IGUAÍMIX.COM
 Iguaí . Bahia
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
.
.
.
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
  Orkut
  Twitter
.
  + Notícias
.
 
II Mostra Nacional de Economia Solidária
09 de Dezembro de 2010, às 11:30
.

Da Redação

A II Mostra Nacional de Economia Solidária é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), do Fórum Baiano de Economia Solidária, do Governo do Estado da Bahia (Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte/SETRE), da Superintendência de Economia Solidária (SETRE/SESOL), do Ministério do Trabalho e Emprego, da Secretaria Nacional de Economia Solidária (MTE/SENAES), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA),  da Prefeitura Municipal de Salvador, do Instituto Marista de Solidariedade (IMS), com participação ativa e democrática de representantes de vários movimentos sociais.

Simultaneamente à Mostra de Economia Solidária, acontecerão a VI Feira Baiana de Economia Solidária de Agricultura Familiar e o Seminário de Comercialização Solidária que integram o evento para firmar os ambientes de comercialização, cultura e formação. O ponto de partida da Mostra é a consolidação de um espaço que une governo federal, estadual e municipal, universidades, organizações não governamentais, empreendimentos de economia solidária, demais entidades de assessoria e outros movimentos sociais, todos compromissados com um novo paradigma da política de economia solidária, baseado no espaço democrático, compartilhado, decidido coletivamente.

A Feira Nacional de Economia Solidária tem o papel de despertar a sociedade para uma outra lógica de desenvolvimento em que as desigualdades sociais sejam combatidas e todos tenham o direito a produzir e viver em cooperação, de maneira solidária. Trata-se, portanto, de um processo educativo que visa demonstrar que “outro mundo é possível”, com menos desigualdade, com menos exploração, com promoção da vida humana. A Economia Solidária é um jeito de fazer a atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização, finanças ou consumo baseado na democracia e na cooperação, o que chamamos de autogestão. Ou seja, na Economia Solidária não existe patrão nem empregados, pois todos os/as integrantes do empreendimento (associação, cooperativa, empresa recuperada, banco comunitário, grupo informal, etc.) são, ao mesmo tempo, trabalhadores e donos. A Economia Solidária é também um jeito de estar no mundo e de consumir (na residência, em eventos ou no trabalho) produtos locais, saudáveis, que não afetam o meio-ambiente, que não têm transgênicos e nem beneficiam grandes empresas. Considerando que a Economia Solidária baseia-se em lógicas distintas do capitalismo concorrencial, tem buscado espaços alternativos de comercialização, contribuindo para a articulação de redes, possibilitando as trocas de saberes e de experiências. Um dos espaços em que tem sido vivenciado e praticado esses objetivos são as FEIRAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. No intuito de contribuir para a visibilidade e o fortalecimento do Movimento da Economia Solidária, respeitando as diversidades regionais e buscando proporcionar a integração dos diversos atores desse Movimento, apresenta-se a II Mostra Nacional de Economia Solidária. Constitui-se como espaço de afirmação de uma identidade comum entre os empreendimentos econômicos solidários, proporcionando maior expressão da cultura, de boas práticas de sustentabilidade e de diálogos com outros movimentos sociais e culturais.

Outros objetivos da II Mostra Nacional de Economia Solidária a ser alcançados:

  • Ampliar o diálogo entre os empreendimentos econômicos solidários (EES) de todo o Brasil;
  • Promover espaço de exposição e comercialização dos produtos e serviços dos EES do Brasil;
  • Incentivar espaço para “rodas de trocas comerciais e de negócios” entre os empreendimentos e os diversos parceiros comerciais;
  • Fortalecer a campanha nacional de promoção da Economia Solidária;
  • Estimular a divulgação do Consumo Responsável dos produtos e serviços em exposição;
  • Divulgar as ações voltadas para economia solidária das instituições (governamentais ou não), bem como dos EES;
  • Expor e divulgar boas práticas sustentáveis;
  • Aproximar o movimento de Economia Solidária de outros movimentos que tenham como prática e filosofia a preservação e o cuidado com a vida.

Evento: II Mostra Nacional de Economia Solidária
Data: 08 a 12 de dezembro de 2010-11-18
Local: Praça Wilson Lins,  (antigo Clube Português) Pituba - Salvador/BA
(espaço de atividades formativas: UNIFACS – Universidade Salvador)
Horário: das 16h às 22h

A Mostra na internet

Maiores Informações:
http://cirandas.net/feiranacionaldeeconomiasolidaria

Wilson Doll
Secretário Executivo
II Mostra Nacional de Economia Solidária
71 9999 5115 8880 8690
wilsontdoll@gmail.com

Comissão de Organização:
André (SETRE/SESOL) - andreecosol@gmail.com
Antônio Haroldo Mendônça (MTE/SENAES) - antonio.mendonca@mte.gov.br
Cristina Neves (IMS) - cristi-neves@hotmail.com
Débora Rodrigues (Fórum Baiano de Economia Solidária) - debora@vidabrasil.org.br
Emilia Matos (Fórum Baiano de Economia Solidária) - emiliamsmatos@hotmail.com
Janice Vieira (Fórum Baiano de Economia Solidária) - janicevieira_coofe@hotmail.com
José da Boa Morte (MTE/ SRTE/BA) - bmorte.drtba@mte.gov.br
Lara Matos (SETRE/SESOL) - lara_andrade@hotmail.com
Lara Sena (SEAGRI /SUAF) - lara_andrade@hotmail.com
Roberto Marinho (MTE/SENAES) - roberto.alves@mte.gov.br
Ronalda Barreto (Fórum Baiano de Economia Solidária) - ronalda_barreto@uol.com.br
Shirlei Silva (IMS)- sasilva@marista.edu.br
Thiago Figueira (SEAGRI/SUAF) - thiagofigueira@gmail.com

 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
.
.
.
 Parceiros IguaíMix
.
.
.
.
 Comunidades IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webdesign da Bahia fatos & fotos agenda eventos esportes entrevista turismo religião classificados saúde cinema