Leandrinho brilha no fim e seleção brasileira masculina bate a República Dominicana em Santo Domingo
Equipe já entrou em quadra com vaga garantida para a Copa do Mundo da China. Brasil terminou a classificação para o Mundial com retrospecto de nove vitórias e três derrotas
Foi sofrido, com emoção, mas no final o Brasil encerrou sua participação nas classificatórias para a Copa do Mundo de basquete com vitória. Com uma atuação decisiva de Leandrinho nos minutos finais, a Seleção Brasileira bateu a República Dominicana na segunda-feira (25.02), em Santo Domingo, por 71 x 63.
Com o resultado, o Brasil carimbou a vaga para o Mundial na China, que será disputado de 31 de agosto a 15 de setembro, na terceira colocação, com nove vitórias e três derrotas. A classificação para a copa do Mundo já tinha sido assegurada após o triunfo sobre as Ilhas Virgens, na última sexta-feira (22.02).
Em sua análise da partida, o técnico Aleksandar Petrovic afirmou que a vitória poderia ter vindo de forma mais tranquila se não fosse o baixo aproveitamento dos lances livres e as falhas nos rebotes.
“Jogamos com muito caráter. Os muitos erros de lances livres (14 no total) e falhas nos rebotes não nos permitiram uma vitória mais tranquila, mas estou contente porque ganhar aqui em Santo Domingo não é fácil. Esse jogo mostrou que com uma defesa forte podemos fazer o resultado, mesmo quando erramos acima do normal”, avaliou.
Um dos destaques da partida, Leandrinho destacou a importância da vitória já visando a preparação para o Mundial da China. “A gente sabia que esse era um jogo muito importante para já começar a nossa preparação para o Mundial. Jogo muito duro, muito difícil, a equipe dominicana é muito boa, mas felizmente conseguimos sair com a vitória no finalzinho”, afirmou.
Poupado contra Ilhas Virgens em função de um torcicolo, Varejão retornou à equipe e também teve uma boa participação, com 13 pontos anotados. “Foi uma partida dura desde o princípio e quero parabenizar a República Dominicana pela classificação para o Mundial. Sabíamos que já estávamos classificados, mas era uma partida que todos queriam deixar uma boa impressão, jogar bem e ganhar. Acho que no final tivemos um pouco mais de tranquilidade, defendemos bem e conseguimos sair no contra-ataque para matar o jogo”, concluiu o pivô.
Por Confederação Brasileira de Basquete