Entrevista: Paulinho Tôa Tôa

10/dez/2013 . 8:00


A Costa do Descobrimento foi escolhida por duas seleções como centro de treinamentos para a Copa do Mundo 2014. A Suíça, escolheu Porto Seguro como sede e a Alemanha, o distrito de Santo André,  a 40 Km do centro de Porto Seguro. A região venceu a disputa com duas cidades do interior paulista, Itú, que contava receber a seleção Alemã e Guarujá, que já dava como certa a presença da Suíça. O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Seguro, Paulinho Tôa Tôa, que desde 2010, ao lado de Patrícia Martins, diretora do Convention Bureal, foram os grandes idealizadores e fomentadores do projeto. Em entrevista, Paulinho falou das dificuldades enfrentadas nesses 3 anos e o que precisa ser feito daqui para frente pelo poder público e iniciativa privada. 

Paulinho Tôa Tôa (Foto: Namidia Comunicação)

Paulinho Tôa Tôa (Foto: Namidia Comunicação)

- Queria que você comentasse pra nós quais são as seleções e a expectativa pra vinda dessas seleções.

Paulo – Acho que não teria notícia melhor pra Porto Seguro, anunciada pelo secretário de estado, Domingos Leoneli, a vinda das seleções da Alemanha e a Suíça. Só temos que agradecer a todos que direta ou indiretamente participaram desta luta que já vem há mais de três anos, a comissão da copa trabalhando em cima, com o apoio hoje do Executivo, da prefeita Claudia Oliveira, apoio de todos, o sonho passa a ser realidade. Não podemos deixar de agradecer ao governo do Estado que também está dando total apoio.

- A gente sabe que você junto com a Patrícia Martins do Convention Bureau, começaram este projeto em 2010 quando ninguém acreditava que seria possível . Queria que você falasse das dificuldades que foi de lá pra cá e o que passou na sua cabeça no momento em que foram confirmadas as duas seleções para porto seguro.

Paulo – Temos que agradecer o empenho de Patrícia, ela que é a coordenadora da comissão da copa. Foi uma grande baluarte, de fato ela se esforçou muito. Foi com muita dificuldade, lá atrás muitas pessoas achavam que isso era um sonho, uma utopia, mas não só a Patrícia mas alguns empresários, entre eles o próprio Luigi do La Torre se esforçaram muito para que isso se tornasse uma realidade, entre outras pessoas, enfim a comissão da copa. É com muita alegria, ver estes três anos de trabalho e a gente ver isso se tornar uma realidade, então pra Porto Seguro, aquele sonho que enxergávamos lá trás conversando com a comissão da copa, o que isso iria representar, acho que hoje não é novidade. Vai ser uma injeção de mais de 50 milhoes de reais no mercado de porto seguro, então isso tem uma representatividade muito forte e não é só uma questão de ter as seleções aqui , mas o que vem junto com elas, que é a questão do próprio turismo, do investimento, já que trará muitos investidores para nossa cidade, então a gente fica muito feliz, acredito que 2014 será um ano muito importante para Porto Seguro. Acredito muito no pós copa, a renovação, a qualificação com turismo diferenciado com qualidade e um turismo internacional frequentando porto seguro.

- Câmara municipal, prefeitura, governos federal e estadual, o que tem que ser feito pelo poder publico para melhorar e se preparar para a chegada destas duas seleções e este entorno que são cerca de 1500 pessoas entre famílias e jornalistas que vem acompanhando as seleções.

Paulo – Acho que agora chegou a hora de fazermos a lição de casa. É a questão do aeroporto, fiscalizar, cobrar um atendimento melhor  no aeroporto, sabemos das deficiências e não é o momento de esconder isso, então começa por lá que é o portão de entrada, a questão dos acessos , o planejamento de segurança, mas isso já parte pro governo do Estado mas acredito que cabe a nós, não só como vereador ou Executivo estar fiscalizando e cobrando para que de fato a gente possa ter uma infraestrutura melhor  para que o turista chegue, o turista internacional é um pouco diferente do brasileiro. Não que ele seja diferente por ser estrangeiro mas sabemos como funciona a questão da infra estrutura então a gente sabe o que devemos cobrar: acessibilidade, segurança, estádio e o aeroporto. Isso é o que nós temos que preparar.

