Neste final de semana (15 e 16), na cidade de Feira de Santana, a Federação Baiana de Futebol de Salão, realizou sua pré-temporada para árbitros de todo o estado.
O evento, apesar de abranger todo o estado da Bahia, não teve uma participação maciça de todos os árbitros do estado e da federação. Participaram árbitros de Iguaí, Nova Canaã, Poções, Salvador, Jequié, Luís Eduardo Magalhães, Feira de Santana, Itapetinga, Itabuna, Miguel Calmon, Vitória da Conquista, Brumado, entre outras cidades
No sábado (15), deu-se início com uma dinâmica de entrosamento entre os convidados, em seguida aconteceu uma palestra com Raimundo Macêdo, Vice Presidente do Sindicato de Árbitros do Estado da Bahia e Assessor Geral da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que falou das dificuldades de ser um árbitro nos dias atuais e também dicas de como ser um bom árbitro, além de relatar histórias ocorridas com ele quando atuava.
Já na segunda palestra, proferida por Cristiano Cardoso, Diretor de Árbitros da FBFS, houve continuidade do assunto falado por Macêdo na primeira palestra. A única diferença foi que Cristiano mostrou alguns vídeos com a semelhança de fatos ocorridos no cotidiano e a arbitragem em dia de atuação.
Noildo Paixão, atual Vice Presidente da FBFS, esteve também dirigindo suas palavras para todos os presentes, falando de sua belíssima história junto ao futsal, tando estadual, quanto nacional e mundial, onde o mesmo já foi árbitro FIFA, arbitrando, inclusive, uma final da Liga de Futsal de 2007, quando o Mineirinho, quebrou o recorde mundial de público, com mais de 20.500 pessoas. Já o presidente, usou poucas palavras para falar com os árbitros e convidados presentes no evento, mas destacou o total empenho que a federação promete fazer, a partir de agora, no futsal da Bahia, que praticamente estava morto em boa parte do estado.
No domingo pela manhã, após o café da manhã, foi mais um momento de tirar dúvidas da arbitragem com membros da comissão de frente da FBFS, e também da apresentação do calendário esportivo de 2014, além da eleição de sub diretores para as regiões. Ao término do evento, foi entregue aos árbitros já federados os certificados e o escudo da FBFS 2014, e aos demais árbitros o certificado de participação na pré temporada.
De uma forma geral, em se tratando de um evento estadual, foi de certa forma apático onde não houve registro de outros veículos de imprensa, horários de palestras descumpridos e desvalorização de árbitros por partes de integrantes da federação. Espera-se que a FBFS, possa, a partir desta pré temporada, olhar um pouco mais com atenção para o futsal em todo o estado, pois um esporte, que é mais praticado no Brasil e que pode ser olímpico a qualquer momento, não pode ficar do jeito que está, devendo se investir mais e ter um acompanhamento de perto por todos que estão à frente da FBFS.
—
Da Redação
2 comentários
Comente esta matéria