Baianos festejam 40 anos de Conceição da Praia como padroeira

8/dez/2012 . 9:41


Festa é realizada desde a fundação da primeira capela, em 1549. Diversas missas marcam a celebração. Confira a programação.

Tradição católica mantida por fiéis há mais de quatro séculos, a festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia terá uma celebração especial. Nesta quinta-feira (8), a Imaculada Conceição completa 40 anos como padroeira principal do estado da Bahia. A história da festa, assim como a da igreja, se confunde com a história da cidade de Salvador. “A festa ultrapassa a dimensão da fé e valoriza principalmente a cultura local e a memória. Com a tradição da festa, nós estamos recordando que por aqui existiu um povo de fé e nós devemos perpetuar isso”, conta o vigário paroquial da igreja, Padre Valson Sandes.

 

Foto: Egi Santana

 

Santuário

A Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada na Cidade Baixa, era uma pequena capela em 1549, ano em que foi construída por ordem do então governador do Brasil, Tomé de Souza. Desde esse período a festa é realizada, mas não com a proporção de hoje. “Antigamente não tinha data específica. Criou-se a tradição de que o sábado era dia de Nossa Senhora”, relata o vigário. Após outras três construções, o templo religioso tomou a forma que possui nos dias atuais. “A igreja levou cerca de 300 anos para ficar com a estrutura que tem hoje”, conta Padre Valson. Em 1623, a igreja foi elevada à Matriz da Nova Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Praia e, em 1736, à Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Já no século XX, em 1946, a igreja recebeu o título de Basílica Menor, devido à importância do templo. Em 2010, o cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo proclamou a Basílica ao status de Santuário Mariano Arquidiocesano, o “Coração Mariano da Arquidiocese”. Na época, o cardeal era Arcebispo Primaz do Brasil. “Isso significa que esse é o lugar mais importante de devoção a Nossa Senhora. Todas as outras paróquias devem fazer peregrinação para cá”, explica o pároco Adailton Pinto Lopes, responsável pela Basílica. Apesar do valor religioso, histórico e cultural, padre Adailton lamenta a falta de compromisso do estado e da sociedade com o templo, tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) desde 1938.

Procissão

No feriado desta quinta-feira (8), os fiéis assistem às diversas missas solenes à espera da procissão, marcada para ocorrer logo após a missa campal realizada pelo atual Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger (Veja programação abaixo). “Para a missa das 9h, que é a missa principal, a missa campal, nos anos anteriores nós recebemos em média cerca de 10 a 20 mil pessoas. Esse ano nós esperamos mais”, estima Padre Valson.

Conforme dita a tradição, entre os elementos presentes da procissão estão o andor com a imagem da Conceição da Praia, a imagem de São José (esposo virginal de Nossa Senhora), a imagem do “menino Jesus” e outra em homenagem à Santa Barbara. Padres, fiéis, seminaristas e a população seguem o andor acompanhado do trio elétrico ao som do coral da Basílica. “É minha sexta festa. Vejo como um momento muito forte de demonstração pública de fé, amor à mãe de Jesus, sinal de comunhão. Nesse dia, as ruas da Cidade Baixa ficam repletas de gente rica, pobre, branca, preta. E todo mundo é irmão”, afirma o pároco Adailton.

Segundo Padre Valson, o sincretismo religioso entre Nossa Senhora da Conceição e Oxum, divindade da água doce na religião de matriz africana, ainda é presente no dia 8. “Tem muita gente que vai à porta da igreja e toma banho de folha, banho de alfazema, banho de pipoca, muita gente veste amarelo por causa da cor de Oxum”, conta. “A gente deixa bem claro que Nossa Senhora é Nossa Senhora e Oxum é Oxum. Isso não é preconceito. Existe a diferença entre as duas e os irmãos do candomblé também reconhecem essa diferença. A gente respeita muito a religião de matriz africana”, conclui.

O dia 8 de dezembro foi oficializado como o dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia por ser a data em que foi proclamado o dogma da Conceição de Maria, em 1854, pelo Papa Pio IX, que confirmava que a concepção da mãe de Jesus havia sido sem pecado. A pedido dos bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste III, o Papa Paulo VI decretou em 1971, Nossa Senhora da Conceição da Praia a padroeira da Bahia.

Programação 8 de dezembro

4h45 - Alvorada de fogos
5h - Missa com padre Ronaldo Marques Magalhães, da Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo
6h - Missa com o pároco Adailton Pinto Lopes
7h - Missa com vigário paroquial Valson Sandes
9h - Missa presidida pelo Arcebispo Primaz do Brasil Dom Murilo Kieger

Procissão

11h - Missa com padre da Igreja do Bonfim, o cônego Edson Menezes da Silva
14h - Missa com pároco Adailton Pinto Lopes
16h - Missa da Graça de Deus, com o vigário paroquial da Igreja Nossa Senhora do Resgate, Arinilton Volarindo de Souza
18h - Missa da Amizade, com o frei Mario Sergio Souza, do Convento Nossa Senhora da Piedade

 

Por G1 Bahia

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Morre o escritor Ariano Suassuna

Morre o escritor Ariano Suassuna(0)

O escritor Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira. A informação é do Real Hospital Português, de Recife, onde o escritor estava internado desde a noite de segunda-feira. De acordo com a nota de falecimento, Suassuna teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana.  A morte de Ariano Suassuna, aos 87 anos, no Recife, priva a sociedade brasileira de um personagem ao

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%(0)

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22) mostra Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 38% das intenções de voto para presidente da República. Em seguida, aparecem o senador Aécio Neves (PSDB), com 22%, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 8%. No levantamento anterior realizado pelo instituto, em junho, Dilma aparecia com 39%, Aécio com 21% e

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014(0)

A modelo Anne Lima, de 20 anos, representante da cidade de Caetité, a 648 km de Salvador, foi eleita Miss Bahia 2014. Ela foi escolhida entre 28 candidatas, em concurso que aconteceu sábado, 19, na capital baiana. Além de receber a coroa e de poder rerpresentar o estado na competição nacional, o Miss Brasil, Anne

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência(0)

Debate, que reúne Paula Miraglia, Jailson de Souza e Silva e Rene Uren, aborda o desenvolvimento urbano e a promoção da segurança Tradição na Flip, a mesa Zé Kleber neste ano discutirá o papel do urbanismo na construção de uma cidade mais democrática, acessível e menos desigual. O debate acontece na quinta-feira (31/7), às 9h30,

Flip anuncia a programação FlipMais

Flip anuncia a programação FlipMais(0)

Encontros acontecem na Casa da Cultura em mesas sobre políticas públicas, literatura, cinema e Millôr Fernandes, homenageado da Flip 2014 A cada ano, o burburinho literário da Flip extravasa a moldura da tenda e corre em diversos afluentes pelas ruas de pedra da cidade que a acolhe. Em mais uma edição, é nas atividades da

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia