Inspirado em Medina e Toledo, jovem de 12 anos ganha títulos no surfe

Assim como os principais nomes do surfe brasileiro, Mateus Lima dos Santos iniciou trajetória na modalidade por influência do pai, que é surfista
Mateus Lima dos Santos tem 12 anos. A pouca idade, porém, não impede o garoto, que mora em Itanhaém, no litoral de São Paulo, de sonhar como gente grande. Mesmo sendo uma criança, o jovem sonha em repetir o sucesso de Gabriel Medina, campeão mundial de surfe, e Adriano de Souza e Filipe Toledo, líder e vice-líder do ranking mundial nesta temporada, respectivamente.
Com apenas três anos de carreira, Mateus acumula títulos paulistas, brasileiros e terminou a temporada de 2014 com a terceira colocação no ranking nacional até 12 anos.
O jovem surfista iniciou a trajetória na modalidade, assim como Medina e Filipe Toledo, por influência da família. Filho de surfista, Mateus pegou as primeiras ondas aos sete anos e, apenas três meses depois, disputou sua primeira competição.
– Por ser surfista, meu pai sempre me incentivou bastante. Depois de três meses treinando, me inscrevi para a primeira competição e fui bem. Foi bom para eu saber como é um torneio de verdade – disse.
– Meu pai é o cara que mais me apoia, ele e minha mãe vivem por mim. Ele que me ensinou tudo, mas hoje já estou melhor que ele (risos).
Inspirado nos grandes nomes do surfe mundial, o garoto não quer apenas igualar o feito de Medina. O jovem, inclusive, revela que recebeu uma passagem para o Peru de um brasileiro que disputa o Circuito Mundial de Surfe, mas preferiu não divulgar o nome do atleta que colaborou.
– Fui ao Peru para treinar. Foi minha primeira viagem internacional. É um lugar sensacional, com muitas ondas e perfeitas. Ganhei a passagem de um atleta do WCT, conseguimos juntar a verba necessária para arcar com os custos e embarquei para lá – completou.
Durante a temporada no Peru, Mateus não escapou das faltas da escola. A mãe do garoto, Juliana Silva de Lima, diz que os professores tem apoiado a carreira do jovem atleta e que ele compensará o tempo perdido com muitas tarefas extracurricular.

Mateus ficou com o terceiro lugar no ranking até 12 anos (Foto: Divulgação / Prefeitura de Itanhaém)
– O Mateus é um excelente aluno, muito dedicado. Ele sempre compensa as faltas fazendo trabalhos e estudando mais que os amigos de classe – falou.
…
Por Globo Esporte.com