Dramaturgo baiano lança livro com textos e críticas de três espetáculos teatrais

5/dez/2012 . 10:22


O livro “Desmontando Shakespeare”, de Paulo Atto, mostra detalhes das três montagens do autor: A Terra de Caliban, A Herança de Macbeth e Antônio e Cleópatra: o desencontro do olhar

Contribuir para a memória do teatro, apresentando os textos de três montagens do diretor Paulo Atto, além de registrar um pouco das montagens com fotos, fichas técnicas, críticas e reflexões sobre os processos de encenação e elaboração das peças. Este é o principal objetivo do livro “Desmontando Shakespeare”, que será lançado pelo diretor artístico e dramaturgo, Paulo Atto, no dia 11 de dezembro, terça-feira, às 18h30, no Instituto Feminino (Politeama), em Salvador.

 

Foto: divulgação

Para o autor, a intenção é que o livro sirva como de fonte de inspiração e de pesquisa para outros atores e diretores, grupos e escolas de teatro no Brasil e no exterior. “Desmontando Shakespeare” possui apoio financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Governo do Estado da Bahia, tendo sido vencedor do Edital do Fundo de Cultura de 2011.

Após um processo de produção que durou aproximadamente dois anos, o dramaturgo e diretor artístico Paulo Atto lança o livro que traz detalhes de três montagens: “A Terra de Caliban”, inspirada em “A Tempestade” de W. Shakespeare; “A Herança de Macbeth”, cuja fonte foi “Macbeth” (Shakespeare); e “Antônio e Cleópatra: o desencontro do olhar” baseado no homônimo “Antonio e Cleópatra”, também do autor inglês.

Os textos originais foram o ponto de partida para a criação das obras de Paulo Atto como “projetos de encenação” e aconteceram no Brasil e no exterior, através da Cia Avatar e da Cia Quasar Teatro de Astúrias (Espanha). O lançamento da obra faz parte de um projeto editorial de Paulo Atto, que nos próximos cinco anos irá publicar todo o seu trabalho enquanto diretor e dramaturgo. Este projeto editorial marca o início das comemorações dos 30 anos de carreira artística de Paulo Atto, que serão completados em 2013.

Para aumentar a possibilidade de diálogo com o público leitor, a obra foi montada em duas línguas: português e espanhol. “O sucesso do meu trabalho enquanto diretor veio, sem nenhuma dúvida, do exterior. Foi fora do Brasil que eu tive a recepção mais empolgante ao meu trabalho, com a minha Cia de Teatro Avatar. Muitos dos países em que estivemos são de língua espanhola. Assim, me pareceu natural que o livro pudesse dialogar com estes públicos”, avalia Paulo Atto. Além disso, o diretor conta, ainda, que parte do seu trabalho em pedagogia teatral, ministrando conferências e workshops, foi também realizado no exterior com grupos de teatro, Universidades e Institutos de Arte Cênicas. Assim, a obra poderá ser utilizada por este público.

Sobre as montagens que deram origem ao livro, Paulo conta que criou o roteiro e o texto a partir do original, porém muito mais das ideias do autor e de sua visão sobre o tema, ou o conjunto de temas. O diretor Paulo Atto teve a intenção de que estas montagens falassem destes temas shakespereanos a partir do olhar brasileiro, com a cosmovisão brasileira e latina e com uma relação dialógica com a mitologia iorubá. “O livro mostra que o texto e o contexto das obras nas montagens dos espetáculos vieram a partir de temas contemporâneos e do local onde estamos. Exploramos as nossas impressões sobre o mundo a partir da nossa mitologia, olhar e valores”, analisa Atto.

Para o autor, um livro sempre possibilita novos caminhos a percorrer, novas possibilidades de intercambio e novas respostas. Ainda de acordo com Paulo Atto, o objetivo é que “Desmontando Shakespeare” possa ser o ponto de partida para outros profissionais de teatro pensarem o fenômeno teatral hoje.

Sobre o autor

Paulo Atto é dramaturgo, diretor teatral e produtor cultural, com 30 anos de atuação no meio artístico. Possui formação em filosofia e teatro. Participou de diversos programas sobre interpretação e artes cênicas na Alemanha, Rússia, Espanha, Dinamarca e Portugal. Fundou a Cia de Teatro Avatar em 1987 e, em 2003, associou-se a outros artistas para a criação da Ciacen – Centro Internacional Avatar de Artes, do qual é diretor-presidente. Dirigiu espetáculos no Brasil e no exterior, além de possuir experiência internacional em pedagogia teatral.

Atualmente é coordenador da Câmara Técnica de Cultura do Colegiado Territorial da Chapada Diamantina. Também é curador e diretor artístico de diversos projetos como o Festival de Teatro da Caatinga, Encontro de Arte e Cultura Popular de Irecê e o Circuito Cultural da Chapada Diamantina. É membro fundador da Rede Ibero Americana de Animação Sociocultural, com sede em Salamanca e colaborador da Companhia Abrego Teatro de Santander, ambas na Espanha.

Atto já realizou oficinas e apresentou espetáculos em países como Colômbia, Espanha, Venezuela, México, Rússia, Estados Unidos, Equador, Cuba, Suíça, Itália e Canadá. Recentemente, a respeitada pesquisadora Beatriz J. Rizk cita o diretor no seu livro “Posmodernismo y teatro en América Latina: Teorías y prácticas en el umbral del siglo XXI”, lançado pela Universidade de Minessota e The State of Iberomerican Series/Universidade Nacional Mayor de San Marcos, nos EUA.

Serviço

Desmontando Shakespeare – Paulo Atto

Co-edição:  da M12 da Bahia e da editora paulista Terceira Margem, responsável pela distribuição da obra.

324 páginas

Projeto editorial do designer Luciano Robatto.

 

Por Carla Fonseca

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Morre o escritor Ariano Suassuna

Morre o escritor Ariano Suassuna(0)

O escritor Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira. A informação é do Real Hospital Português, de Recife, onde o escritor estava internado desde a noite de segunda-feira. De acordo com a nota de falecimento, Suassuna teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana.  A morte de Ariano Suassuna, aos 87 anos, no Recife, priva a sociedade brasileira de um personagem ao

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%(0)

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22) mostra Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 38% das intenções de voto para presidente da República. Em seguida, aparecem o senador Aécio Neves (PSDB), com 22%, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 8%. No levantamento anterior realizado pelo instituto, em junho, Dilma aparecia com 39%, Aécio com 21% e

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014(0)

A modelo Anne Lima, de 20 anos, representante da cidade de Caetité, a 648 km de Salvador, foi eleita Miss Bahia 2014. Ela foi escolhida entre 28 candidatas, em concurso que aconteceu sábado, 19, na capital baiana. Além de receber a coroa e de poder rerpresentar o estado na competição nacional, o Miss Brasil, Anne

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência(0)

Debate, que reúne Paula Miraglia, Jailson de Souza e Silva e Rene Uren, aborda o desenvolvimento urbano e a promoção da segurança Tradição na Flip, a mesa Zé Kleber neste ano discutirá o papel do urbanismo na construção de uma cidade mais democrática, acessível e menos desigual. O debate acontece na quinta-feira (31/7), às 9h30,

Flip anuncia a programação FlipMais

Flip anuncia a programação FlipMais(0)

Encontros acontecem na Casa da Cultura em mesas sobre políticas públicas, literatura, cinema e Millôr Fernandes, homenageado da Flip 2014 A cada ano, o burburinho literário da Flip extravasa a moldura da tenda e corre em diversos afluentes pelas ruas de pedra da cidade que a acolhe. Em mais uma edição, é nas atividades da

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia