IGUAÍMIX.COM
 Iguaí . Bahia
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Guia Comercial
  Vídeos
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
  Orkut
  Twitter
.
.
.
  + Notícias
.
 
Sessão da Câmara de Vereadores debate greve
22 de Setembro de 2010, às 12:30
.

Por Ronecson Gomes

Nesta terça-feira, 21/09, a Câmara de Vereadores realizou mais sessão uma que se iniciou com a aprovação da ata da sessão anterior. Em seguida foi apresentado, votado e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 12/2010 apresentado pelos vereadores Welton Amado, Luis Cunha e Rubeval Guimarães, que aumenta de 120 para 180 dias a licença maternidade de servidoras do município. Na ordem do dia foi votada e aprovada a Indicação nº 48/2010 do vereador Ademar Rios, que visa a construção de um posto de saúde na região da Água Bela e a indicação 50/2010 do vereador Osmário Rocha.

Durante a sessão foi aberto o espaço para Rosânia Vieira, representante da APLB Sindicado dos Professores, que falou sobre a atual greve dos professores. Segunda Rosânia, a greve teve inicio no dia 14 de Setembro de 2010 e as principais reivindicações são: a aprovação da atualização do estatuto do magistério; a implantação do piso salarial nacional da educação e o rateio de aproximadamente 336.000 (trezentos e trinta e seis mil reais) referente ao ano de 2009.

Rosânia Vieira ainda convidou os pais e a população a aderir ao movimento. Justificou que não há prejuízo para os alunos, pois já foi informado ao MEC e haverá reposição das aulas, sendo que o calendário deverá ser refeito. A representante sindical citou a falta de área de lazer das escolas, a superlotação, o baixo salário recebido atualmente e pediu o envolvimento dos vereadores na busca por solução junto ao executivo.

O vereador Osmário Rocha falou que está ao lado dos educadores nesta luta bem como de toda a população. Descreveu como covarde a atitude do prefeito e fez apelo ao gestor do município na solução de infra estrutura do Bairro Flamboyant. O vereador Ademar Rios afirmou estar disposto a aprovar o estatuto dos professores, piso e plano de carreira assim que esteja na Câmara para votação. Já o vereador Welton Amado comentou que cabe a Secretaria de Educação e Sindicato a elaboração do estatuto dos professores e plano de carreira e que está preparado para apreciação e votação dessa matéria.

O vereador Rubeval Guimarães comentou que a greve prejudica tanto  alunos quanto professores e afirmou que está pronto para votar o projeto do estatuto e plano de carreira assim que chegar à casa. Já o vereador Sabino Chaves parabenizou os professores pela coragem da reivindicação dos direitos e citou que no Bairro Netanias Alves Veiga falta o complemento da pavimentação e a energia elétrica. Também o  vereador Ranulfo informou que está a disposição para votar o estatuto e o plano de carreira dos professores. Ao solicitar a palavra, a vereadora Ionara Caroso afirmou que é a favor da luta dos professores e comentou que este é um problema nacional. Citou que também já participou de greves, mas sabe dos prejuízos para os jovens estudantes, pois modifica o calendário escolar. Comprometeu-se na intermediação junto ao prefeito e sugeriu a criação de uma comissão de professores. O vereador Enedino Pinto comentou sobre a acessibilidade da Câmara de Vereadores e espera a solução breve do problema.

            A sessão foi marcada por bastante tumulto por parte dos presentes que gritavam e impediam a fala de alguns vereadores.
 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
.
.
.
 Parceiros IguaíMix
.
.
 Comunidades IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webdesign da Bahia fatos & fotos agenda eventos esportes entrevista turismo religião classificados saúde cinema