Forró de Luca – ao vivo
03 de Abril de 2012, às 11:00
Por Marivaldo Oliveira
Nesse instante, estou terminando a segunda audição do recém-lançado CD promocional Forró de Luca ao vivo, de Luca Mattos, o que me leva a fazer alguns comentários.
De imediato, já na primeira faixa, fiquei impressionado com a articulação e clareza vocais. Não pude deixar de me lembrar de Ademilde Fonseca, a quem perdemos recentemente, que tinha essas qualidades ao extremo, razão do epíteto rainha do choro. Dê um choro a Luca e ele sairá cantando com a mesma performance, tenho certeza.
Cada gênero e cada época têm o seu modismo. Certa vez, li um artigo publicado numa revista especializada em áudio que comparava os modismos técnicos ao utilizar as diferenças de normalização dos discos lançados no mercado. Estamos vivendo a era do groove e também dos seus excessos. Senti algo beirando a isso em algumas faixas nesse disco. Sei que o CD foi produzido com material recolhido de vários shows ao vivo com alguns retoques de estúdio. Há, por exemplo, material gravado no show em Iguaí com tecnologia de ponta cedido pela produção de CH&X, mas outros gravados em show com menor suporte tecnológico, razão pela qual a mixagem tenta fazer algo parecer uniforme, mas não pode fazer milagres na equalização. O resultado é que algumas faixas chegam mesmo a perder o brilho instrumental, tão importante para o realce da obra musical. Posso ouvir um Luca Mattos mais natural, sem muito groove, mudando a equalização, mas alguns têm que ouvi-lo da forma como foi lançado mesmo. Isso faz diferença.
O que não faz diferença é a qualidade artística de Luca Mattos. Gosto muito da altura e do seu timbre vocal, embora tenha restrições a algumas modulações, mas isso é gosto pessoal. Ele chega pra ficar, não resta dúvida, e tudo farei para divulgá-lo como um produto nosso.
O cuidado com a escolha do repertório e dos instrumentistas, enfim de toda a produção, mostra o profissionalismo de quem quer ir adiante. Parabéns Chico e Lene pelo apoio e dedicação. Vocês todos trilham o caminho certo.
|