Dia Mundial do Rim alerta sobre a obesidade
A campanha acontece em âmbito mundial e o tema deste ano é “Estilo de Vida Saudável para Rins Saudáveis”
O Dia Mundial do Rim (DMR) foi idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia em 2005 e é comemorado na segunda quinta-feira de março. Em 2016, o Brasil esteve entre os três principais países que mais realizaram ações de prevenção no mundo. Neste ano, a data será celebrada em 09 de março. Mas é preciso fazer ainda mais.
“Como se trata de uma doença silenciosa é difícil estabelecer um protocolo de sintomas que identifiquem o início de uma doença renal. A prevenção nesse caso passa principalmente por evitar outras doenças que estão associadas como a hipertensão, o diabetes e a obesidade”, destaca a nefrologista Ana Beatriz Barra, gerente médica do grupo Fresenius.
Tanto que para 2017 o tema do Dia Mundial do Rim é “Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis”. A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em associação ao World Kidney Day, desenvolve uma série de ações para promover a adoção de comportamentos preventivos. O objetivo é informar sobre as consequências nocivas da obesidade e a sua relação com a doença renal, defendendo um estilo de vida saudável e políticas de saúde.
Estima-se que, em 2025, a obesidade irá afetar cerca de 18% dos homens e 21% das mulheres em todo o mundo e a obesidade mórbida irá acometer cerca de 6% dos homens e 9% das mulheres em todo o mundo. A obesidade está associada a uma série de problemas graves de saúde. Além de ser um fator de risco potente para o desenvolvimento da doença renal, ela aumenta o risco de morte e contribui para muitas outras patologias, como doença cardíaca, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, apneia obstrutiva do sono, fígado gordo, doenças da vesícula, osteoartrite, cancro e doenças mentais.
“O Dia Mundial do Rim é um marco para chamar a atenção de todos para a importância da prevenção das doenças renais. Cerca de 10% da população mundial sofre de algum tipo de doença renal, e anualmente milhões de pessoas morrem devido a complicações decorrentes da DRC. É imprescindível o diagnóstico precoce e uma atenção especial aos indivíduos desse grupo de risco”, ressalta a presidente da SBN, Dra. Carmen Tzanno Branco Martins.
Para prevenir a doença renal crônica, é importante praticar exercícios físicos regularmente, controlar o nível de açúcar no sangue para evitar o diabetes, monitorar a pressão arterial, manter uma alimentação saudável e evitar o sobrepeso, hidratar-se ingerindo líquidos não alcoólicos, não fumar, não tomar remédios sem orientação médica e consultar um médico frequentemente para verificar a situação dos rins.
Mais informações nos sites:
…
Por Naila Oliveira