IGUAÍMIX.COM
 Iguaí . Bahia
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Guia Comercial
  Vídeos
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
  Orkut
  Twitter
.
.
  Fatos & Fotos
.
 
Inaugurada a nova sede da Biblioteca Municipal de Iguaí - Ba.
01 de Abril de 2010, às 09:00
.

Com uma grande festa e a presença da população iguaiense, que compareceu em peso, foi inaugurada a nova sede da Biblioteca Pública Municipal Profª Eulina Assunção Novaes. Com uma nova estrutura e com apoio do Governo Federal e do Governo do Estado, o Prefeito Rone Moitinho entregou à sociedade de Iguaí a biblioteca que conta com um acervo de aproximadamente 2.000 exemplares diversificados de obras atualizadas, disponíveis para empréstimos, pesquisas e consultas.

Durante o evento, que contou com a presença de diversas autoridades, falaram a Secretária de Educação, Elineusa Protázio, a Diretora do setor de Bibliotecas Públicas Municipais, Kilma Alves, representando o Governador Jaques Wagner, o prefeito Rone Moitinho, o poeta e escritor Cacau Novaes e a Diretora da Biblioteca Municipal de Iguaí, Jecilene Campos. Logo a seguir, aconteceram apresentações culturais com o Grupo de Hip Hop G2 e convidados e o Grupo Teatral Poesia & Cia. Quem também esteve presente foi o Sr. Deusdedite Ribeiro de Novaes, esposo da saudosa Profª Eulina Assunção Novaes, homenageada com o nome dado à biblioteca.

O serviço de empréstimos objetiva atender a todos os usuários de forma equitativa e democrática. Entre outros serviços, a população poderá fazer empréstimos pelo prazo de sete dias, renovação, reserva e consulta. Para tanto, é necessário que seu cadastro esteja sempre liberado para a utilização desses benefícios. Também é imprescindível cumprir o regulamento da biblioteca, que estará funcionando de segunda a sexta, das 8:00 às 21:00h, sem fechar para o almoço.

Profª Eulina Assunção Novaes

Nasceu em Jussiape, Bahia, em 27 de setembro de 1923, filha de Autímio Assunção e Maria Amélia Teixeira Assunção. Foi para Salvador, ainda jovem, para cursar o curso ginasial. Seu pai queria que ela fizesse o curso de Farmácia, mas a paixão pelo Magistério a fez prometer a si mesma que, se essa vontade fosse realizada, iria para um lugar onde mais estivesse precisando dela para exercer a sua vocação. Ao concluir o curso, mudou-se para o distrito de Iguaí, que pertencia a Poções, em 1948, onde foi a primeira professora formada, nomeada pelo Estado. Aqui reencontrou com parentes, vindos também de Jussiape, como Bráulio Novaes e família. Dentre estes, estava Deusdedite Ribeiro de Novaes com quem viria a se casar em 22 de fevereiro de 1950, na Igreja de Santo Antonio, em Salvador. Ensinou durante 32 anos em Iguaí, onde ficou até os últimos dias de sua vida, adotando-a como sua segunda terra, pedindo que ali fosse sepultada quando viesse a falecer. Também escreveu poemas, sendo selecionada para participar do livro Talentos da Maior Idade (Casa do Novo Autor, São Paulo) em 2000, no qual publicou o seu poema “Minhas Jóias”, dedicado aos seus filhos. Faleceu no dia 03 de julho de 2005. Sua dedicação ao Magistério, em Iguaí, foi de grande importância, por ter sido uma das pioneiras da educação no município.

 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
.
.
.
 Comunidades IguaíMix
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webdesign da Bahia fatos & fotos agenda eventos esportes entrevista turismo religião classificados saúde cinema