iguaimix@gmail.com
 Conheça Iguaí
  História
  Dados
  Como Chegar
  Pontos Turísticos
  Cultura
  Opinião
  Guia Comercial
  Vídeos
.
 
 Parceiros IguaíMix
.
.
.
 
 IguaíMix
  O Site
  Equipe
  Contato
 
 
Religião
.
 
imprimir

Paz ou tormento, alegria ou tristeza? (O que você tem produzido na vida daqueles que estão ao seu redor)
04 de Julho de 2012, às 11:30

Por Marcio S. de Oliveira - Igreja Batista Nova Sião

Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. (Jonas 1:4)

Você já percebeu que no mundo em que vivemos existem duas classes de pessoas? Primeiro: Aquelas que produzem alegria, felicidade, que são baluartes de sustentação nos momentos onde as dificuldades nos assaltam, têm conselhos construtivos, falam a verdade, trabalham e se esforçam ardilmente para que venhamos a vencer na vida. Segundo: Há também aquelas pessoas que quando se aproximam de nós trazem tristeza, desânimo, maus conselhos que destroem a autoestima, são fingidas, causam dor e destruição e não são amigo(as) de fato e de verdade. São como sanguessuga, tiram o que você tem e depois te abandona. Resumindo, há pessoas que estão ao nosso lado que só trazem desespero e destruição.

Jonas, o profeta de Gate-Hefer, uma pequena aldeia da Galiléia, conhecido nas narrativas bíblicas como um homem que não quis ouvir a voz de Deus e por causa disso ele causou enormes estragos na vida daqueles que o cercavam. Jonas, por um tempo, foi um homem importante para sua época. Era um profeta de credibilidade para os seus compatriotas judeus e o Rei de Israel, Jeroboão II em 700 a.C. Porém sua vida mudou para pior e, através dela, outras sofreram também num efeito chamado dominó, quando o mesmo decidiu a não querer ouvir mais a voz de Seu Senhor (Deus).

Há pessoas da mesma estirpe de Jonas em nossos dias. São pessoas mal resolvidas consigo mesmo. Trazem em si revoltas pessoais, são auto- aprisionadas em seus pensamentos destrutivos, são pessoas que, muitas vezes, estão ao seu lado, mas você sabe o quanto estas pessoas te causam estrago e malefício.  Parece que a especialidade delas é produzir tempestades (problemas). Não são felizes e não conseguem trazer felicidade para ninguém. Já diz a máxima: “só posso dar aquilo que eu tenho”. Você convive com elas porque está inserida no seu trabalho, família, circulo de amizade... E você se sente obrigado a suportar para não perder seus melhores amigos que tem ligações fortes com essas pessoas. Por isso você fica bifurcado, sem saber o que fazer.

Veja agora o que Jonas produziu nas pessoas de quem ele se aproximou. Observe o relato.

“Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se” (Jn 1:4).

Através de Jonas, que estava de viagem no navio que tinha como itinerário Jope (cidade judeia) para Társis (europa naqueles dias - atual Espanha), sobreveio uma terrível e violenta tempestade. Era uma tempestade atemporal, ou seja, incomum. Era Deus por detrás dela trazendo juízo sobre Jonas. Por causa dele e sua desobediência a Deus, a vida de muitas pessoas estavam sob ameaça de destruição e morte.

Você amigo e amiga, que tem se enveredado pelo caminho destrutivo das drogas, alcoolismo, jogatina, relacionamento extraconjugal ou está envolvido com pessoas erradas, saiba de uma coisa: você está projetando uma vida de dor, tortura, tormento, amargura para seus pais, esposo(a), irmãos e amigos. Lembre-se: suas atitudes refletem seus pensamentos e decisões.

Atente para isso:

“Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso;...” (Jonas 1:5)

Jonas Produziu aos que estavam ao seu redor:

A. MEDO. ...temeram os marinheiros. Você tem sido motivo de causar medo nos pais de seus amigos ao saberem que seu(s) filho(s) estão andando em sua companhia? Estes pais estão seguros de que você é confiável, é um bom exemplo de vida a ser seguido e seguro para os seus entes queridos? Ou você tem levado essas pessoas para uma trajetória de sofrimento, decepção e dor? Reavalie seus conceitos e condutas próprias. Reflita agora mesmo. Pare neste instante e olhe para Deus e diga: o que eu tenho sido Deus, para o Senhor e para aqueles que me cercam?

B. BUSCA PELO SOCORRO ESPIRITUAL. ...e clamavam cada um ao seu deus. Esses homens entenderam e viram que as circunstâncias difíceis só poderiam serem mudadas quando buscassem o poder sobrenatural.  Não adianta, se você, amigo e amiga, quer vencer problemas, saiba que eles devem ser combatidos pelo poder de Deus. Jesus disse: “porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5 b).

