Com histórias de dor e superação, Dzeko e Moses duelam em Cuiabá

21/jun/2014 . 9:18


Sobreviventes de conflitos, atacantes bósnio e nigeriano dão a volta por cima e se enfrentam novamente após duelo pelo título do Inglês durante toda a temporada

Os problemas que a vida impôs a Dzeko e Moses indicavam que dificilmente estariam nas condições de astros e referências de Bósnia e Nigéria na busca por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo.

(Foto: Reuters)

(Foto: Reuters)

O caminho dos dois esteve indiretamente cruzado desde o ano passado, quando o Manchester City, defendido pelo bósnio, e o Liverpool, que tem o nigeriano no elenco, competiram até as últimas rodadas pelo título do Campeonato Inglês. Entretanto, mais do que briga por títulos ou por posições, o que está em jogo vai além. Forçados a deixar seus lares por causa de guerras religiosas e políticas, os atacantes não deram as costas para suas nações. E neste sábado, na Arena Pantanal, a partir das 19h (horário de Brasília), pelo Grupo F, mostrarão a seus países e ao mundo que um filho da terra jamais foge à luta.

Uma família destruída

Victor Moses nasceu na cidade de Kaduna, ao norte da capital nigeriana Abuja. Seu pai era um pastor cristão e liderava uma igreja mesmo consciente de que toda a família corria risco de vida por causa dos constantes conflitos religiosos que até hoje causam milhares de mortes. Grupos extremistas muçulmanos não aceitam a opção da minoria e apelam para assassinatos e atentados terroristas.

A convicção fez com que a família pagasse o preço mais alto. Na ingenuidade dos 11 anos, o garoto soube que seus pais foram mortos por causa dos conflitos. Sua vida também estava em risco. Em uma semana, parentes o enviaram para a Inglaterra. O atacante não tem nenhuma foto dos familiares. As lembranças, porém, ficarão eternamente intactas dentro de seu coração.

Na última terça-feira, mais de 20 pessoas foram mortas em um atentado feito em um local em que torcedores se juntaram para acompanhar a Copa do Mundo. Nenhum grupo reconheceu a autoria, mas o líder da facção islamita radical Boko Haram, Abubakar Shekau, já descreveu o futebol como uma perversão ocidental que busca afastar os muçulmanos da religião. Logo o futebol. Logo o esporte que transformaria a vida de Moses e que o faria retomar as relações com o país, e ainda transformá-lo em uma espécie de herói nacional.

Moses era tratado como um menino de ouro quando jovem na Inglaterra por causa de seu talento com a bola. Ele se formou jogando nas categorias de base da seleção britânica, e jornais noticiavam que seria o futuro do English Team. Mas na hora de escolher por qual país jogaria profissionalmente, suas raízes falaram muito mais alto. A Nigéria foi a eleita.

- Ele não virou as costas para seu país. Ele escolheu a Nigéria, e isso é muito importante, pois voltou para casa. É incrível. Dzeko também. O grupo da Bósnia tem feito o povo feliz depois de tempos difíceis. É isso o que o futebol faz. Especialmente para nosso país – disse o jornalista nigeriano Ololade Adewuyi.

“Medo”: Palavra inexistente no vocabulário de Dzeko 

Quando foi contratado pelo Manchester City, em 2011, Dzeko disse à imprensa local que havia pouco o que temer na vida depois de todos os acontecimentos da infância e juventude. O cenário realmente era assustador. No auge de uma guerra que envolvia a divisão da antiga Iugoslávia com interesses políticos e religiosos, o atacante viu sua casa ser bombardeada. A família se mudou para a residência dos avós do jogador. Segundo conta, 15 pessoas viviam em um apartamento de 35m². O medo era o sentimento mais constante. Provavelmente o único tipo de emoção. Parentes e amigos foram mortos, e o barulho de armas de guerra tornou-se a canção de ninar das crianças. Estima-se que mais de 100 mil pessoas tenham perdido suas vidas nos conflitos que duraram, oficialmente, três anos – entre 1992 e 1995 -, e cerca de 2 milhões deixaram o país.

Por Globo Esporte

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Segundo jornal, Adriano estaria negociando com clube da Série D da Itália

Segundo jornal, Adriano estaria negociando com clube da Série D da Itália(1)

O Terracina, time amador do país, estaria tentando levar o Imperador, que está longe de seu auge, para jogar na cidade em um projeto ambicioso Adriano foi um dos maiores jogadores da Internazionale nos últimos anos. Os seus gols e títulos renderam o apelido de “Imperador”, mostrando a importância que teve no país. E, segundo

Em busca de cinturão, Minotouro vê luta de “vai ou racha” com Johnson

Em busca de cinturão, Minotouro vê luta de “vai ou racha” com Johnson(0)

Brasileiro acredita que ainda não é a hora de pensar em parar, apesar de frequentes lesões, e diz: “Consegui chegar no pico da preparação física” A vitória de Rogério Minotouro sobre Rashad Evans em fevereiro de 2013 o colocou em boa posição na categoria dos meio-pesados (até 93kg) do UFC, já beirando uma disputa de cinturão, mas

Fora da Olimpíada, Dunga ganha alívio extra para quatro anos

Fora da Olimpíada, Dunga ganha alívio extra para quatro anos(0)

De Vanderlei Luxemburgo a Mano Menezes, a disputa dos Jogos Olímpicos já arruinou a reputação de treinadores da Seleção Brasileira. Novo comandante do time principal, Dunga sentiu essa pressão na pele em 2008, mas não deve se envolver diretamente no processo desta vez. Nesta terça-feira, Alexandre Gallo foi confirmado como técnico para os Jogos do Rio de

Torcedores de Eunápolis estão ansiosos para estreia da seleção no Intermunicipal

Torcedores de Eunápolis estão ansiosos para estreia da seleção no Intermunicipal(0)

Os torcedores apaixonados da cidade de Eunápolis estão ansiosos para a estreia da seleção local, que se prepara mais uma vez para disputar a maior competição amadora do país. Concomitantemente, o presidente da liga, Florisvaldo Garcia e toda sua comissão técnica, vêm trabalhando a todo vapor para deixar o selecionado eunapolitano pronto pra disputar o

Após desistência, prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira confirma a participação da seleção de futebol da cidade no campeonato Intermunicipal

Após desistência, prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira confirma a participação da seleção de futebol da cidade no campeonato Intermunicipal(0)

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD),  por meio de seu chefe de Gabinete, Josemar Siquara, confirmou a participação da seleção de futebol da cidade no campeonato Intermunicipal deste ano, desfazendo os boatos que foram publicados em sites da região de que a seleção não participaria por conta de o estádio municipal está em reforma.

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia