Bahia é o estado com maior incidência de doença falciforme

25/nov/2013 . 11:14


A cada 650 crianças nascidas vivas na Bahia, uma tem a doença falciforme, o que representa 65 crianças por ano.

Saude

O estado tem o maior número de casos de pessoas com a patologia no País.

A doença falciforme (conhecida como anemia falciforme) é resultado de uma modificação genética que, no lugar de produzir hemoglobina A nos glóbulos vermelhos, produz hemoglobina S, que não oxigena o corpo de forma satisfatória. O problema pode causar fortes dores ósseas e abdominais e derrames cerebrais, com lesões graves e definitivas.

Apesar dos índices, ela é desconhecida por boa parte das pessoas. Bastou uma rápida enquete com soteropolitanos de diferentes idades e classe social pelas ruas de Salvador para constatar o nível de desinformação.

A reportagem de A TARDE entrevistou 30 pessoas na estação da Lapa, passarela que dá acesso ao shopping Iguatemi e na praça do Campo Grande. Nenhuma delas conhecia ou soube explicar o que era a doença.

Foi o caso de Kalayane Santos, 28 anos. Grávida de 7 meses, e mesmo fazendo acompanhamento pré-natal na rede básica de saúde, ela disse nunca ter ouvido falar sobre a enfermidade.

Não sabia que se trata de uma doença genética e hereditária, predominante em pessoas, como ela, negras. “Estou surpresa. Nunca ouvi falar sobre essa doença”.

Atendimento

A técnica em nutrição Luara Ribeiro, 22 anos, descobriu que tinha doença falciforme aos 4 anos. Desde então, toma remédios frequentemente para controlar as dores e inchaços nos braços e pernas. “Sinto dores insuportáveis  e volta e meia fico internada. A doença falciforme é muito cruel”, conta.

Apesar das dificuldades, Luara reconhece que algumas coisas melhoraram nos últimos anos. “Hoje em dia, é mais fácil encontrar médicos que conhecem a doença até mesmo na rede pública”. Não ficamos tão perdidos”, diz.

De acordo com  a coordenadora do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme da Secretaria Municipal de Saúde (SMS),  Maria Cândida Queiroz,  atualmente, existe uma rede de atenção às pessoas com doença falciforme em Salvador. Há dez unidades básicas distribuídas em dez distritos sanitários da cidade.

“Cada uma dessas unidades conta com uma equipe multiprofissional preparada para cuidar e tratar das pessoas com doença falciforme e garantir o acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento, além de desenvolver ações educativas para familiares”.

Nesses postos de saúde, são realizados diversos exames para que o paciente seja encaminhado para um centro de referência especializado, que pode ser na Apae, no Hemoba ou Hospital das Clínicas. Os medicamentos necessários também estão disponíveis nas unidades básicas de referência.

O Hospital das Clínicas, vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), oferece desde tratamentos clínicos até cirúrgicos.

Além disso, até o início de 2014, serão inaugurados dois ambulatórios especializados em doença falciforme: um na Carlos Gomes e outro no Vale das Pedrinhas.

Municípios

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Atenção Integral das Pessoas com Doença Falciforme, Antônio Purificação, a meta é criar um serviço de referência em cada uma das 28 microrregiões de saúde do Estado.

Os serviços já foram implantados nas cidades de Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Barreiras, Guanambi, Lauro de Freitas, além de Salvador.

“Em Santo Antônio de Jesus, Juazeiro e Alagoinhas, atendimentos são realizados, mas ainda estamos implantando o serviço. Isso deverá ocorrer até o final de 2014″, afirma Purificação.

 

Por A Tarde

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

SecultBA leva grupos baianos para festival de música em Nova Orleans

SecultBA leva grupos baianos para festival de música em Nova Orleans(0)

BaianaSystem, Os Negões e Ginga Mundo farão parte da grade do festival americano, que vai de 25 de abril a 04 de maio A parceria da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) com o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores levará, novamente, o estado para mais uma edição do New Orleans Jazz

Policiais civis decidem parar atividades por 48h em maio

Policiais civis decidem parar atividades por 48h em maio(0)

Policiais civis da Bahia decidiram paralisar as atividades por 48h nos dias 6 e 7 de maio. A decisão aconteceu em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, 23, pelo Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc) na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB), no Dois de Julho. A categoria reivindica celeridade na

Mototaxisista comandava disque-drogas em frente a igreja em Bom Jesus da Lapa

Mototaxisista comandava disque-drogas em frente a igreja em Bom Jesus da Lapa(0)

A Polícia Civil prendeu na terça (22) o fotógrafo e mototaxista José Laércio Alves de Souza, o Lau, acusado de operar um serviço disque-drogas em Bom Jesus da Lapa. Lau caiu após a prisão do traficante Uilian Pereira de Souza. O mototaxista foi preso em casa, onde a polícia apreendeu porções de cocaína e maconha,

TV Sudoeste lança sinal HD na próxima semana

TV Sudoeste lança sinal HD na próxima semana(0)

Um coquetel na noite da próxima terça-feira (29) marcará os 24 anos da TV Sudoeste e oficializará o sinal digital em Vitória da Conquista, Jequié Itapetinga, Jaguaquara, Guanambi, Brumado e Caetité. O evento que será realizado na Arena Miraflores, contará com a apresentação da banda “all You need is love” o melhor cover dos Beatles

Planalto: 4º torneio intermunicipal de sinuca será um dos maiores do estado bahia

Planalto: 4º torneio intermunicipal de sinuca será um dos maiores do estado bahia(0)

O município de Planalto, no sudoeste do estado, será palco para um dos maiores torneios de sinuca da Bahia. Em sua 4º edição, o Intermunicipal de Sinuca de Planalto acontece dia 1º de Junho no Ginásio de Esporte Luís Eduardo Magalhães, onde profissionais de aproximadamente 40 cidades dos estados da Bahia, Pernambuco, Ceará e Rondônia

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo somai

my baby - viviane otica vitoria


Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia