VENCENDO A ANSIEDADE: Inimigo Abstrato do Ser Humano

9/set/2012 . 21:35


Por Marcio S. de Oliveira
Igreja Batista Nova Sião – Iguaí – Bahia

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (I Pedro 5:7)

A população mundial é composta de sete bilhões de pessoas. Na sua maioria composta do gênero feminino, ou seja, composta de mulheres. E, a cada dia, esse número vai aumentando. Mas a nossa população se encontra doente nas suas emoções. São inúmeras as pessoas, inclusive crianças, que são vítimas deste mal. Talvez você seja uma dessas pessoas. E neste momento está sofrendo por causa dos acontecimentos que sobreveio sobre sua vida. Acontecimentos tais como: desemprego, doenças, conflitos profissionais, escassez financeira e por aí vai…

Conceito básico acerca da ansiedade

A ansiedade não é a mesma coisa que o medo, embora se pareçam em suas características. Apenas mera semelhança.

Medo: acontece quando ocorre uma resposta a um perigo real. Por exemplo: ao perceber a presença de uma víbora (cobra) venenosa, a pessoa reage com medo de ser picado e logo em seguida ela dispara correndo.

Ansiedade: acontece quando qualquer tipo de perigo objetivo esteja presente.

A ansiedade é um estado emocional parecido como medo, porém direcionado para o futuro, desproporcional e que traz intenso desconforto físico.

Bom, como diz o comentarista do jornal do SBT, José Nêumanne Pinto, vamos Direto ao assunto.

Uma pesquisa sobre o comportamento humano feita na França diz o seguinte:
75% das pessoas vivem no passado;
20% das pessoas vivem no presente;
5% das pessoas vivem no futuro.

Por essa pesquisa percebemos que 75% das pessoas vivem presas ao passado. Um passado de tortura, dor, de lembranças desagradáveis etc. Exemplos: mulheres que possuem uma estética que vislumbra qualquer homem (sem vulgarizar a exposição do exemplo), com uma estrutura monumental de seu design corporal, inteligentes, sinceras, que visam um relacionamento sincero e compromissado, contudo tiveram experiências no relacionamento anterior traumatizantes. Infidelidade conjugal, frustração com o “príncipe” encantado, decepção amorosa e falta de sinceridade. Vivem sob fortes fatores que lesaram e deixaram feridas na alma, que se reverbera (reflete) na vida atual da pessoa. São lembranças dolorosas que lhe paralisa, deixando-a presa ao medo de recomeçar tudo de novo. Não conseguem trazer, atualmente, em sua memória, um pensamento correto, esperançoso e alinhado com a vontade de Deus.

Quem vive nas lembranças do passado é porque a alma está presa ao ódio, mágoa, ressentimento etc. Conjugue que não perdoa o outro por causa da traição.

Minha alma certamente DISTO SE LEMBRA, e se abate dentro de mim (Lamentações 3:20) (grifo meu).

Neste versículo da Bíblia relata o estado emocional do profeta Jeremias que, após ver a destruição da cidade de Jerusalém, não consegue viver feliz porque sua mente está aprisionada ao passado. Só há registro em sua mente de morte e destruição, por isso ele lamenta. Muitas pessoas se encontram assim. Só há lamentos e choros, por não conseguirem vencer o seu grande inimigo (o passado). Talvez você se encontre assim: abatido (triste e prostrado), sem motivação para amar ou viver feliz com as pessoas que lhe ama. Quem sabe você não está conseguindo corresponder aos afetos recebidos e a vida tem se tornado para você um desgosto total?

As más lembranças do passado, que estão presas em nossa alma, produzem inimigos e trabalham em nossos sentimentos no presente fazendo com quê tenhamos desconfortos como: será que amanhã vai dar certo? Vale a pena investir neste relacionamento? O primeiro faliu. Este pode ter o mesmo final. Quem sabe você não está conseguindo decidir para tomar posse do sucesso que lhe está proposto? Quem sabe você está protelando (adiando) e deixando de investir num empreendimento profissional por ter falido anteriormente?

Quem sabe você está, emocionalmente, ferido e pensa da mesma forma que o profeta Jeremias:

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança (Lamentações 3:21).

Esse era o desejo do profeta Jeremias. Se libertar do seu passado. Sua mente estava afetada pelos traumas vividos na destruição da cidade de Jerusalém. Quem sabe você vivenciou e experimentou a destruição de sua família? Quem sabe você presenciou o sofrimento de sue filho e não pôde fazer nada? E isso lhe causa dor e angústia no coração? Quem sabe você vive se angustiando ao se lembrar da humilhação que seus amigos, esposa, esposo, filho ou parentes lhes proporcionaram?

Você precisa de libertação na alma e no espírito. Só assim você estará livre para projetar seu futuro de vitórias em Cristo Jesus.

A ansiedade lhe projeta para um futuro irreal que não existe. Proporciona na pessoa uma espécie de medo que lhe faz pensar e influencia sua conduta de vida, deixando a pessoa exposto(a) ao desequilíbrio emocional, esgotamento mental (pois atinge o sistema neurológico), exposto às doenças psicossomáticas (doenças causadas pelas feridas e doenças da alma). Isso é torturante demais para um ser humano. A ansiedade faz com que sua vítima contemple e viva uma situação antecipada que não existe. É um mal que afeta os relacionamentos levando-os à destruição.

Solução

Viver no passado é ser escravo da dor e do sofrimento. Pois a palavra de Deus diz o contrário. Veja:

Filipenses 3:13

13 – Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, ESQUECENDO-ME das coisas que ATRÁS FICAM, e AVANÇANDO para as que estão diante de mim.

A decisão é sua para sair das prisões do passado e viva feliz com Jesus Cristo.

Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança (Lamentações 3:29).

Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias (Lamentações 3:32)

Por a boca no pó significa voltar-se para Deus, buscando em oração a libertação de seus traumas que tanto afligem sua alma (sentimentos). Deus pode e quer remover sua tristeza. É nesse momento que Deus vai se envolver com você na postura de um médico, visando curar as tuas feridas da alma.

Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes ( Mateus 9:12).

A alma é a sede das emoções (sentimentos, desejos, decisão) são atributos da alma.

Lance sobre Ele (Deus) a tua ansiedade (preocupação, medo do que vai acontecer no futuro), pois Ele vai cuidar de você, lhe proporcionando alívio, descanso e refrigério na sua alma. Ele te convida para você experimentar essa realidade. Veja:

Mateus 11:28

28 – Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Mateus 11:29

29 – Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Deus te conceda favor sobre tua vida.

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Papa Francisco lidera lista de personalidades mais honestas

Papa Francisco lidera lista de personalidades mais honestas(0)

Um ranking, feito pela consultoria Giacobbe e Associados, listou quem os argentinos consideram os mais honestos entre pessoas influentes do país e do mundo. O papa Francisco, um portenho, ficou em primeiro lugar. O ex-presidente Arturo Illía, famoso por nunca ter sido envolvido em casos de corrupção, foi um dos políticos argentinos mais bem avaliados. Ele foi

Show Luiz Arcanjo encerra Semana do Evangélico em Iguaí

Show Luiz Arcanjo encerra Semana do Evangélico em Iguaí(2)

Na noite de ontem (20), uma multidão de pessoas marcou presença na Praça Manoel Novaes com a participação de pastores de várias igrejas e seus respectivos membros, além de pessoas das cidades circunvizinhas, que acompanharam o show de Luiz Arcanjo, cantor que foi a atração da Semana do Evangélico em Iguaí. Luiz Arcanjo, que possui influências

Grupo Novo Pentecostes realiza Kairós hoje em Iguaí

Grupo Novo Pentecostes realiza Kairós hoje em Iguaí(0)

O Grupo de Oração Novo Pentecostes da Renovação Carismática Católica (RCC) de Iguaí, que pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro estará realizando hoje (19), na Praça Manoel Novaes, a partir das 19:30h, o Kairós (Tempo de Graça). Com o tema “Conservai a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Ef. 4,5), será realizado

Começa a Semana do Evangélico em Iguaí

Começa a Semana do Evangélico em Iguaí(1)

Na noite de ontem (18) deu-se início, na Igreja Evangélica Emanuel, a Semana do Evangélico de Iguaí. Com a participação de pastores de várias igrejas e seus respectivos membros iniciaram o final de semana festivo. Durante os dias 18 e 19 acontecerão palestras com a presença de diversos pastores e outras atividades religiosas na Igreja Emanuel,

Pároco de Iguaí, Pe. André Costa, comemora 4 anos de ordenação sacerdotal

Pároco de Iguaí, Pe. André Costa, comemora 4 anos de ordenação sacerdotal(1)

Nesta quinta feira (17), o pároco de Iguaí, Padre André Costa, comemora seus quatro anos de ordenação sacerdotal.  Um dos mais novos dos padres do vicariato São Marcos, da Arquidiocese de Vitória da Conquista, mostra que tem uma atenção não só voltada para a igreja, mas também sim com as questões sociais. O Padre André

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia