Entrevista: Ed Wilson Santos

12/jun/2014 . 13:01


Ed Wilson Santos, fala sobre o fim da Quadrilha No Lume da Fogueira de Iguaí e lamenta a não participação, este ano, nos festivais no estado da Bahia. Fala dos prêmios que ganhou e da falta de apoio para a continuidade do trabalho.

Ed Wilson recebe prêmio em festival  (Foto: Arquivo Iguaí Mix)

Ed Wilson recebe prêmio em festival
(Foto: Arquivo Iguaí Mix)

Iguaí Mix – Por que a Quadrilha No Lume da Fogueira não vai participar dos festejos juninos deste ano, em Iguaí e em outras cidades da região?

Ed Wilson – Muitos fatores que impediram de a quadrilha não participar este ano. É com o coração partido, com o coração sangrando que eu estou nesta entrevista com você para falar que a Quadrilha No Lume da Fogueira não vai participar de nenhum festival, apesar de ser reconhecida na Bahia inteira, com tantos troféus que estão lá em casa, não tem lugar nem para colocar mais. Mas, infelizmente, não tivemos o apoio necessário nos últimos anos que se passaram e nós acabamos perdendo a classificação em alguns festivais por causa do figurino. Então, nós decidimos não participar, porque para participar de um festival de quadrilhas, em que os grupos que se apresentam estão com um figurino de cinco, seis mil reais e nós com um figurino de, no máximo, dois mil reais, não tem como.

Quadrilha No Lume da Fogueira (Divulgação)

Quadrilha No Lume da Fogueira
(Divulgação)

Iguaí Mix – Isso indica que a quadrilha também não vai participar aqui em Iguaí, nas festividades juninas como o São Pedro de Iguaibi e outros eventos juninos que aconteciam aqui em Iguaí nos distritos?

Ed Wilson – O nosso objetivo maior era levar o nome de Iguaí para outras cidades, para o estado da Bahia. Já que nós não temos essa possibilidade de fazer, então não é do nosso interesse montar uma quadrilha para se apresentar somente em Iguaí, já que todos os componentes estão acostumados a participar também em festivais lá fora e isso é importante para a culminância de nosso trabalho.

Iguaí Mix – O trabalho da quadrilha não se resumiu somente em participação em evento, era um trabalho de muitos meses envolvendo adolescentes e jovens da nossa cidade, sendo, por isso mesmo, um trabalho muito importante para Iguaí, principalmente para a juventude da nossa cidade. Como é que ficam os participantes da quadrilha em relação a isso?

Ed Wilson – Eu estava até fazendo um levantamento essa semana e eu estava comentando a respeito disso. Vários jovens que saíram do álcool, das drogas, da prostituição por causa da quadrilha. Então, eu estou muito preocupado com esses jovens que não têm mais o que fazer, que saíram da quadrilha que era um ponto de apoio que eles tinham e estão aí sem nada para fazer, sem um grupo, sem nada.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Iguaí Mix – Quanto tempo duravam esses ensaios?

Ed Wilson – Os ensaios começavam logo após a Festa de Setembro, onde eu tinha a barraca que arrecadava dinheiro para ajudar no figurino e, logo depois, a gente começava os ensaios até o dia 22 de junho do ano seguinte.

Iguaí Mix – Como era a recepção às apresentações da quadrilha nos festivais em outras cidades da Bahia?

Ed Wilson – Lá fora, era excelente, às vezes, éramos mais bem tratados do que em nosso próprio município. Tinha recepção, tinha onde ficar, éramos tão bem recebidos que não tenho palavras para explicar.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Iguaí Mix – Qual foi o verdadeiro motivo para a quadrilha parar, não se apresentar mais?

Ed Wilson – Em primeiro lugar, é financeiro. Quem trabalha com cultura como você sabe que precisa de um apoio fixo para o grupo. Eu não digo, no nosso caso, principalmente, em relação ao figurino, porque não falo nem em alimentação ou hospedagem, mas o figurino, porque se você não tiver um bom figurino, não adianta ter um bom trabalho, porque você não vai ganhar nada.

Iguaí Mix – Em relação ao seu trabalho, você parou esse trabalho com a Quadrilha no Lume da Fogueira, mas foi convidado para realizar esse trabalho de quadrilha junina em outro lugar, outra cidade?

Ed Wilson – Eu fui convidado por Rogério Sagui, um professor de dança da Poções para trabalhar na quadrilha dele. Então, é uma oportunidade que eu tive de voltar a ganhar títulos de novo, porque o apoio lá em Poções foi excelente, tanto financeiro, quanto o apoio cultural, o apoio ao meu trabalho, eles me trataram super bem. É uma excelente equipe, que tem tudo para trazer vários troféus para Poções. É uma pena que eu não esteja fazendo esse trabalho por Iguaí. Eu gostaria de estar em Iguaí, mas infelizmente, eu não estou na minha cidade não por minha vontade.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Iguaí Mix – Iguaí tem muitos artistas e grupos premiados – poetas, compositores, músicos, grupo de teatro, grupo de dança, a sua quadrilha, por exemplo, mas nós percebe-se que está tudo muito parado. O que você acha que está faltando em relação a esse apoio cultural aos grupos e artistas da nossa cidade?

