iguaimix@gmail.com
 Conheça Iguaí
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
.
.
 
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
 
 
+ Notícias
.
 
imprimir

Inscrições para o Enem já somam 1,8 milhão
30 de Maio de 2011, às 08:00

Da Redação

Segundo o MEC (Ministério da Educação), até as 10h desta sexta-feira (27), 1,8 milhão de pessoas haviam se inscrito para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011. A previsão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) é que o total chegue a 6 milhões até o fim do prazo de inscrições (10 de junho).

Os interessados em participar da edição devem se inscrever exclusivamente pela internet. O prazo começou na última segunda-feira (23).

Inscrições ENEM 2011:
http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/

As inscrições custam R$ 35. E, assim como nas outras edições, haverá isenção do pagamento da tarifa para alunos que terminam o ensino médio em rede pública. As provas deste ano serão nos dias 22 e 23 de outubro.

Algumas regras seguem as mesmas no Enem 2011: estão proibidos o uso de lápis e borracha na prova e os inscritos não poderão portar relógio e celular.

"O uso de lápis e borracha não está permitido pensando nos estudantes que querem garantir a lisura do processo. Por respeito a eles, temos que coibir a possibilidade da utilização indevida desses materiais", afirma Malvina Tuttman, presidente do Inep, autarquia do MEC responsável pelo exame.

As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

Adultos podem concluir ensino médio com Enem

Maiores de 18 anos que não tiveram a chance de concluir o ensino médio podem conseguir o certificado de conclusão do curso por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos interessados devem informar, no momento da inscrição, que desejam o certificado.

Neste caso, não é necessário ter frequentado escola regular ou a educação de jovens e adultos, mas basta ter 18 anos completos. O candidato à certificação fará as mesmas provas dos estudantes que buscam vaga na educação superior pública.

A pontuação exigida para obter o documento será definida pela instituição certificadora, que o candidato deve escolher também durante a inscrição no Enem, pela internet. Mais de 350 instituições estão credenciadas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Para concluir a certificação, as instituições que firmaram o acordo de cooperação técnica com o Inep devem publicar a relação com os nomes e dados dos candidatos aprovados. Em 2010, cerca de 110 mil pessoas, com mais de 18 anos, conseguiram concluir o ensino médio ao fazer o Enem.

*Com informações da assessoria do Inep
Fonte: http://noticias.uol.com.br/educacao

 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
 
.
.
 Parceiros IguaíMix
.
.
 
WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia