Dilma retorna à Bahia na próxima terça-feira (19)

O cerimonial do Palácio do Planalto confirmou a nova visita da presidente Dilma Rousseff (PT) à Bahia para a próxima terça-feira, dia da inauguração do Complexo Acrílico da Basf, instalado no Polo Industrial de Camaçari. Sem contar os dias de Carnaval, quando descansou na Base Naval de Aratu, será a segunda visita oficial da petista ao estado desde que iniciou seu segundo mandato.
A primeira foi em 25 de fevereiro, para entrega de 920 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana. Cidade escolhida para o início da série de viagens voltadas a reduzir a impopularidade enfrentada pelo governo federal.
Agora, o novo desembarque da presidente ocorre em meio a uma crise que migrou das ruas para a base aliada ao Planalto no Congresso Nacional, e que provocou rachas até na própria cúpula do PT. Para evitar qualquer constrangimento na cerimônia, a blindagem será bem maior dessa vez.
Subida na balança
Amigos do diretor de Educação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, dizem que o economista está bastante inclinado a aceitar o convite do governo do estado para assumir a vaga de James Correia na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Pesa a favor do “sim” o pedido da família para que ele volte a fixar residência em Salvador. Atualmente, o ex-secretário de Ciência e Tecnologia do governo Paulo Souto (DEM) vive na ponte-aérea Bahia-Brasília. Caso Lucchesi desista, o cargo ficaria de vez com o interino, Paulo Guimarães.
Fato consumado
Pelo visto, o prefeito ACM Neto (DEM) desistiu, em definitivo, de tentar arrancar recursos do cofre da Desenbahia. Em decreto baixado semana passada, o democrata revogou a lei que autorizava o Palácio Thomé de Souza a contrair empréstimo de até R$ 50 milhões com a agência de fomento do governo do estado, aprovada em agosto de 2013. Como a Desenbahia reafirmou que não havia dinheiro para atender a prefeitura da capital, Neto achou melhor derrubar a medida e liberar o teto para que o município possa buscar verbas em outras fontes.
Crônica anunciada
Os avalistas da ida do deputado estadual Targino Machado para o DEM não podem se queixar do fogo amigo disparado pelo parlamentar. Todos já sabiam que Machado costuma dizer publicamente o que lhe dá na telha, sem se importar com a dureza da farpa. Só não imaginavam até onde ele poderia chegar. Pois bem, viram ontem.
Numa nota à imprensa, Machado girou a metralhadora verbal sobre os correligionários: “É um absurdo ver que todos os políticos são iguais, ver que se mudam as coleiras, mas os cachorros são os mesmos”, declarou, ao criticar os votos dados pela bancada do DEM em Brasília às medidas do ajuste fiscal aprovadas, semana passada, na Câmara. Pelo tom, a temperatura vai subir ao seu redor.
De volta para o futuro
Mesmo distante da política desde 2008, o jornalista, apresentador e coordenador da CBN Emmerson José conseguiu o que muita gente na ativa nem tenta: atraiu dezenas de líderes das mais diversas colorações partidárias ao seu aniversário de 50 anos, sábado à noite, em um cerimonial de Lauro de Freitas. A festa reuniu integrantes de peso das duas correntes que disputam o poder na Bahia, encabeçadas pelo DEM e pelo PT.
Incluindo parlamentares, prefeitos, secretários, marqueteiros e empresários. Ex-presidente da Câmara de Salvador, Emmerson garante que candidaturas estão fora dos planos, mas não faltaram estímulos e elogios a sua capacidade de transitar com liberdade em dois mundos.
…
Por Correios 24H