O Comércio de Iguaí fechou as portas hoje (2), Dia de Finados. No entanto, os comerciantes de flores lucraram muito nesse dia dedicado aos mortos. Diversos ambulantes compareceram no cemitério e nas suas imediações vendendo arranjos e buquês para as pessoas que se dirigiam ao local logo no início da manhã.
Pe. André Costa celebrou a Missa de Finados (Foto: Iguaí Mix)Às 10:00h foi celebrada uma missa pelo pároco de Iguaí, Pe. André Costa, reunindo dezenas de católicos em frente ao cemitério da cidade. Também estiveram presentes integrantes do Clube de Desbravadores Pedras, da Igreja Adventista de Iguaí, que distribuíram mensagens aos que visitavam os seus entes queridos ali sepultados. Um grupo de jovens da Igreja Universal do Reino de Deus, também da cidade, levava a palavra às pessoas que ali se encontravam e distribuíam jornais daquela instituição religiosa.
Cemitério de Iguaí está abandonado (Foto: Iguaí Mix)O que mais chamou a atenção, no entanto, foi o estado de abandono em que se encontra o cemitério da cidade. Há anos, vem se deteriorando com a ação de vândalos que estão destruindo túmulos e sepulturas. Segundo informações de um ex-funcionário, não há uma pessoa responsável para cuidar do local, por isso o abandono em que se encontra.
O que se pode perceber é um descaso total para com aqueles que contribuíram para a formação do nosso município, já que encontramos naquele local antigos moradores, fundadores e vários outros filhos da nossa terra. Se não há preocupação com os mortos, imagine com os que estão vivos.
Por José Carlos Assunção Novaes


1 comentário
Comente esta matéria