Novamente, os educadores de Iguaí comparecerão à sessão da Câmara de Vereadores para acompanhar a “novela” da aprovação do Plano de Carreira do Magistério de Iguaí. Hoje (20) será mais um capítulo dessa triste história que nunca chega ao fim.
Câmara de Vereadores de Iguai (Foto: Iguaí Mix)Depois de duas sessões discutindo o plano, realizadas no dia 30 de outubro e 6 de novembro, a última sessão, na semana passada (13), não foi realizada por falta de quórum. Estiveram presentes à sessão somente os vereadores Ranulfo Moreira, Enedino Pinto, Luiz Cunha e Ionara Caroso.
Já os vereadores Rubeval Pinto, Ademar Rios, Osmário Rocha, Sabino Chaves e Welton Amado não compareceram e nem enviaram justificativa para as suas ausências. Coincidência ou não, todos são do grupo de oposição ao atual prefeito, o que fica configurado como uma questão meramente político-partidária para boicotar a aprovação do plano.
A diretora da APLB Sindicato de Iguaí e da Delegacia Rio Gongogi, Rosânia Vieira, denunciou a situação ao MEC que a aconselhou a procurar o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Município. Segundo o art. 6º da Lei nº 11.738/2008 (Lei do Piso), “a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deveriam ter elaborado ou adequado, mediante leis específicas seus Planos de Carreira e Remuneração do Magistério até 31 de dezembro de 2009”.
O fato é que hoje, provavelmente, todos os vereadores deverão comparecer à sessão, pois se encontra na pauta o aumento de salários dos vereadores, vice-prefeito e prefeito do município.
Por José Carlos Assunção Novaes


2 comentários
Comente esta matéria