- Iniciativa privada: Qualificação de mão de obra, você que veio da iniciativa privada, o que tem que ser feito para melhorar este tipo de atendimento?

Paulo – Sabemos que terá a procura por estes leitos, que vem não só os jornalistas, mas também torcedores, sabemos que a Alemanha é uma das seleções que mais leva os torcedores  junto, a suíça também traz , então acho que o empresariado tem que fazer a lição de casa principalmente qualificar a mão de obra. Contratar pessoas bilíngues, que falem pelo menos inglês para estar atendendo estas pessoas e credito que estes turistas vindo vai despertar com que os funcionários e empresários se qualifiquem mais e que possa estar cada vez mais se preparando para atender este turista internacional que não tenho dúvida, que pós copa eles vão continuar vindo para porto seguro porque são poucas cidades quando falamos de litoral no brasil que tem a mata atlântica, aldeia indígena , que carrega a historia do nosso país que a terra mãe do brasil, que é porto seguro, eu não tenho duvida que estaremos com um turismo internacional dentro da nossa cidade pós copa e é muito importante fazer essa lição de casa , que é a questão da infra estrutura que é já temos alguns hotéis mas principalmente na qualificação de mão de obra . Não existe indústria melhor que o turismo porque ele é prestação de serviço e isso é ser humano, é gente. Então ele nunca vai deixar de gerar emprego. Precisa se qualificar para cada vez mais trazer turista de qualidade para nossa cidade.

 

Por Namidia Comunicação

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Segundo jornal, Adriano estaria negociando com clube da Série D da Itália

Segundo jornal, Adriano estaria negociando com clube da Série D da Itália(1)

O Terracina, time amador do país, estaria tentando levar o Imperador, que está longe de seu auge, para jogar na cidade em um projeto ambicioso Adriano foi um dos maiores jogadores da Internazionale nos últimos anos. Os seus gols e títulos renderam o apelido de “Imperador”, mostrando a importância que teve no país. E, segundo

Em busca de cinturão, Minotouro vê luta de “vai ou racha” com Johnson

Em busca de cinturão, Minotouro vê luta de “vai ou racha” com Johnson(0)

Brasileiro acredita que ainda não é a hora de pensar em parar, apesar de frequentes lesões, e diz: “Consegui chegar no pico da preparação física” A vitória de Rogério Minotouro sobre Rashad Evans em fevereiro de 2013 o colocou em boa posição na categoria dos meio-pesados (até 93kg) do UFC, já beirando uma disputa de cinturão, mas

Fora da Olimpíada, Dunga ganha alívio extra para quatro anos

Fora da Olimpíada, Dunga ganha alívio extra para quatro anos(0)

De Vanderlei Luxemburgo a Mano Menezes, a disputa dos Jogos Olímpicos já arruinou a reputação de treinadores da Seleção Brasileira. Novo comandante do time principal, Dunga sentiu essa pressão na pele em 2008, mas não deve se envolver diretamente no processo desta vez. Nesta terça-feira, Alexandre Gallo foi confirmado como técnico para os Jogos do Rio de

Torcedores de Eunápolis estão ansiosos para estreia da seleção no Intermunicipal

Torcedores de Eunápolis estão ansiosos para estreia da seleção no Intermunicipal(0)

Os torcedores apaixonados da cidade de Eunápolis estão ansiosos para a estreia da seleção local, que se prepara mais uma vez para disputar a maior competição amadora do país. Concomitantemente, o presidente da liga, Florisvaldo Garcia e toda sua comissão técnica, vêm trabalhando a todo vapor para deixar o selecionado eunapolitano pronto pra disputar o

Após desistência, prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira confirma a participação da seleção de futebol da cidade no campeonato Intermunicipal

Após desistência, prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira confirma a participação da seleção de futebol da cidade no campeonato Intermunicipal(0)

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD),  por meio de seu chefe de Gabinete, Josemar Siquara, confirmou a participação da seleção de futebol da cidade no campeonato Intermunicipal deste ano, desfazendo os boatos que foram publicados em sites da região de que a seleção não participaria por conta de o estádio municipal está em reforma.

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia