Brasil leva oito atletas ao Mundial de ciclismo de estrada paralímpico

Competição reúne 347 atletas de 43 países a partir desta quinta (2.08), em Maniago, na Itália
A Seleção Brasileira de ciclismo disputa o Mundial de Estrada Paralímpico a partir desta quinta-feira (02.08), em Maniago, na Itália. Esta é a primeira competição que vale pontos em busca da classificação para os Jogos de Tóquio, em 2020. O Brasil será representado por oito atletas: Lauro Chaman (classe C5), Soelito Gohr, (classe C5), André Grizante (classe C4), Victor Herling (classe C2), Marcos Ribeiro (classe C1), Eduardo Ramos Pimenta (classe H3), Jady Malavazzi (classe H) e Marcia Fanhani (classe B – Tandem).
O destaque da equipe é o atual campeão mundial de estrada na prova de resistência e medalhista de prata e bronze nos Jogos Rio 2016 da classe C5, Lauro Chaman. “A classe do Lauro é uma das mais fortes e mais disputadas, com seis ou sete atletas brigando pelo título. A expectativa é brigar por duas medalhas na competição e somar pontos em seis provas, aumentando a posição dos atletas e do Brasil no ranking de nações. No fim do ano, a UCI publicará o ranking que será válido para a distribuição de vagas para os Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019, e para a primeira aplicação de vagas para Tóquio 2020. Tão importante quanto a medalha é garantir o maior número de atletas pontuando no Mundial”, explicou Edilson Alves da Rocha, coordenador-técnico da seleção.
O evento, organizado pela União Internacional de Ciclismo (UCI), segue até domingo (05.08). Ao todo, participam da competição 347 atletas de 43 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Coréia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Guiana, Holanda, Hungria, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, Letónia, Malásia, Nova Zelândia, Peru, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Rússia, Suíça, Suécia, Ucrânia e Venezuela.
Nacionalmente, o calendário de ciclismo de estrada paralímpico ainda reserva para o fim deste de mês, entre os dias 24 e 26, a terceira Copa Brasil de Ciclismo de Estrada, em Curitiba (PR). E em novembro, de 23 a 25, ocorrerá o Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Por Comitê Paralímpico Brasileiro