C. PERDA DE VALORES. ...e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio. O navio que Jonas estava dentro e que seguia em viagem trazia muitas especiarias, tesouros, produtos de alto valor mercantil. Aquela era uma rota comercial de navegação. Mas por causa de Jonas toda carga preciosa estava indo em direção ao fundo do mar Mediterrâneo. Quem sabe você tem sido o motivo em que casamentos foram ou estão sendo (que é uma instituição preciosíssima aos olhos de Deus e daqueles que sonharam tanto com o mesmo) arruinados. Indo para o fundo do poço? O divórcio tem entrado em lares porque você (moça ou jovem) se uniu ilegitimamente com homens ou mulheres casadas. E agora pode comtemplar famílias arruinadas, filhos chorando e revoltados porque seus pais se separaram. Se eles descobrissem que você foi um Jonas (causador de tormentas) para seu lar, qual seria a reação deles perante você? Sua consciência pesaria? Namoros promíscuos, que servem de passaporte para destruição de uma família ou desvio de personalidade de inocentes.

D. CONDUTA. ...para o aliviarem do seu peso. Amigo e amiga, você tem sido uma peso para sua casa e amigos? Você tem feito seus pais, irmãos, esposa, esposo, patrão perder o sono, ter desgosto de vida porque sua conduta é questionável e causa vergonha aos mesmos? Há pessoas que estão perdendo valores morais saudáveis e materiais erguidos na infância para se aliviarem de determinadas pessoas que só arruínam, só trazem estrago... Estão sacrificando bens preciosos como relacionamentos e amizades construídos ao longo do tempo. Isso significa que você precisa tomar consciência e fazer o que Jonas fez ao perceber que era hora de mudar, de dar um basta naquilo tudo, pois o mesmo Jonas, produtor de malefícios, descobriu que o suportável se tornara insuportável. Ele viu seus companheiros de viagem sofrerem e perderem demais. E o que Jonas fez para que aquela tempestade se acalmasse e toda angústia, tormento e percas dos viajantes cessasse?  Veja:

“E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque EU SEI QUE POR MINHA CAUSA vos sobreveio ESTA GRANDE TEMPESTADE”. (Jonas 1:12)

Eu sei: Esta frase mostra que Jonas toma consciência e a atitude de assumir seu erro. Enquanto você, amigo e amiga, não se conscientizar e tomar uma atitude de assumir que o problema é e está em você, as tempestades (problemas) só irão aumentar assombrosamente sobre você e as demais pessoas que te cercam. Enquanto Jonas não assumia e declarava seu erro, Inúteis foram baldados os esforços da parte de seus companheiros no intuito de vencer a tempestade marítima. Tudo em vão.

Entretanto, os homens remavam, para fazer voltar o navio à terra, mas não podiam, PORQUANTO O MAR SE IA EMBRAVECENDO CADA VEZ MAIS CONTRA ELES. (Jonas 1:13)

Arrependimento: É a palavra chave para que as coisas retornem ao seu devido lugar. Arrependimento significa mudança de conduta. É uma decisão de querer mudar perante Deus. É dizer para Deus que você é o causador de todo problema e precisa D’ele. Só os corajosos têm esta postura. Só os que querem mudar e vencer na vida agem assim. A Bíblia está repleta de exemplos de homens e mulheres como Zaqueu, Mateus, Paulo, a mulher samaritana etc. Foram pessoas que decidiram reescrever em Jesus uma nova história para suas vidas. Como resultado, Jesus colocou tudo no seu devido lugar e trouxe paz, alegria e prazer em viver sobre eles.
Faça o que Jesus disse aos seus discípulos:

“Mas tu, quando orares, entra no teu QUARTO e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente” (Mateus 6:6).

Pare tudo agora. Vá até o quarto e fale com Deus, em nome de Jesus, que você precisa d’Ele. De sua ajuda e força para vencer as tempestades (problemas) que envolveu sua vida, família e amigos por sua causa. Veja agora a dor daquela família, pessoa, que por seu motivo, lamenta, chora e vive em tristeza. Abra seu coração e diga-Lhe toda verdade. Não esconda nada perante Ele, pois Ele conhece teus pensamentos (Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento - Salmos 139:2). Seja sincero perante Ele e sinta sua presença te envolver num manto de amor e compreensão.

Que Deus abra seus olhos da fé para contemplar uma nova história de vida!

 
 EVENTOS IguaíMix [ VEJA TODOS ]  
.
 
.
.
 Parceiros IguaíMix
.
 
WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia