Neymar chega e devolve seleção a grupo de ‘melhores do mundo’ após 8 anos

Neymar finalmente se apresentou à seleção brasileira. Depois de passar a última semana envolvido com a final da Liga dos Campeões da Europa e desfalcar os treinos iniciais do time de Dunga, o atacante do Barcelona chegou à Porto Alegre no início da noite da última segunda-feira e se juntou aos companheiros no hotel que servirá de base antes da viagem para a disputa da Copa América, no Chile.
Com o título e a artilharia da principal competição de clubes na bagagem, o jogador muda muito mais do que a fria rotina dos últimos dias. O camisa 10 e capitão altera também o patamar da equipe de Dunga. Após oito anos, a seleção brasileira volta a ter entre uma figura em destaque no futebol mundial.
Desde 2007, quando Kaká faturou o prêmio de melhor jogar do mundo, o time nacional não tinha entre os convocados uma figura com tanto destaque em campo. Nas últimas oito temporadas, apesar de atrair nomes como Ronaldinho, Robinho e outros medalhões, não havia um jogador que se juntasse à seleção com tanto prestígio internacional.
Alguns integrantes da seleção neste período conseguiram títulos tão importantes quanto os da tríplice coroa do atacante barcelonista, casos de Dante – Bayern, em 2013 – e Júlio César e Lúcio – Internazionale, em 2010. Nenhum deles, no entanto, teve o brilho do atacante.
Neymar ainda não tem nome confirmado na lista de melhores do mundo divulgada pela Fifa no fim do ano, mas já é apontado como uma das principais apostas pela crítica internacional.
E os números endossam as afirmações: na temporada 2014/2015, o atacante do Barcelona fez 39 gols com a camisa do Barcelona, superando marcas de craques do time catalão como Romário, Rivaldo e Samuel Eto’o. Ele ainda foi o goleador da Copa do Rei – além da Liga dos Campeões.
O desafio agora é manter o alto nível da temporada na Copa América. Com oito gols em oitos jogos sob o comando de Dunga nesta fase pós-Copa que o elevou à condição de estrela internacional, Neymar é a grande referência da seleção que tenta apagar o vexame no Mundial em casa.
Concentrado com o grupo em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre (RS), ele ainda não sabe, no entanto, se já poderá participar do jogo desta quarta-feira. A comissão técnica ainda irá avaliar as condições de Neymar após a maratona dos últimos dias para definir sua programação. Ao menos a participação na estreia da Copa América, no próximo domingo, contra o Peru, em Temuco (Chile), está garantida.
…
Do UOL