Isaquias e Erlon ganham prata e fazem história na canoagem velocidade do Brasil

Dupla brasileira liderou a prova da canoa dupla C2 1.000m, mas foi ultrapassada pelos alemães nas remadas finais
Em uma prova disputadíssima, Isaquias Queiroz e Erlon de Souza levaram a prata na modalidade C2 1.000m da canoagem velocidade. A dupla brasileira liderou boa parte da prova, mas foi ultrapassada nos últimos metros e cruzou a linha de chegada na segunda colocação em 3min44seg819. Isaquias e Erlon, que são os atuais campeões do mundo, haviam se classificado em primeiro lugar e chegaram como favoritos ao Estádio da Lagoa.

Dupla brasileira formada por Isaquias Queiroz e Erlon de Souza comemora a prata na canoa dupla (C2) 1.000m
(Foto: Getty Images/Ezra Shaw)
Quem atrapalhou os sonhos dourados dos brasileiros foi a dupla alemã Sebastian Brendel e Jan Vandrey, que fez uma arrancada final impressionante e chegou um pouco mais de 1s antes dos brasileiros. É a segunda vez que Brendel é a pedra no sapato de Isaquias nestes Jogos. Na prova da canoa individual (C1) 1.000m, o alemão também tirou o ouro do brasileiro nas remadas finais.
Apesar do gostinho amargo pela perda do ouro, o feito de Isaquias e Erlon nesta manhã coroa um desempenho histórico para a canoagem brasileira. Antes do Rio 2016, o esporte nunca tinha conquistado uma medalha em competições Olímpicas. Agora, o Brasil tem três numa só edição – duas de prata e uma de bronze, todas com a participação de Isaquias.
“Estou muito feliz de ser o primeiro brasileiro a conquistar três medalhas”, comemorou Isaquias no fim da prova.
Ao ganhar a prata na canoa individual (C1) 1.000m e o bronze no individual (C1) 200m, o baiano já tinha entrado para o seleto grupo de atletas brasileiros que receberam duas medalhas na mesma edição dos Jogos: os nadadores César Cielo (2008) e Gustavo Borges (1996), além dos atletas de tiro esportivo Afrânio da Costa (1920) e Guilherme Paraense (1920).
No pódio, Isaquias e Erlon não esconderam a felicidade e agradeceram o apoio do público, que lotou o estádio.
…
Por Rio 2016