Artistas iguaienses recebem ‘Moção de Aplauso’ do Conselho Estadual de Cultura da Bahia
Por indicação do conselheiro José Carlos Assunção Novaes – Cacau Novaes, os artistas, ativistas culturais e fazedores de Cultura do município de Iguaí, Ana Lacerda, Joaquim Lacerda, Carlindo Ribeiro e Braulito Novaes receberam Moção de Aplauso do Conselho Estadual de Cultura da Bahia.
A aprovação das indicações aconteceu no dia 27/11 deste ano, durante a reunião do CEC BA. Os certificados serão entregues pelo conselheiro Cacau Novaes em data e local a serem confirmados, onde residem os homenageados, a cidade de Iguaí.
Ana Sousa Lacerda – Fazedora de Cultura em Iguaí e responsável pela preservação do Terno de Reis, manifestação cultural de grande importância para a preservação da memória e da cultura popular. Através do Terno de Reis Estrela Brilhante, do qual sempre esteve à frente, como organizadora e participante, tocando diversos instrumentos usados nessa manifestação popular, contribuiu imensamente para a cultura local, salientando que, desde criança, participou com seus antepassados e não deixou que a cultura do Terno de Reis se acabasse por completo no município.
Joaquim Lacerda de Sousa – Um dos responsáveis pela preservação de duas importantes manifestações da cultura popular em Iguaí, lutando bravamente para que não fossem esquecidas, como organizador e integrante do Terno de Reis de Joaquim Lacerda, assim como da Pila do Café, manifestação que dificilmente ainda encontramos em outros municípios baianos, com cantigas tradicionais que remetem aos ancestrais que participavam da colheita e pila do café manualmente, através do pilão, que servia para triturar o café colhido nas fazendas da região.
Carlindo de Jesus Ribeiro – conhecido como Mestre Yoga, responsável pela implantação e difusão da capoeira em Iguaí. Começou nas areias do Rio Gongogi, de forma improvisada, na década de 70, já que não havia espaço adequado nem apoio para que acontecesse essa manifestação cultural de tão grande importância e que remete às nossas raízes afro-brasileiras e à nossa ancestralidade. O seu trabalho, através da Associação de Capoeira Ilha do Gongogi, contribuiu para que a capoeira fosse praticada, assim como para o surgimento de vários outros grupos de capoeira na região.
Bráulio Autímio Assunção Novaes, cantor e compositor, conhecido regionalmente pelo nome artístico de Braulito Novaes, “o cantador da natureza”, que traz em suas composições a beleza do nosso Território Médio Sudoeste da Bahia, em especial do município de Iguaí, divulgando as suas cachoeiras, rios, riachos, serras e vales de imensa beleza cênica, além de outras peculiaridades locais. Braulito Novaes, através de suas composições (música e letra), contribui para a divulgação, através do estilo regional e da música popular brasileira de um modo geral, da nossa região, além de ser um cronista dos costumes e tradições da nossa história e da nossa cultura.