Brasil vence o nervosismo e bate a Croácia na estreia da Copa

12/jun/2014 . 22:19


Jogo começa difícil, com Marcelo fazendo gol contra. Mas Neymar brilha e resolve a situação marcando duas vezes a favor da Seleção Brasileira. Oscar marcou ainda mais um gol no fim

A exemplo do que ocorreu na estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2002, um pênalti mal marcado por um árbitro asiático, e convertido – dessa vez por Neymar – foi fundamental para o time vencer, por 3 a 1, agora contra a Croácia, e de virada, e na Arena Corinthians, em São Paulo. 

(Foto: Eduardo Viana/LANCE!Press)

(Foto: Eduardo Viana/Lance!Press)

Há 12 anos, os protagonistas foram o sul-coreano Kim Young, o atacante Luizão – que sofreu a falta fora da área – e Rivaldo, que acertou a cobrança. Um chute surpreendente de Oscar, no finzinho, selou a sorte do adversário.

Mas a Seleção, na realidade, fez uma partida discreta, abusando das bolas aéreas, na ausência de criatividade, e falhou em repetidas ocasiões atrás, oferecendo oportunidades à equipe europeia.

O Brasil começou sem saber como superar o esquema defensivo da Croácia, e com o adversário executando com perfeição os contra-ataques, deixando a zaga quase sempre atrapalhada. Daí o gol de Marcelo, contra, logo aos dez minutos. Mas a equipe quadriculada recuou excessivamente, permitindo que a Seleção tivesse a posse da bola, e encontrasse até, por isso, espaços na área.

Apesar disso, as melhores oportunidades surgiram de fato com chutes longos: o primeiro de Oscar, para bela defesa de Pletikosa, e o segundo de Neymar, que entrou no cantinho esquerdo, graças também à falha do goleiro. Daí em diante, o Brasil avançou a marcação, e passou a ter efetivamente o controle da partida, dado que os croatas já não ousavam sair da toca. Na realidade, e essa era a expectativa para a etapa final – se teimassem em jogar apenas na retaguarda, como time pequeno, acabariam perdendo.

No entanto, mudaram ligeiramente a postura, ora tentando tocar trocar passes, ora tentando surpreender com saídas em velocidade. A prioridade, porém, era gastar o tempo, considerando, assim, que o empatezinho era um ótimo resultado, principalmente depois dos 15 minutos. Luiz Felipe Scolari substituiu Paulinho e Hulk por, respectivamente, Hernanes e Bernard, mas a principal dificuldade do time – penetrar na área adversária – seguia aparente.

Aos 24, Fred disputou uma bola com Lovren, e o árbitro japonês Yuchi Nishimura assinalou pênalti equivocadamente, alegando que o zagueiro havia puxado o atacante. Os croatas, é claro, reclamaram muito, e com razão, mas sem efeito. Neymar cobrou à direita. Pletikosa acertou o canto e ainda tocou na bola, mas essa entrou: 2 a 1.

A Croácia também fez mudanças. E ainda buscou o empate. Aos 38, o árbitro deu falta de Olic em Júlio César em um lance que acabou em gol. Dessa vez, porém, a marcação foi correta. Aos 45, Oscar, com um chute certeiro de fora da área, fez 3 a 1. Seria um exagero afirmar que a vitória foi injusta, mas não convenceu. Quem sabe o time pode melhorar para a próxima.

FICHA TÉCNICA - BRASIL 3 X 1 CROÁCIA

  • Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
  • Data/Horário: 12/6/2014,
  • Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)
  • Assistentes: Toshiyuki Nagi (JAP) e Toru Sagara (JAP)
  • Gols: Marcelo, contra, aos 11′/1°T; Neymar, aos 29′/1°T, aos 25′/2°T e Oscar aos 45′/2°T
  • Cartão amarelo: Neymar (Brasil), Lovren e Corluka (Croácia)

BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Hernanes, aos 15′/2°T) e Oscar; Hulk (Bernard, aos 22′/2°T), Neymar (Ramirese, aos 41′/2°T) Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

CROÁCIA: Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Vrsaljko; Rakitic (Brozovic, aos 17′/2°T) Kovacic e Modric, Perisic; Olic e Jelavic (Rebic, aos 35’/2ºT). Técnico: Niko Kovac.

Por Lance!Net

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Segundo jornal, Adriano estaria negociando com clube da Série D da Itália

Segundo jornal, Adriano estaria negociando com clube da Série D da Itália(1)

O Terracina, time amador do país, estaria tentando levar o Imperador, que está longe de seu auge, para jogar na cidade em um projeto ambicioso Adriano foi um dos maiores jogadores da Internazionale nos últimos anos. Os seus gols e títulos renderam o apelido de “Imperador”, mostrando a importância que teve no país. E, segundo

Em busca de cinturão, Minotouro vê luta de “vai ou racha” com Johnson

Em busca de cinturão, Minotouro vê luta de “vai ou racha” com Johnson(0)

Brasileiro acredita que ainda não é a hora de pensar em parar, apesar de frequentes lesões, e diz: “Consegui chegar no pico da preparação física” A vitória de Rogério Minotouro sobre Rashad Evans em fevereiro de 2013 o colocou em boa posição na categoria dos meio-pesados (até 93kg) do UFC, já beirando uma disputa de cinturão, mas

Fora da Olimpíada, Dunga ganha alívio extra para quatro anos

Fora da Olimpíada, Dunga ganha alívio extra para quatro anos(0)

De Vanderlei Luxemburgo a Mano Menezes, a disputa dos Jogos Olímpicos já arruinou a reputação de treinadores da Seleção Brasileira. Novo comandante do time principal, Dunga sentiu essa pressão na pele em 2008, mas não deve se envolver diretamente no processo desta vez. Nesta terça-feira, Alexandre Gallo foi confirmado como técnico para os Jogos do Rio de

Torcedores de Eunápolis estão ansiosos para estreia da seleção no Intermunicipal

Torcedores de Eunápolis estão ansiosos para estreia da seleção no Intermunicipal(0)

Os torcedores apaixonados da cidade de Eunápolis estão ansiosos para a estreia da seleção local, que se prepara mais uma vez para disputar a maior competição amadora do país. Concomitantemente, o presidente da liga, Florisvaldo Garcia e toda sua comissão técnica, vêm trabalhando a todo vapor para deixar o selecionado eunapolitano pronto pra disputar o

Após desistência, prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira confirma a participação da seleção de futebol da cidade no campeonato Intermunicipal

Após desistência, prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira confirma a participação da seleção de futebol da cidade no campeonato Intermunicipal(0)

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD),  por meio de seu chefe de Gabinete, Josemar Siquara, confirmou a participação da seleção de futebol da cidade no campeonato Intermunicipal deste ano, desfazendo os boatos que foram publicados em sites da região de que a seleção não participaria por conta de o estádio municipal está em reforma.

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia