IGUAÍMIX.COM
 Iguaí . Bahia
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
.
.
.
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
  Orkut
  Twitter
.
  Entrevista
.
 
Lucas Gonçalves
14 de Janeiro de 2011, às 15:00
.

Músico, Advogado especialista em Direito Penal Econômico Europeu e Mestrando em Ciências Criminais

iguaimix.com - Como você começou realizar shows em Portugal?

Lucas Gonçalves - Na verdade, quando eu saí do Brasil, eu já saí com a intenção de trabalhar com música em Portugal, até porque eu sempre trabalhei com música aqui no Brasil também, desde dos 18 anos, e é uma forma de me manter em Portugal. A música brasileira é bem aceita lá e eu comecei a procurar alguns lugares que tivesse música brasileira e eu fui sorteado e abençoado por ter sido convidado, coincidentemente, para dar uma canja, para fazer uma participação em uma casa de fado, onde tinham muitos portugueses e brasileiros me assistindo e, felizmente, o dono do estabelecimento e as pessoas que estavam assistindo gostaram muito da minha participação e me chamaram para fazer participação semanal toda sexta e sábado.

iguaimix.com - Você foi a Portugal fazer shows ou você tinha outro objetivo ao ir para a Europa?

Lucas Gonçalves – Não, meu objetivo principal em ir para Portugal era fazer uma pós- graduação em Direito Penal. Na verdade, a Pós graduação eu fiz em Coimbra, na Universidade, e foi em Direito Penal, Econômico Europeu e a música seria uma forma de eu me manter lá na cidade, no país, que, por saber que era muito bem aceita, eu já saí daqui com o violão, já saí daqui bem intencionado para tocar lá. Depois de concluir a especialização, eu iniciei o Mestrado em Ciências Criminais e continuo lá em Portugal. Acabei também vindo a fazer apresentações musicais em Vigo (Espanha) e em Milão (Itália).

iguaimix.com - O público desse shows é formado somente por brasileiros ou há a presença de europeus?

Lucas Gonçalves – Na verdade, no restaurante que eu toco, toda sexta e sábado, há comida tipica brasileira, todos os funcionários são brasileiros, porém o dono é Português. Assim 99% do público que frequenta é de europeus, não é de brasileiros, são  portugueses e de gente de toda a União Europeia. A presença de brasileiros é muito restrita nesse ambiente, realmente. Não são frequentadores assíduos desse local que eu toco na sexta e no sábado.

iguaimix.com - Que estilo de música você toca nesses shows?

Lucas Gonçalves – Eu toco bossa nova, MPB, samba, afoxé, todas as músicas brasileiras que são de tradição e de representatividade no mundo todo. Eu toco sexta e sábado nesse restaurante, onde eu faço esse estilo de música, somente voz e violão com essas variações musicais que eu acabei de mencionar. E toda sexta-feira eu toco de 8:00 às 12:00h. A partir de meia-noite eu toco no Centro Cultural Brasileiro, que é a noite dedicada aos brasileiros, em que eu faço o estilo musical que é o forró. Toco com um pessoal de Minas Gerais, um sanfoneiro de Minas chamado Paulinho, muito bom sanfoneiro. Eu faço forró, toda sexta feira, a partir de meia-noite no Centro Cultural Brasileiro. Aí, nesse Centro Cultural Brasileiro, 80% do público é de brasileiros, e os outros 20% é de espanhóis, portugueses, o pessoal de toda a Europa em geral.

iguaimix.com - Como é a aceitação da musica Brasileira lá em Portugal?

Lucas Gonçalves – A aceitação da música brasileira lá é muito boa, até porque, pela facilidade de ser a mesma língua e pela divulgação que a música brasileira tem no mundo todo, os músicos brasileiros, graças a Deus, não só em Portugal, mas no mundo todo, têm uma representação muito boa, uma musicalidade reconhecida, não só pela criação da bossa nova, mas também pelo samba, pela dificuldade que tem do violão que é tocado na forma brasileira, pelos grande cantores famosos que nós temos também, suas letras, composições e, em Portugal, eu acredito que seja um pouco mais acentuado, como eu falei, pela questão da língua, eles conseguem compreender com muita clareza o que nós estamos cantando, o que nós estamos passando. Então, a música brasileira é muito bem aceita e muito bem recepcionada lá em Portugal.

iguaimix.com - A bossa nova e o samba são estilos musicais bastante divulgados lá fora. E o forró, como é a reação do público europeu em relação a este ritmo?

Lucas Gonçalves – A reação do público europeu em relação ao forró é melhor do que a gente pode imaginar, até porque é um ritmo dançante, é um ritmo alegre, porém é também um ritmo complexo. Como sabemos, o que sustenta ali o ritmo forró, ali da zabumba e do triângulo, é a sanfona, que é um instrumento que vem de derivação da Itália, é um instrumento muito tocado na Itália e a Europa praticamente toda toca também sanfona, acordeon. Porém, nenhum desses países, em nenhuma variação, toca na forma que o Brasil toca. O Brasil tem uma forma muito peculiar de tocar o instrumento sanfona, o instrumento acordeon, e isso é muito perceptível para todos. Eles admiram muito a forma que nós temos de tocar o acordeon. Como o forró é um ritmo dançante, onde tem um homem é uma mulher dançando, sob vários aspectos, no baião, no xote, no arrasta-pé, eles ficam realmente muito impressionados, maravilhados.

iguaimix.com - Como é que você faz para conciliar a sua carreira Jurídica com a música?

Lucas Gonçalves – Na verdade, essa é uma pergunta até difícil de responder, é a pergunta que todo mundo faz. As pessoas chegam para mim perguntam, quando eu estou na Universidade, perguntam assim qual é a minha profundidade Jurídica e tal, se eu estou me mantendo lá pela forma jurídica. E quando eu estou no restaurante, tocando forró, fazendo show, as pessoas me perguntam se eu tenho formação musical. Na verdade, não é nem uma coisa nem outra. Não são dois extremos. Na verdade, é uma conciliação pessoal, uma conciliação minha que eu faço para mim mesmo. Eu tenho a música como uma grande paixão, assim com eu tenho também o Direito, e eu concilio na forma em que  no momento que eu não estou atuando em uma área, eu estou sempre buscando atuar na outra e eu vou fazendo a conciliação para mim mesmo, não uma coisa meio que formal, matemática para isso.

iguaimix.com - Qual é a sua relação com a cidade de Iguaí?

Lucas Gonçalves – A relação com a cidade de Iguaí é mais forte do que, assim, eu possa imaginar, até por que meu cordão umbilical praticamente é aqui. A família toda de minha mãe, minhas tias e minha vó, claro, está aqui. Eu passei toda a minha infância, praticamente, pelo menos quatro vezes por ano, eu estava aqui em Iguaí passando quinze dias, passando muito tempo aqui nesta terra maravilhosa e, inclusive, musicalmente me influenciou muito, porque aqui temos muitos artistas que a terra toda pode apreciar, pode perceber. Iguaí é uma paixão que, eu acho, o pessoal da terra, quando eu estou falando isso aqui para você, sabe compreender até melhor do que eu o que é que eu estou querendo passar. Isso aqui é maravilhoso, é uma saudade imensa quando a gente está la fora. Quando retorna à família, a essa terra tranquila, linda, maravilhosa a gente dá mais valor ainda.
 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
.
.
.
 Parceiros IguaíMix
.
.
.
.
 Comunidades IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webdesign da Bahia fatos & fotos agenda eventos esportes entrevista turismo religião classificados saúde cinema