Brasil tem 13 atletas no Aberto de Paris, primeiro grande evento do caratê em 2019
Competição de sexta a domingo é a primeira das sete etapas da Premier League, série de torneios de alto peso no ranking que define os classificados para os Jogos de Tóquio, em 2020
A capital francesa é a primeira de sete escalas estratégicas para a elite do caratê mundial. A etapa da Premier League de Paris abre o calendário da modalidade em 2019 e dá sequência à corrida por pontos no ranking que definirá os classificados para a estreia do esporte nos Jogos Olímpicos, marcada para Tóquio, em 2020. São 776 atletas de 82 países inscritos na disputa que será realizada entre 25 e 27 de janeiro.

Douglas Brose é o representante brasileiro na categoria até 60kg. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br
A Seleção Brasileira chega à competição com 13 atletas. São 12 na categoria Kumite (lutas) e Williames Santos no kata (modalidade de apresentação). No grupo, destaque para o atual vice-campeão mundial Vinicius Figueira (-67kg) e para medalhistas em mundiais anteriores, como Valéria Kumizaki (-55kg) e Douglas Brose (-60kg). Os três entram no tatame da Arena Pierre de Coubertin já nesta sexta-feira (25.01).
Antes da estreia, todos os integrantes da Seleção fizeram um período de treinos e avaliações de 7 a 13 de janeiro no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. Depois disso, um grupo de sete atletas, incluindo Valéria e Vinicius, fez um período de aclimatação e treinamentos em Roma, na Itália.
“As expectativas são ótimas. Conseguimos realizar esse período de treinamento com todos da Seleção no CT do Time Brasil e parte da equipe esteve em Roma entre 17 e 23 de janeiro para treinar com atletas de diversas seleções de alto nível, como Itália, Irã, Cazaquistão e Noruega”, afirmou William Cardoso, diretor técnico da Confederação Brasileira de Karate (CBK).
Para Douglas Brose, em especial, o período de avaliações no Parque Olímpico da Barra foi estratégico. O atleta gaúcho que tem no currículo dois ouros, uma prata e um bronze em Mundiais ainda busca a recuperação plena de uma lesão no tendão calcâneo da perna esquerda que sofreu na semifinal dos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, em maio de 2018, na Bolívia. De lá para cá, o atleta passou por cirurgia, experimentou três meses afastado, fez fisioterapia e fortalecimento muscular.
Entre os testes que fez no Rio, Douglas passou por um avaliação isocinética, que indicou que a potência no tornozelo esquerdo ainda é 26% inferior à do direito. “O exame foi importante para ver que preciso trabalhar ainda mais. Essa será a terceira etapa de Premier League que disputo depois da lesão. Ainda não estou 100%, mas me sinto melhor a cada dia. Estou ganhando confiança. Agora é tentar não errar nas lutas para conseguir uma medalha. Ano passado, fiz final aqui. Quero manter os resultados”, disse o brasileiro.

Vice-campeão mundial, Vinicius Figueira (-67kg) é o atual número dois no ranking de classificação para os Jogos Tóquio 2020. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br
Dois para uma vaga
Brose tem uma missão ingrata. A categoria dele (-60kg) e a de Vinicius Figueira (-67kg) será unificada nos Jogos de Tóquio e o Brasil terá direito a no máximo um representante. Com o vice-campeonato mundial em Madri e a prata na etapa da Premier League da China, no fim de 2018, Vinicius largou bem na frente. É o atual número dois do ranking olímpico, com 2.625 pontos. Douglas é o 43º na listagem, com 562 pontos.
“Não tenho opção de ir para trás. Só para frente. Preciso tentar medalhar em todos os eventos de Premier League, no Campeonato Pan-Americano e nos Jogos Pan-Americanos. Tenho de estar em todos os pódios, somar pontos e melhorar dessa lesão”, disse.
Na opinião do técnico Diego Spigolon, o grupo chega a Paris pronto para mostrar o melhor desempenho. “Chegamos focados e com certeza preparados. Tivemos tranquilidade para trabalhar correções técnicas, preparação física e algumas peculiaridades. Sabemos o nível de dificuldade dessa competição. Das etapas de Liga Mundial, talvez seja a mais tradicional”, avaliou o treinador.
Além de Paris, que recebe a competição pela oitava vez, integram a Premier League em 2019 as etapas de Moscou (Rússia), Rabat (Marrocos), Tóquio (Japão), Madri (Espanha) e Xangai (China).
SELEÇÃO BRASILEIRA EM PARIS
Kumite Masculino
- Douglas Brose (-60kg)
- Vinicius Figueira (-67kg)
- Kaique Rodrigues (-84kg)
- Gabriel Stankunas (-60kg)
Kumite Feminino
- Valéria Kumizaki (-55kg)
- Érica Santos (-61kg)
- Isabela Rodrigues (+68kg)
- Jessica de Paula (-50kg)
- Bárbara Helem (-68kg)
- Gabrielle Sepe (-68kg)
- Stephani de Lima (-61kg)
- Giovanna Feroldi (-50kg)
Kata Masculino

Williames, o representante brasileiro no Kata masculino. Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br
- Williames Santos
Por Rede do Esporte