IGUAÍMIX.COM
 Iguaí . Bahia
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Guia Comercial
  Vídeos
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
  Orkut
  Twitter
.
.
  Fatos & Fotos
.
 
O RÁDIO COMO FONTE DE ARTE, INFORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SONORA
16 de Abril de 2010, às 09:00
.

Autoridades e profissionais do meio prestigiam o lançamento do Prêmio Roquette-Pinto no Rio de Janeiro

Resgatando o estilo “programa de auditório” a Rádio Nacional (RJ) foi palco da transmissão ao vivo do lançamento do Prêmio Roquette-Pinto 2010, na manhã desta segunda-feira (5 de abril). Primeiro concurso de produção radiofônica no país, o Prêmio Roquette-Pinto é um projeto da ARPUB – Associação das Rádios Públicas do Brasil, com o apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras. Os convidados e ouvintes puderam apreciar atrações de um programa radiofônico composto por entrevistas, performances e áudios em cada um dos quatro gêneros que integram o concurso.

O primeiro a se apresentar foi o músico e radialista Zé Zuca demonstrando um trecho do programa “Rádio Maluca”, voltado para o público infantil, uma das categorias selecionadas para o projeto. O evento contou também com a  participação dos radialistas Daysi Lúcidi e Gerdal dos Santos, grandes nomes da rádio dramaturgia, interpretando trecho do episódio A Árvore de Natal, da série A Alma das Coisas, de Carlos Alberto Silva. “O rádio é uma forma de arte muito importante. Com a voz se passa toda emoção do ator. É uma forma que o ator tem de se exercitar cada vez mais”, disse Daysi emocionada. Empolgado, Gerdal demonstrou diversas variações sobre a colocação da voz.

Durante o evento houve também a participação de profissionais ligados ao gênero rádio arte e rádio documentário, que citaram aspectos técnicos relacionados a produção de cada um desses gêneros.  A cerimônia também contou com a presença de Carmen Lúcia Roquette-Pinto, filha de Roquete-Pinto, que foi homenageada pela diretoria da ARPUB como madrinha do concurso. “Foi com grande orgulho e muita honra que recebi esse convite. Esse tipo de homenagem seria uma glória para meu pai. Duas linhas que meu pai sempre teve na vida: criar e fazer. O fazer é muito importante e precisa de coragem”, disse com orgulho e emoção.

O concurso tem como objetivo apoiar a produção independente de obras radiofônicas e estimular a diversidade regional na produção de programas de rádio. Segundo Orlando Guilhon, presidente da ARPUB, "este é um projeto inédito e muito importante, pois vai permitir um aporte de novos conteúdos para as emissoras públicas, de quatro gêneros que estavam bastante desaparecidos do rádio brasileiro. É importante ressaltar que, em várias rádios públicas internacionais, em particular nas européias, norte-americanas e canadenses, estes gêneros vem sendo resgatados, nos últimos anos, com muito êxito. Temos a certeza de que o Prêmio Roquette-Pinto será um grande sucesso. Estamos muito felizes pelo apoio e reconhecimento dado pelo Ministério da Cultura, e pelo patrocínio oferecido pela Petrobras", entusiasma-se Guilhon.     

Representando o Ministério da Cultura, o Presidente da Fundação Biblioteca Nacional - Professor Muniz Sodré participou do evento. “O rádio é um instrumento valioso. Vejo esse programa como mais uma iniciativa de grande êxito desta instituição e do MinC, patrocinado pela Petrobras. O que mais importa no Brasil é diversidade cultural”, complementou Sodré, que também destacou o rádio como fonte primária de informação, permitindo possibilidades de experiências.

As inscrições
As inscrições estarão abertas no período de 01 de abril a 14 de maio de 2010. Poderão participar do concurso rádios públicas, educativas, culturais, comunitárias e universitárias, devidamente registradas junto ao Ministério das Comunicações, bem como entidades culturais sem fins lucrativos, produtoras independentes e instituições de ensino públicas e privadas.

Serão selecionados 40 (quarenta) projetos de programas radiofônicos, contendo cada um deles seis horas de conteúdo, distribuídos por todas as regiões brasileiras, nas seguintes categorias: rádio-documentário; rádio-dramaturgia; programas infanto-juvenis; rádio-arte ou experimentações sonoras.

A lista dos projetos selecionados no I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos e aptos ao recebimento do prêmio será divulgada a partir do dia 14 de junho de 2010. A divulgação será veiculada no site da ARPUB (www.arpub.org.br).

O Prêmio
Os 40 (quarenta) proponentes selecionados receberão cada um o prêmio no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Os programas vencedores serão veiculados pelas emissoras públicas associadas à ARPUB e ficarão à disposição para veiculação em rádios não-comerciais.

Para mais informações o regulamento se encontra disponível no site da ARPUB, no endereço eletrônico www.arpub.org.br.

Serviço:
I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos
De 01 de abril a 14 de maio de 2010
Informações no site da ARPUB:  www.arpub.org.br

Informações para a imprensa:
Márcia Vilella | Hayla Leite
Target Assessoria de Comunicação
Tels: 21 2284-2475 | 8158-9692 | 8158-9715
 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
.
.
.
 Comunidades IguaíMix
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webdesign da Bahia fatos & fotos agenda eventos esportes entrevista turismo religião classificados saúde cinema