iguaimix@gmail.com
 Conheça Iguaí
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
.
.
 
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
 
 
+ Notícias
.
 
imprimir

2ª Bienal do Livro de Itapetinga foi um sucesso
17 de Maio de 2011, às 10:00

Da Redação

Durante os dias 10 a 13/05, a cidade de Itapetinga recebeu poetas, escritores, artistas e palestrantes de toda a região para a 2ª Bienal do Livro. Este ano, o evento ampliou a sua atuação estendendo-se em nível regional. A coordenação geral do evento foi de Valdêique Oliveira e a comissão organizadora foi composta por Ramiro Oliveira, Robert Lemos, Júlia Lícia, Iramar Freire, Ricardo Barbosa, Lourdes Rosa, Dona Cássia, Reginaldo Natureza, Gilson Vasconcelos e Daniela Souza. Uma vasta programação aconteceu durante os quatro dias da bienal na Fundação e Associação Cultural Itapetinguense (FACI).

A Bienal do Livro foi aberta gratuitamente a toda comunidade Itapetinguense e territorial, instituições educacionais (escolas, universidades, creches) e demais seguimentos da sociedade). As escolas fizeram agendamento para visitação, mediante fichas de visitação escolar, para segurança dos alunos e acompanhamento dos profissionais da educação e comissões de acompanhamento da Bienal.

A abertura oficial aconteceu no dia 10 com “O livro de Ouro”, apresentado por  Jeane Arruda, Samira e Valdêique Oliveira. Logo após, houve a participação de Babi Teixeira (filha de Anísio Teixeira e presidente da Fundação e Casa Anísio Teixeira – Salvador/Caetité), que falou sobre tema “Anísio Teixeira: o maior educador do Brasil”, encerrando com um momento cultural.

Já no segundo dia (11/05), o evento foi aberto para a visitação, enquanto as crianças se divertiram com as apresentações dos palhaços Tião Pequeno e Danilo Jorge, além do humorista Ney de Massú. Em seguida houve uma apresentação de dança com o grupo da APAE. Foram realizadas as seguintes oficinas: fotografia, com Nilton Cirqueira (fotógrafo, roteirista e diretor de filmes); teatro, com a atriz Lidian Bispo; música, com Marilson Oliveira (multi- instrumentista, compositor e arranjador); Metodologia participativa de diagnóstico Ambiental, com a Dra. Sayonara Cotrim Sabioni (Professora do Instituto Federal Baiano - Campus Itapetinga - Doutora em Educação - Universidad Evangélica del Paraguay, Mestra em Gestão e Auditoria Ambiental - Universidad de Las Palmas de Gran Canária/Espanha e Licenciada e Bacharel em Biologia- Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais). Também houve a exibição de filmes infantis e documentários, apresentação do Grupo Balé Infantil (Academia Amar), e o Café com Letras do Proler (UESB).  À noite, aconteceu a apresentação do Clube dos Poetas de Itabuna e do espetáculo Oficina do Riso com a atriz Zizi Ferreira. A seguir, houve a apresentação do filme “O Pescador de Estrelas”, do autor  e produtor Lu Alves e a palestra “O Prazer da Leitura”, com José Carlos Assunção Novaes (sociolinguista, Mestre em Letras (UFBA), especialista em Língua Portuguesa, licenciado em Letras (UCSAL), ator, poeta, escritor,  autor de Marádida - uma luz no final do túnel (FUNCEB/Secult).                               

Na quinta-feira (12/05) novamente aconteceram visitações e apresentações dos palhaços Tião Pequeno e Danilo Jorge e do humorista  Ney de Massú. Logo após, se apresentou o Grupo Livro Digital (APAE). As oficinas foram de música, com Marilson de Oliveira (multi-instrumentista, compositor e arranjador);  teatro, com Sandyra Brito Barbosa (licenciada em Artes Cênicas – UFBA, professora e diretora de teatro); Leitura, Reciclagem de Papel e Vida e Obra de Anísio, com a Caravana da Leitura da Fundação e Casa Anísio Teixeira de Salvador/Caetité, com direção de Babi Teixeira e Fernando. Também se apresentou a Orquestra de Flauta, da Fundação Movimento de Corais Canto das Artes. Houve ainda recitais de poesias e exibição de filmes infantis e documentários, apresentações do Grupo Dançart (UESB, com direção de Jeane Arruda) e de Nair Esquivel Jandiroba sobre Lobato e Suas Histórias. À noite, Jeane Arruda fez uma apresentação solo: “A Dança das Luzes”. Foi apresentado o vídeo “Lampião e o Cangaço” e aconteceu a palestra “O Cangaço de Lampião e Maria Bonita”, com o professor e pesquisador Tadeu Botelho. Também aconteceu uma apresentação musical com Moisés Serafim, uma apresentação teatral com o Grupo Teatro Por Encomenda, com direção de Osvaldo Barbosa (“Águas do meu Paraguaçu”), sobre a vida do artista São Félix e o lançamento do cordel “O Mestre e o Poeta” em homenagem ao artista Júlio de Sousa Barbosa (São Félix), pelo professor e cangaçólogo Eduardo Fiscina.

O último dia do evento (13/05) contou novamente com apresentação dos palhaços Tião Pequeno e Danilo Jorge, além do humorista Ney de Massú e a apresentação de filmes e documentários. A seguir, se apresentou o Grupo Capoeira Raízes do Quilombo, com direção de Valério e o Balé Dança das Fadas (Dançart UESB) sob a direção de Jeane Arruda. As oficinas foram de música, com Marilson de Oliveira (multi-instrumentista, compositor e, arranjador; teatro, com Sandyra Brito Barbosa (Licenciada em Artes Cênicas – UFBA, professora e diretora de teatro); Leitura, Reciclagem de Papel e Vida e Obra de Anísio: Caravana da Leitura da Fundação e Casa Anísio Teixeira de Salvador/Caetite, sob a direção de Babi Teixeira e Fernando; Entretextos: O Prazer da Leitura (Leitura, Produção Literária e Interpretação Teatral), com José Carlos Assunção Novaes (sociolinguista e Mestre em Letras – UFBA -, ator, escritor e poeta; cordel, com Eduardo Fiscina (professor  e cangaçólogo). Também se apresentaram o Grupo de Dança Dina, o Grupo Dançart – Uesb (direção: Jeane Arruda) e o  Grupo Balé Batista. As palestras foram “No reino das palavras”, com Lu Alves (poeta, contista, compositor, psicanalista em formação, com Graduação em Letras (UESC), especialização em liderança (FGV) e MBA em Gestão de Pessoas (ESAB) e “Educação para o desenvolvimento sustentável: diagnóstico ambiental municipal participativo”, com Dra. Sayonara Cotrim Sabioni (professora do Instituto Federal Baiano - Campus Itapetinga, doutora em Educação- Universidad Evangélica del Paraguay, Mestra em Gestão e Auditoria Ambiental - Universidad de Las Palmas de Gran Canária/Espanha e licenciada e bacharel em Biologia- Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais). O Grupo de Teatro Artes Cênicas apresentou “Fragmentos Literários”, com direção de Mateus Cerqueira e o Grupo Pau de Arara encerrou a noite do último dia do evento.
 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
 
.
.
 Parceiros IguaíMix
.
.
 
WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia