Iguaí recebe o Programa Cisternas

Aconteceu hoje (31), uma reunião na sede a APA Serra do Ouro, com a técnica da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), Taciana Barreto, que falou sobre o Programa Cisternas em parceira com o MDS (Ministério de desenvolvimento social e Combate a Fome) .
O MDS, através da SESAN (Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), desde o ano de 2003, tem financiado a construção de cisternas de placas de cimento, e tem como foco principal a região do semiárido baiano. O sistema é realizado por uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório de 16 mil litros, capaz de garantir água para atender uma família de cinco pessoas em um período de estiagem de aproximadamente oito meses.
Segundo a técnica palestrante, são 1936 cisternas para a ação municipal.
Também foram abordados diversos assuntos sobre várias questões, que vão dos pontos positivos até os que poderiam gerar controvérsias em relação ao projeto.
O perfil básico para se cadastrar no programa exigee que as famílias estejam necessariamente inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Tem como público alvo as famílias rurais de baixa renda, localizadas no semiárido brasileiro, região historicamente caracterizada por longos períodos de estiagem e pelas enormes dificuldades para acessar água em quantidade e qualidade suficiente. Entretanto, a partir de 2011, foram formalizadas parcerias para a construção de cisternas fora da região do Semiárido.
O prefeito municipal de Iguaí, Murilo Veiga Vieira, esteve presente durante o evento, além de outras autoridades e cidadãos do município.
…
Por Jhon Lopes