Croácia vira para cima da Inglaterra e disputa a final contra a França

Vitória por 2 x 1 foi acompanhada por 78 mil pessoas no estádio Luzhniki, em Moscou. Já alçados ao posto de heróis nacionais, Modric, Rakitic & cia. levam seu time à primeira final de Copas da história
A Copa do Mundo pode ter um novo campeão. Em um jogo emocionante no estádio de Luzhniki, em Moscou, acompanhado por 78.011 torcedores, a Croácia derrotou a Inglaterra nesta quarta-feira (11.07), por 2 x 1, de virada, na prorrogação, e, pela primeira vez em sua história, avançou a final de um Mundial. No domingo (15.07), ao meio-dia, os croatas enfrentam a França, em Moscou, em busca de uma façanha que muitos julgavam impossível antes da Copa começar.
Aos ingleses, que sonhavam em acabar com uma espera de 52 anos, desde a final em 1966, quando foram campeões em casa, resta, agora, uma melancólica disputa do terceiro lugar, no sábado (14.07), contra a Bélgica.
O jogo
O primeiro tempo foi movimentado desde o início. Logo aos quatro minutos, a Inglaterra sofreu falta na entrada da área croata. Dele Alli foi derrubado por Modric e Trippier cobrou com perfeição. A bola sobrevoou a barreira em curva e entrou no ângulo, sem chances para o goleiro Subasic.
A partir daí o jogo se tornou ainda mais corrido. Com o placar em vantagem para os rivais, a Croácia passou a pressionar os ingleses, que conseguiram se fechar bem na defesa e, assim, seguraram o placar na primeira etapa.
No segundo tempo o domínio foi todo da Croácia. Sem outra opção a não ser buscar o empate, o time do técnico Zlatko Dalic se mostrou ainda mais ofensivo e os avanços surtiram efeito aos 22 minutos. Vrsaljko cruzou pela direita e Perisic, eleito o melhor do jogo, foi mais rápido que Walker na pequena área, esticou o pé antes da bola chegar à cabeça do inglês e igualou o placar.
Embalados, os croatas não mudaram a estratégia e continuaram no ataque. E por pouco não chegaram ao segundo gol aos 25 minutos quando Perisic bateu cruzado pela esquerda e a bola bateu na trave do goleiro Pickford.
A pressão continuou durante todo o segundo tempo, mas a decisão do segundo finalista foi parar na prorrogação.
Na primeira etapa, os dois times tiveram chances de desempatar. Aos 8 minutos, Stones cabeceou após cobrança de escanteio e a bola tinha endereço certo se Vrsaljko não tivesse aparecido para tirar em cima da linha e impedir o gol inglês. O troco veio pouco depois, quando Perisic cruzou pela esquerda e Mandzukic chutou dentro da área para Pickford fazer grande defesa.
Foi então que, logo no segundo minuto da etapa final, a Croácia marcou o gol mais importante de sua história até aqui. Em uma jogada inusitada, Pivaric tentou cruzar pela esquerda, a defesa inglesa afastou, mas Rakitic, de cabeça, jogou a bola de volta para a área. A zaga da Inglaterra vacilou e Mandzukic apareceu para chutar forte, virar o placar e garantir a Croácia na final da Copa da Rússia.
Por Rede do Esporte