Ed Wilson – Eu acho que Iguaí é um berço de artistas. Temos artistas de todas as formas, temos cantores, poetas, compositores e grupos artísticos premiados, mas precisa de um apoio mais forte à cultura. Nós montamos um grupo de hip hop, o Elite X, que não foi à frente porque nós íamos viajar numa sexta-feira, participar de um evento completo, receber certificado de todos os dias. Infelizmente, só chegamos lá no último dia do evento, por falta de transporte. Só conseguimos o transporte no sábado, iria haver várias oficinas, de dança, de grafitte, mas não pudemos participar e isso deixou os garotos que participavam do grupo muito revoltados.

Iguaí Mix- Quanto aos locais que vocês ensaiavam, eram adequados para isso? Você não acha que é necessário em nossa cidade um espaço mais adequado para o ensaio desses grupos de dança, de teatro e da quadrilha junina, por exemplo?

Ed Wilson – Comparando com Vitória da Conquista, Firmino Alves, Itororó, Ilhéus, as cidades em que eu trabalhei e que eu venho trabalhando, porque eu conheço algumas quadrilhas, a de Poções, por exemplo, comparando os espaços de lá com os daqui, nós não temos espaço. A gente ensaiava hoje em um colégio, amanhã, em outro. Às vezes, os diretores não queriam, diziam que a escola estava ficando desarrumada. Na maioria das vezes, ensaiávamos na quadra do CENAV.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Iguaí Mix – Como você se sente hoje sabendo que a quadrilha não vai participar mais de festivais e qual o seu projeto para o futuro? Você pretende voltar a organizar novamente uma quadrilha em Iguaí?

Ed Wilson – Não, infelizmente em Iguaí não tenho essa intenção. A não ser no SCFV, aqui em Iguaí, em que estou dando um apoio ao meu amigo Josino, mas para montar uma quadrilha para participar de festivais lá fora e de eventos culturais em Iguaí, não.

Iguaí Mix – Como você se sente, hoje, em perceber que essa quadrilha não vai mais se apresentar, que esse trabalho foi encerrado, um trabalho de tanto tempo?

Ed Wilson – Eu trabalho com quadrilha há muitos anos. Trabalhei seis anos em Ilhéus, onde eu conquistei seis títulos consecutivos. Depois eu vim para Iguaí em 2000, montei a quadrilha aqui, onde eu estou há quatorze anos, ia completar este ano. É triste, estou muito triste. Estava vendo esta semana, no BA TV, as quadrilhas ensaiando, meus olhos chegaram a encher de lágrimas, porque você participa todo ano. Estava até comentando com a minha mãe que todos os anos a gente passa o São João viajando, participando dos festivais e este ano vou passar o São João dormindo, infelizmente.

Por José Carlos Assunção Novaes

54 comentários

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

6º Workshop de beleza foi realizado em Iguaí

6º Workshop de beleza foi realizado em Iguaí(2)

Aconteceu ontem (20) e hoje (21), o 6º Workshop de Beleza em Iguaí, junto com a 1ª Feira de Cosméticos. Este ano, o evento contou como palestrante o Hair Stylist Edgar Tatua Vit, apresentando técnicas inovadoras mundialmente usadas por ele. O evento teve inicio às 8:00h de ontem (20), onde o promotor do evento Rony cabeleireiro esteve

Show Luiz Arcanjo encerra Semana do Evangélico em Iguaí

Show Luiz Arcanjo encerra Semana do Evangélico em Iguaí(2)

Na noite de ontem (20), uma multidão de pessoas marcou presença na Praça Manoel Novaes com a participação de pastores de várias igrejas e seus respectivos membros, além de pessoas das cidades circunvizinhas, que acompanharam o show de Luiz Arcanjo, cantor que foi a atração da Semana do Evangélico em Iguaí. Luiz Arcanjo, que possui influências

Grupo Novo Pentecostes realiza Kairós hoje em Iguaí

Grupo Novo Pentecostes realiza Kairós hoje em Iguaí(0)

O Grupo de Oração Novo Pentecostes da Renovação Carismática Católica (RCC) de Iguaí, que pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro estará realizando hoje (19), na Praça Manoel Novaes, a partir das 19:30h, o Kairós (Tempo de Graça). Com o tema “Conservai a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Ef. 4,5), será realizado

Começa a Semana do Evangélico em Iguaí

Começa a Semana do Evangélico em Iguaí(1)

Na noite de ontem (18) deu-se início, na Igreja Evangélica Emanuel, a Semana do Evangélico de Iguaí. Com a participação de pastores de várias igrejas e seus respectivos membros iniciaram o final de semana festivo. Durante os dias 18 e 19 acontecerão palestras com a presença de diversos pastores e outras atividades religiosas na Igreja Emanuel,

Alunos de Iguaí serão avaliados através da  Campanha Nacional de Geohelmintíase, Hanseníase e Tracoma do Ministério da Saúde

Alunos de Iguaí serão avaliados através da Campanha Nacional de Geohelmintíase, Hanseníase e Tracoma do Ministério da Saúde(8)

Mais de 3.491 (três mil, quatrocentos e noventa e um) alunos com idade entre 5 e 14 anos das escolas municipais de Iguaí, serão avaliados através da Campanha Nacional de Geohelmintíase, Hanseníase e Tracoma do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria da Saúde e Secretaria de Educação. A ação irá realizar-se até 31

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia