Após incêndio, SAC volta a funcionar no prédio do Instituto de Cacau

2/out/2012 . 12:30


Fogo destruiu estrutura de prédio histórico no dia 16 de agosto deste ano. Serviços gratuitos foram transferidos até conclusão de reparos na unidade.

Do G1 BA

O SAC que funciona no prédio do Instituto de Cacau, em Salvador, será reaberto na quarta-feira (3), mais de 80 dias depois do incêndio que destruiu a estrutura do edifício, situado na Avenida da França, em Salvador, segundo anunciado pela Secretaria de Comunicação da Bahia (Secom). A unidade passou por período de reparos e começa a oferecer 300 senhas diárias para o serviço de emissão da segunda e demais vias da carteira de identidade.

Foto: Augusto Santos/A Tarde

No SAC ocorre ainda serviços de 19 órgãos estaduais, que juntos somam 3.310 senhas por dia. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Na unidade funciona o SAC Educação, voltado para os serviços relacionados aos professores da rede estadual de ensino. Até então, os serviços do SAC Comércio foram transferidos para unidades dos bairros de Pau da Lima e de Periperi, segundo o Governo da Bahia.

Ainda de acordo com o órgão, um posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) será reaberta no local no mês de novembro deste ano. Ao todo, os órgãos que oferecem serviços através dos SAC são: Detran, Previdência Estadual, Embasa, Sefaz Municipal e Sefaz Estadual, Planserv, Sinebahia, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Coelba, Procon, Serviço de Atendimento aos Fornecedores do Estado (SAF) e Tribunal de Justiça (TJ/BA).

Mais informações podem ser obtidas por meio do site do SAC ou pelo telefone 0800 071 5353 (de telefones fixos) e 4020 5353 (de aparelho celular).

Instituto de Cacau

Após o incêndio, o prédio ficou com com a estrutura comprometida e parte da parede que ficou rachada desabou. No último pavimento, andar destruído pelo fogo, estava sendo preparado para abrigar uma unidade de atendimento da Defensoria Pública da Bahia.

Todos os órgãos que funcionam no prédio – Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), Defensoria Pública da Bahia e Secretaria da Educação – precisaram suspenser o atendimento. Em novembro do ano passado, uma sala no prédio do Instituto de Cacau foi atingida por um princípio de incêndio e as chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros.

O incêndio foi iniciado logo depois das 10h e controlado por volta das 13h do dia 16 de agosto deste ano. O Instituto de Cacau foi construído na década de 1930 e foi tombado como Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) no ano de 2002.
O instituto é de propriedade da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), localizada em Ilhéus, região sul da Bahia, de acordo com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb).

No térreo, está sediado o Museu do Cacau, fundado no ano de 1983 e atualmente administrado pela Seagri (Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária). O museu guarda quadros, mobiliário, papéis, porcelanas, cristais, urnas indígenas, entre outros objetos históricos-culturais ligados à cacauicultura, além de possuir um auditório e uma biblioteca.

Patrimônio

A professora da Universidade Católica de Salvador (Ucsal), Lígia Larcher, explica que o Instituto é um dos primeiros exemplares da arquitetura moderna na Bahia, projetado pelo alemão Alexander S. Buddeüs. O prédio é influenciado pela linguagem “art déco” e da Escola Bauhaus, evidenciado por aspectos como cantos arredondadas, elementos clássicos, presença de elementos verticais e horizontais, enumera a arquiteta.

“Era um edifício de alta tecnologia para aquele período, tanto para a movimentação do cacau, com esteiras subterrâneas, que o ligava ao porto, quanto em relação à refrigeração do edifício. Foi usada a tecnologia mais avançada que existia na época. O museu é importantíssimo, preserva paredes, pisos, portas, fechaduras”, afirma Lígia.

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Morre o escritor Ariano Suassuna

Morre o escritor Ariano Suassuna(0)

O escritor Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira. A informação é do Real Hospital Português, de Recife, onde o escritor estava internado desde a noite de segunda-feira. De acordo com a nota de falecimento, Suassuna teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana.  A morte de Ariano Suassuna, aos 87 anos, no Recife, priva a sociedade brasileira de um personagem ao

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%(0)

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22) mostra Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 38% das intenções de voto para presidente da República. Em seguida, aparecem o senador Aécio Neves (PSDB), com 22%, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 8%. No levantamento anterior realizado pelo instituto, em junho, Dilma aparecia com 39%, Aécio com 21% e

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014(0)

A modelo Anne Lima, de 20 anos, representante da cidade de Caetité, a 648 km de Salvador, foi eleita Miss Bahia 2014. Ela foi escolhida entre 28 candidatas, em concurso que aconteceu sábado, 19, na capital baiana. Além de receber a coroa e de poder rerpresentar o estado na competição nacional, o Miss Brasil, Anne

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência(0)

Debate, que reúne Paula Miraglia, Jailson de Souza e Silva e Rene Uren, aborda o desenvolvimento urbano e a promoção da segurança Tradição na Flip, a mesa Zé Kleber neste ano discutirá o papel do urbanismo na construção de uma cidade mais democrática, acessível e menos desigual. O debate acontece na quinta-feira (31/7), às 9h30,

Flip anuncia a programação FlipMais

Flip anuncia a programação FlipMais(0)

Encontros acontecem na Casa da Cultura em mesas sobre políticas públicas, literatura, cinema e Millôr Fernandes, homenageado da Flip 2014 A cada ano, o burburinho literário da Flip extravasa a moldura da tenda e corre em diversos afluentes pelas ruas de pedra da cidade que a acolhe. Em mais uma edição, é nas atividades da

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia