Iguaí: Apesar do potencial, município ainda não possui um fluxo turístico intensivo, segundo o Mapa do Turismo Brasileiro

Segundo o novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado na última quinta-feira (14) pelo Ministério do Turismo, o município de Iguaí, apesar das belezas naturais que possui, foi enquadrado na categoria D, que corresponde aos destinos que não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo.
Encravado no vale do Gongogi, o município de Iguaí foi reconhecido pelo MTur, Setur e Bahiatursa pelo seu grande potencial turístico, passando a fazer parte da Zona Turística Caminhos do Sudoeste. A região é dotada de natureza privilegiada, com dezenas de cachoeiras, vales, serras, rios, matas e trilhas de extrema beleza cênica, ideal para a prática de turismo rural e de aventura, propiciando raros momentos de lazer, descontração e alegria aos seus visitantes.
Com o objetivo de preservar esta riqueza ambiental, um paraíso composto por mais de 2.000 nascentes, 180 cachoeiras, dezenas de rios e riachos,vales e serras, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado criou a APASO (Área de Proteção Ambiental Serra do Ouro) abrangendo 50.667.62 hectares.
Bumba meu boi, terno de reis, quadrilhas juninas, cavalgadas, Festa da Padroeira Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Festa de Setembro, são alguns dos seus atrativos culturais, dentre muitos outros.
Iguaí é um município da Região Sudoeste do estado da Bahia, a 497 km de Salvador, 120 km de Vitória da Conquista e Itabuna, 145 km de Ilhéus, 130 km de Jequié e 100 km de Itapetinga.
Mapa turístico
O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta que destaca os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e orienta a definição de políticas públicas para o setor.
De acordo com a publicação, em comparação com o ano passado, o número de regiões turísticas e municípios cadastrados aumentou. Em 2016, eram 2.175 cidades em 291 regiões, contra 3.285 municípios em 328 regiões turísticas neste ano.
O Sudeste é a macrorregião do país com mais mais regiões turísticas, 121 e 1.138 municípios. Em seguida vem o Nordeste (84 regiões e 758 municípios), Sul (53 regiões e 905 municípios), Centro-Oeste (36 regiões e 225 municípios) e Norte (34 regiões e 259 municípios).
A Bahia passou de 117 para 150 municípios com reconhecido potencial para a atividade turística no novo Mapa do Turismo Brasileiro. O Estado se configura como líder do Nordeste e detém quase 20% do total de 758 cidades turísticas da região.
Categorização
De acordo com o novo mapa, 23% (740) dos municípios estão nas categorias A, B e C. Esses municípios concentram 93% do fluxo de turistas doméstico e 100% do fluxo internacional.
Os demais 2.545 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.
Da Redação / Iguaí Mix
Com informações do Ministério do Turismo