem melhorada a produção aqui da região?

Francisco Benjamin – Isso é sensível, a mudança em volume de produção, em matéria, também, de produtividade. Os produtores estão aí, acho que eles podem ser questionados e podem dizer realmente o que foi para a vida dele, como produtor, a realização de um FEM como esse. Para nós, entidade do SENAR, fica a realização do dever cumprido, onde a gente tem como obrigação transferir, trazer pessoas de conhecimento alto, do nível de elevação da produtividade, da produção leiteira do município. Eu acho que isso foi feito e foi feito a contento e os resultados você pode perguntar aos laticínios, aos produtores e até ao presidente do sindicato que vai te dizer para que a gente não fique puxando a sardinha para dizer que o SENAR está fazendo isso ou aquilo. Então é importante que você ouça os produtores e escutem diretamente daqueles que foram beneficiados diretamente pelo programa.

Iguaí Mix – Qual o recado que você daria para aqueles produtores que ainda não participam do programa?

Francisco Benjamin – O SENAR é uma entidade que é o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, é uma entidade que é do produtor, existe para o produtor na área de formação, capacitação e assistência técnica. Ela é uma entidade que trabalha com o produtor que quer ser trabalhado e a primeira opção é o produtor procurar o Sindicato Rural dos Produtores de sua cidade e se informar como é que a gente monta, porque o trabalho todo do SENAR é feito com um grupo de produtores visitando individualmente a fazenda de cada um deles.

 

Por José Carlos Assunção Novaes

Veja mais…

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Pitty lança disco que reflete período difícil e ‘experiência de quase morte’

Pitty lança disco que reflete período difícil e ‘experiência de quase morte’(0)

Ela fala de som pesado e diz ‘valorizar saúde’ após internação em 2013. Cantora exalta Valesca Popozuda e comenta ação trabalhista de ex-colega. Em 2013, Pitty passou por uma “experiência de quase-morte”, ela conta ao G1. “Sabe aquela coisa que os mais velhos falam, ‘quem tem saúde tem tudo’?  Ano passado aprendi o verdadeiro significado dessa frase”, diz.

Entrevista: Ed Wilson Santos

Entrevista: Ed Wilson Santos(54)

Ed Wilson Santos, fala sobre o fim da Quadrilha No Lume da Fogueira de Iguaí e lamenta a não participação, este ano, nos festivais no estado da Bahia. Fala dos prêmios que ganhou e da falta de apoio para a continuidade do trabalho. Iguaí Mix – Por que a Quadrilha No Lume da Fogueira não

Brasileiro com história na Bélgica, Richard Danilo fala sobre a seleção ‘promessa’ da copa

Brasileiro com história na Bélgica, Richard Danilo fala sobre a seleção ‘promessa’ da copa(0)

Filho do ex-jogador Wamberto, que fez carreira de sucesso no Ajax da Holanda entre 1998 a 2004, o meia-atacante Richard Danilo iniciou sua carreira nas divisões de base do clube holandês e recebeu convite para defender a seleção belga nas categorias inferiores, atuando com os atletas que destacam os Diabos Vermelhos na Copa do Mundo

Entrevista: Emília Silveira, diretora de Setenta, fala sobre cinema, ditadura e História do Brasil

Entrevista: Emília Silveira, diretora de Setenta, fala sobre cinema, ditadura e História do Brasil(0)

O documentário Setenta resgata histórias pessoais durante a ditadura militar Chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 29 de maio, o documentário nacional Setenta. O título se refere ao grupo de setenta jovens brasileiros que se tornaram presos políticos em 1970 por causa do sequestro do embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher, e foram enviados ao Chile após

O inferno astral de Zurita: Essa é a vida do ex-presidente da Nestlé que tem até fazenda em Iguaí

O inferno astral de Zurita: Essa é a vida do ex-presidente da Nestlé que tem até fazenda em Iguaí(0)

Ao longo dos últimos 15 anos, Ivan Fábio Zurita circulou com desenvoltura pela cena empresarial e artística brasileira. Como executivo, ele dirigiu a subsidiária brasileira da Nestlé de 2001 a 2012. Foi um tempo de vento a favor e de realizações em seu currículo de profissional bem-sucedido, pois nesse período a fabricante suíça de chocolates

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia