Conheça Iguaí
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
.
.
 
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
 
 
+ Notícias
.
 
imprimir

Rodoviários encerram greve na Bahia, diz Sindicato

26 de Maio de 2012, às 11:00

Lílian Marques/G1 BA

Os rodoviários da Bahia decidiram encerrar a greve da categoria em assembleia realizada na manhã deste sábado (26). "Decidimos cumprir a determinação judicial. Vamos voltar ao trabalho agora", disse Manoel Machado, presidente do sindicato. De acordo com Manoel, a categoria aceitou o reajuste de 7,5% determinado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na sexta-feira (25). Segundo ele, a paralisação foi dada como encerrada em todo o estado. A greve durou quatro dias.

 

Foto: Arestides Baptista/A Tarde

 

Na sexta-feira (25), o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps) informou em nota que houve reajuste de 4,8% no ticket alimentação dos rodoviários, que era de R$ 10,70 e determinação da Justiça de pagamento do quinquênio.

Irtemunicipais

A maior parte dos ônibus intermunicipais que saem de Feira de Santana, cidade localizada a cerca de 100 km de Salvador, voltou a circular da rodoviária do município na manhã deste sábado (26), segundo informações do presidente do Sindicato dos Rodoviários na localidade, Alberto Nery. As linhas com destino a Salvador não voltaram a operar. As atividades dos rodoviários intermunicipais estavam suspensas em Feira de Santana desde o início da greve da categoria há quatro dias.

Em Itabuna, na região sul do estado, as passagens para viagens em ônibus intermunicipais voltaram a ser vendidas, inclusive para Salvador, ainda na noite de sexta-feira (25). De acordo com informações da administração da rodoviária da cidade, os ônibus saem normalmente do local neste sábado (26).

Multa

Segundo o TRT, com a decisão de não voltar ao trabalho, o sindicato da categoria vai pagar multa diária de R$ 50 mil e os sindicatos patronais de R$ 25 mil. O Tribunal informou que a greve foi considerada abusiva, mas não ilegal e que o Sindicato dos Rodoviários terá que pagar uma multa de R$ 150 mil por descumprir a liminar judicial que determina a frota de 60% dos coletivos nas ruas nos horários de pico e 40% nos horários normais. Também por não obedecer a liminar, os sindicatos patronais vão pagar multa de R$ 75 mil, informou a assessoria do Tribunal Regional do Trabalho - 5ª região.

Antes do julgamento, ocorreram algumas audiências de conciliação entre empresários e empregados de ambas as categorias, mas não houve acordo. A decisão de unir os julgamentos foi anunciada no início da tarde de quinta-feira (24). A Justiça do Trabalhoconsiderou a similaridades das matérias para tomar a decisão e reduziu o prazo legal dos processos.

 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
 
.
.
 Parceiros IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia