Conheça Iguaí
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
.
.
 
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
 
 
+ Notícias
.
 
imprimir

Municípios terão mais ambulâncias, viaturas e facilidades na assinatura de convênios
11 de Outubro de 2011, às 07:30

Por Ascom/BA

Um decreto para desburocratizar os convênios entre Governo do Estado e prefeituras baianas foi assinado, nesta segunda-feira (10), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), durante audiência entre o governador Jaques Wagner e prefeitos. O governador anunciou a aquisição de mais 150 ambulâncias e a locação de aproximadamente 900 veículos para a Secretaria da Segurança Pública, dos quais cerca de 600 serão destinados a municípios que ainda não receberam viaturas..

Na ocasião, foi debatida também uma pauta de solicitações entregue pelos prefeitos baianos, por meio da UPB. Entre os assuntos, estão as áreas de segurança pública, educação, saúde, habitação e agricultura. Estavam representados na audiência todos os 417 municípios baianos, por meio de seus prefeitos ou pelas associações regionais de prefeituras.

Segundo o governador, várias dessas reivindicações estão sendo trabalhadas, inclusive com a participação da Secretaria das Relações Institucionais. “Assinamos um decreto relacionado a um dos pedidos mais importantes, a desburocratização da documentação que deve ser apresentada pelas prefeituras para assinatura de convênios com o Estado. Com isso, atendemos a duas dessas reivindicações, pelo menos”, afirmou. Quanto à relação com o governo federal, Wagner disse que estão sendo feitas negociações para essa facilitação no estabelecimento de convênios.

O governador afirmou que continuam sendo feitas ações em todos os municípios baianos e em todas as áreas: segurança, saúde, educação, e um exemplo é o Água para Todos. “Tem viatura nova para ser entregue, estou ajeitando para trazer mais ambulâncias novas e eu tenho certeza de que todas as obras estão chegando no dia a dia. Em todo município baiano temos um conjunto de casas novas que foi construído. Sexta-feira eu vou inaugurar mais moradias aqui em Cajazeiras, em Salvador”.

Estado solicita apoio do governo federal para combater a seca

Quanto ao problema da seca, que atinge cerca de 100 municípios, o governador disse que também estão sendo tomadas providências. “Uma enchente ou uma inundação vira notícia porque choca, mas a seca é mais cruel porque é silenciosa e não parece que há um drama, mas tem gente que não tem água para beber, animais e plantações, principalmente da agricultura familiar, que são perdidas”.

Segundo Wagner, por ser mais cruel e extensiva que as enchentes, estão sendo feitos entendimentos para que se façam limpezas de aguadas, e para a disponibilização de carros-pipa. “Estamos pedindo, para isso, a parceria com o governo federal”.

O governador disse ainda que o atendimento individual aos prefeitos continua sendo feito no gabinete. “Essa relação é permanente, não é de um dia só. Mas hoje é um marco histórico da democracia que estamos vivendo na Bahia na relação com os prefeitos, com quem eu estou muito solidário, pois são eles que estão mais perto dos problemas que o povo vive. Quem ouve o reclame de todos os problemas vividos pela população é o prefeito, daí o meu respeito e carinho e por isso o trabalho que estamos fazendo, atendendo a muitas destas solicitações”.

O presidente da UPB, Luiz Caetano, concorda que este momento é histórico, “por ser a primeira vez que um governador se dispõe a debater com todos os prefeitos, em audiência na instituição”. Segundo ele, houve vários avanços, inclusive a continuidade no atendimento às reivindicações dos prefeitos.

“O governador assinou o decreto para liberação dos convênios que já estão em andamento e os que ainda serão feitos, e haverá a continuidade das negociações, pois ainda há outros itens da pauta para serem atendidos”, declarou.

 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
 
.
.
 Parceiros IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia