Prefeitura estuda não decretar feriado municipal na Copa

9/dez/2013 . 10:28


Ao contrário do que aconteceu na Copa das Confederações, a Prefeitura de Salvador pode não decretar feriado municipal nas seis partidas da Copa do Mundo 2014 que vão acontecer na cidade.

(Foto: Margarida Neide / Arquivo | Ag. A Tarde)

(Foto: Margarida Neide / Arquivo | Ag. A Tarde)

De acordo com a assessoria do Escritório da Copa (Ecopa), a decisão ainda não é oficial, mas o prefeito ACM Neto estuda essa possibilidade, por conta da quantidade de jogos.

O presidente do Sindicato de Lojistas da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta, disse que está confiante que o prefeito não repita o modelo da Copa das Confederações, no qual o município decretou feriado nos dias dos jogos na Arena Fonte Nova. “Estamos aguardando que ele não cometa o mesmo equívoco da Copa das Confederações. Espero que ele reflita bastante sobre a economia da cidade”.

De acordo com Motta, os feriados municipais na competição internacional realizada esse ano representaram 40% de prejuízo para o comércio. “O acordo com comércio permite o uso da mão de obra em dia de feriado, mas é muito caro, porque tem que pagar R$ 33 para o trabalhador, além de auxílio alimentação e vale-transporte. Isso prejudica a loja de rua e beneficia a de shopping”, explica.

O sindicalista sugere que a prefeitura decrete ponto facultativo, o que daria folga para o funcionalismo público, mas não afetaria o comércio. O Sindiloja pretende apresentar essa proposta na próxima semana, quando será entregue um ofício sobre o assunto na prefeitura.

Redes sociais

Enquanto o governo municipal não chega a uma definição, internautas montam um calendário da Copa em Salvador e brincam como a possibilidade do Mundial “parar” a cidade entre os dias 12 e 25 de junho. Se ACM Neto decretar folga, nesse período teriam cinco feriados – três municipais, um estadual (São João) e um nacional (Corpus Christi) -, além de três jogos do Brasil, quando o expediente geralmente é encerrado mais cedo. Ou seja, entre 12 e 25 de junho, os soteropolitanos teriam apenas um dia útil (18 de junho) sem feriado ou partida do Brasil. Isso considerando apenas a primeira fase.

Nas outras etapas do Mundial, ainda terá mais duas partidas na Arena Fonte Nova, nos dias 1ª e 5 de julho. Se o Brasil chegar até a final do Copa também teriam mais três jogos. Até o encerramento da competição, no dia 13 de julho, também ainda tem o feriado estadual de 2 de julho.

 

Por A Tarde

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Morre o escritor Ariano Suassuna

Morre o escritor Ariano Suassuna(0)

O escritor Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira. A informação é do Real Hospital Português, de Recife, onde o escritor estava internado desde a noite de segunda-feira. De acordo com a nota de falecimento, Suassuna teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana.  A morte de Ariano Suassuna, aos 87 anos, no Recife, priva a sociedade brasileira de um personagem ao

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%(0)

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22) mostra Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 38% das intenções de voto para presidente da República. Em seguida, aparecem o senador Aécio Neves (PSDB), com 22%, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 8%. No levantamento anterior realizado pelo instituto, em junho, Dilma aparecia com 39%, Aécio com 21% e

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014(0)

A modelo Anne Lima, de 20 anos, representante da cidade de Caetité, a 648 km de Salvador, foi eleita Miss Bahia 2014. Ela foi escolhida entre 28 candidatas, em concurso que aconteceu sábado, 19, na capital baiana. Além de receber a coroa e de poder rerpresentar o estado na competição nacional, o Miss Brasil, Anne

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência(0)

Debate, que reúne Paula Miraglia, Jailson de Souza e Silva e Rene Uren, aborda o desenvolvimento urbano e a promoção da segurança Tradição na Flip, a mesa Zé Kleber neste ano discutirá o papel do urbanismo na construção de uma cidade mais democrática, acessível e menos desigual. O debate acontece na quinta-feira (31/7), às 9h30,

Flip anuncia a programação FlipMais

Flip anuncia a programação FlipMais(0)

Encontros acontecem na Casa da Cultura em mesas sobre políticas públicas, literatura, cinema e Millôr Fernandes, homenageado da Flip 2014 A cada ano, o burburinho literário da Flip extravasa a moldura da tenda e corre em diversos afluentes pelas ruas de pedra da cidade que a acolhe. Em mais uma edição, é nas atividades da

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia