iguaimix@gmail.com
 Conheça Iguaí
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
.
.
 
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
 
 
Religião
.
 
imprimir

VENCENDO A ANSIEDADE: Inimigo Abstrato do Ser Humano
24 de Fevereiro de 2012, às 14:00

Por Marcio S. de Oliveira
Igreja Batista Nova Sião - Iguaí - Bahia

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (I Pedro 5:7)

A população mundial é composta de sete bilhões de pessoas. Na sua maioria composta do gênero feminino, ou seja, composta de mulheres. E, a cada dia, esse número vai aumentando. Mas a nossa população se encontra doente nas suas emoções. São inúmeras as pessoas, inclusive crianças, que são vítimas deste mal. Talvez você seja uma dessas pessoas. E neste momento está sofrendo por causa dos acontecimentos que sobreveio sobre sua vida. Acontecimentos tais como: desemprego, doenças, conflitos profissionais, escassez financeira e por aí vai...

Conceito básico acerca da ansiedade

A ansiedade não é a mesma coisa que o medo, embora se pareçam em suas características. Apenas mera semelhança.

Medo: acontece quando ocorre uma resposta a um perigo real. Por exemplo: ao perceber a presença de uma víbora (cobra) venenosa, a pessoa reage com medo de ser picado e logo em seguida ela dispara correndo.

Ansiedade: acontece quando qualquer tipo de perigo objetivo esteja presente.

A ansiedade é um estado emocional parecido como medo, porém direcionado para o futuro, desproporcional e que traz intenso desconforto físico.

Bom, como diz o comentarista do jornal do SBT, José Nêumanne Pinto, vamos Direto ao assunto.

Uma pesquisa sobre o comportamento humano feita na França diz o seguinte:
75% das pessoas vivem no passado;
20% das pessoas vivem no presente;
5% das pessoas vivem no futuro.

Por essa pesquisa percebemos que 75% das pessoas vivem presas ao passado. Um passado de tortura, dor, de lembranças desagradáveis etc. Exemplos: mulheres que possuem uma estética que vislumbra qualquer homem (sem vulgarizar a exposição do exemplo), com uma estrutura monumental de seu design corporal, inteligentes, sinceras, que visam um relacionamento sincero e compromissado, contudo tiveram experiências no relacionamento anterior traumatizantes. Infidelidade conjugal, frustração com o “príncipe” encantado, decepção amorosa e falta de sinceridade. Vivem sob fortes fatores que lesaram e deixaram feridas na alma, que se reverbera (reflete) na vida atual da pessoa. São lembranças dolorosas que lhe paralisa, deixando-a presa ao medo de recomeçar tudo de novo. Não conseguem trazer, atualmente, em sua memória, um pensamento correto, esperançoso e alinhado com a vontade de Deus.

Quem vive nas lembranças do passado é porque a alma está presa ao ódio, mágoa, ressentimento etc. Conjugue que não perdoa o outro por causa da traição.

Minha alma certamente DISTO SE LEMBRA, e se abate dentro de mim (Lamentações 3:20) (grifo meu).

Neste versículo da Bíblia relata o estado emocional do profeta Jeremias que, após ver a destruição da cidade de Jerusalém, não consegue viver feliz porque sua mente está aprisionada ao passado. Só há registro em sua mente de morte e destruição, por isso ele lamenta. Muitas pessoas se encontram assim. Só há lamentos e choros, por não conseguirem vencer o seu grande inimigo (o passado). Talvez você se encontre assim: abatido (triste e prostrado), sem motivação para amar ou viver feliz com as pessoas que lhe ama.  Quem sabe você não está conseguindo corresponder aos afetos recebidos e a vida tem se tornado para você um desgosto total?

As más lembranças do passado, que estão presas em nossa alma, produzem inimigos e trabalham em nossos sentimentos no presente fazendo com quê tenhamos desconfortos como: será que amanhã vai dar certo? Vale a pena investir neste relacionamento? O primeiro faliu. Este pode ter o mesmo final. Quem sabe você não está conseguindo decidir para tomar posse do sucesso que lhe está proposto? Quem sabe você está protelando (adiando) e deixando de investir num empreendimento profissional por ter falido anteriormente?

Quem sabe você está, emocionalmente, ferido e pensa da mesma forma que o profeta Jeremias:

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança (Lamentações 3:21).

Esse era o desejo do profeta Jeremias. Se libertar do seu passado. Sua mente estava afetada pelos traumas vividos na destruição da cidade de Jerusalém. Quem sabe você vivenciou e experimentou a destruição de sua família? Quem sabe você presenciou o sofrimento de sue filho e não pôde fazer nada? E isso lhe causa dor e angústia no coração? Quem sabe você vive se angustiando ao se lembrar da humilhação que seus amigos, esposa, esposo, filho ou parentes lhes proporcionaram?

Você precisa de libertação na alma e no espírito. Só assim você estará livre para projetar seu futuro de vitórias em Cristo Jesus.

A ansiedade lhe projeta para um futuro irreal que não existe.  Proporciona na pessoa uma espécie de medo que lhe faz pensar e influencia sua conduta de vida, deixando a pessoa exposto(a) ao desequilíbrio emocional, esgotamento mental (pois atinge o sistema neurológico), exposto às doenças psicossomáticas (doenças causadas pelas feridas e doenças da alma). Isso é torturante demais para um ser humano.  A ansiedade faz com que sua vítima contemple e viva uma situação antecipada que não existe. É um mal que afeta os relacionamentos levando-os à destruição.

Solução

Viver no passado é ser escravo da dor e do sofrimento. Pois a palavra de Deus diz o contrário. Veja:

Filipenses 3:13

13 - Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, ESQUECENDO-ME das coisas que ATRÁS FICAM, e AVANÇANDO para as que estão diante de mim.

A decisão é sua para sair das prisões do passado e viva feliz com Jesus Cristo.

Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança (Lamentações 3:29).

Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias (Lamentações 3:32)

Por a boca no pó significa voltar-se para Deus, buscando em oração a libertação de seus traumas que tanto afligem sua alma (sentimentos). Deus pode e quer remover sua tristeza. É nesse momento que Deus vai se envolver com você na postura de um médico, visando curar as tuas feridas da alma.

Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes ( Mateus 9:12).

A alma é a sede das emoções (sentimentos, desejos, decisão) são atributos da alma.

Lance sobre Ele (Deus) a tua ansiedade (preocupação, medo do que vai acontecer no futuro), pois Ele vai cuidar de você, lhe proporcionando alívio, descanso e refrigério na sua alma. Ele te convida para você experimentar essa realidade. Veja:

Mateus 11:28

28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Mateus 11:29

29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Deus te conceda favor sobre tua vida.

 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
 
.
.
 Parceiros IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia