O Colégio Estadual Duque de Caxias, de Iguaí, não funcionou hoje (20), Dia da Consciência Negra, devido à paralisação dos professores do estado da Bahia. Várias apresentações de alunos, em homenagem a este dia, foram transferidas para amanhã (21).
Pátio do CEDC em Iguaí (Foto: Iguaí Mix)A categoria rejeitou em assembleia realizada no dia 14 a proposta da Secretaria de Educação e do governo do estado da Bahia. Para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (APLB), o calendário letivo para 2013 deve ser único e não dois, como pretende o governo estadual.
De acordo com o calendário divulgado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o ano letivo de 2013 terá dois inícios. As aulas começam em março para as 1.076 escolas que vão concluir o ano letivo entre 13 de dezembro e 31 de janeiro. Já nas outras escolas, o ano letivo começará em abril. Neste grupo estão as instituições que vão concluir o ano letivo no período entre fevereiro e março.
Para a APLB, isso poderá gerar evasão escolar e esvaziar as escolas que começam em abril, além de afetar as férias dos professores que trabalham em duas escolas.
Uma nova paralisação está marcada para a próxima terça-feira (27).
Por José Carlos Assunção Novaes


Comente agora
Comente esta matéria