Bahia é o estado com maior incidência de doença falciforme

25/nov/2013 . 11:14


A cada 650 crianças nascidas vivas na Bahia, uma tem a doença falciforme, o que representa 65 crianças por ano.

Saude

O estado tem o maior número de casos de pessoas com a patologia no País.

A doença falciforme (conhecida como anemia falciforme) é resultado de uma modificação genética que, no lugar de produzir hemoglobina A nos glóbulos vermelhos, produz hemoglobina S, que não oxigena o corpo de forma satisfatória. O problema pode causar fortes dores ósseas e abdominais e derrames cerebrais, com lesões graves e definitivas.

Apesar dos índices, ela é desconhecida por boa parte das pessoas. Bastou uma rápida enquete com soteropolitanos de diferentes idades e classe social pelas ruas de Salvador para constatar o nível de desinformação.

A reportagem de A TARDE entrevistou 30 pessoas na estação da Lapa, passarela que dá acesso ao shopping Iguatemi e na praça do Campo Grande. Nenhuma delas conhecia ou soube explicar o que era a doença.

Foi o caso de Kalayane Santos, 28 anos. Grávida de 7 meses, e mesmo fazendo acompanhamento pré-natal na rede básica de saúde, ela disse nunca ter ouvido falar sobre a enfermidade.

Não sabia que se trata de uma doença genética e hereditária, predominante em pessoas, como ela, negras. “Estou surpresa. Nunca ouvi falar sobre essa doença”.

Atendimento

A técnica em nutrição Luara Ribeiro, 22 anos, descobriu que tinha doença falciforme aos 4 anos. Desde então, toma remédios frequentemente para controlar as dores e inchaços nos braços e pernas. “Sinto dores insuportáveis  e volta e meia fico internada. A doença falciforme é muito cruel”, conta.

Apesar das dificuldades, Luara reconhece que algumas coisas melhoraram nos últimos anos. “Hoje em dia, é mais fácil encontrar médicos que conhecem a doença até mesmo na rede pública”. Não ficamos tão perdidos”, diz.

De acordo com  a coordenadora do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme da Secretaria Municipal de Saúde (SMS),  Maria Cândida Queiroz,  atualmente, existe uma rede de atenção às pessoas com doença falciforme em Salvador. Há dez unidades básicas distribuídas em dez distritos sanitários da cidade.

“Cada uma dessas unidades conta com uma equipe multiprofissional preparada para cuidar e tratar das pessoas com doença falciforme e garantir o acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento, além de desenvolver ações educativas para familiares”.

Nesses postos de saúde, são realizados diversos exames para que o paciente seja encaminhado para um centro de referência especializado, que pode ser na Apae, no Hemoba ou Hospital das Clínicas. Os medicamentos necessários também estão disponíveis nas unidades básicas de referência.

O Hospital das Clínicas, vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), oferece desde tratamentos clínicos até cirúrgicos.

Além disso, até o início de 2014, serão inaugurados dois ambulatórios especializados em doença falciforme: um na Carlos Gomes e outro no Vale das Pedrinhas.

Municípios

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Atenção Integral das Pessoas com Doença Falciforme, Antônio Purificação, a meta é criar um serviço de referência em cada uma das 28 microrregiões de saúde do Estado.

Os serviços já foram implantados nas cidades de Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Barreiras, Guanambi, Lauro de Freitas, além de Salvador.

“Em Santo Antônio de Jesus, Juazeiro e Alagoinhas, atendimentos são realizados, mas ainda estamos implantando o serviço. Isso deverá ocorrer até o final de 2014″, afirma Purificação.

 

Por A Tarde

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Morre o escritor Ariano Suassuna

Morre o escritor Ariano Suassuna(0)

O escritor Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira. A informação é do Real Hospital Português, de Recife, onde o escritor estava internado desde a noite de segunda-feira. De acordo com a nota de falecimento, Suassuna teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana.  A morte de Ariano Suassuna, aos 87 anos, no Recife, priva a sociedade brasileira de um personagem ao

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%(0)

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22) mostra Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 38% das intenções de voto para presidente da República. Em seguida, aparecem o senador Aécio Neves (PSDB), com 22%, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 8%. No levantamento anterior realizado pelo instituto, em junho, Dilma aparecia com 39%, Aécio com 21% e

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014(0)

A modelo Anne Lima, de 20 anos, representante da cidade de Caetité, a 648 km de Salvador, foi eleita Miss Bahia 2014. Ela foi escolhida entre 28 candidatas, em concurso que aconteceu sábado, 19, na capital baiana. Além de receber a coroa e de poder rerpresentar o estado na competição nacional, o Miss Brasil, Anne

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência(0)

Debate, que reúne Paula Miraglia, Jailson de Souza e Silva e Rene Uren, aborda o desenvolvimento urbano e a promoção da segurança Tradição na Flip, a mesa Zé Kleber neste ano discutirá o papel do urbanismo na construção de uma cidade mais democrática, acessível e menos desigual. O debate acontece na quinta-feira (31/7), às 9h30,

Flip anuncia a programação FlipMais

Flip anuncia a programação FlipMais(0)

Encontros acontecem na Casa da Cultura em mesas sobre políticas públicas, literatura, cinema e Millôr Fernandes, homenageado da Flip 2014 A cada ano, o burburinho literário da Flip extravasa a moldura da tenda e corre em diversos afluentes pelas ruas de pedra da cidade que a acolhe. Em mais uma edição, é nas atividades da

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia