14° Festival de Lençóis reúne música, arte e sustentabilidade

8/out/2012 . 11:39


Por Secult/BA

A 14ª edição do Festival de Lençóis, na Chapada Diamantina, acontece de 11 a 13 de outubro apresentando, como de costume, grandes nomes da música brasileira e baiana em um dos mais belos cartões postais do Brasil. Este ano, o Festival trará atrações como Frejat, Luiza Possi, Dão e a CaravanaBlack e o Concerto ao Amado Amar – projeto da Secretaria de Cultura (SecultBA) -, com a participação da Orquestra Sinfônica da Bahia e artistas baianos como Gerônimo, Roberto Mendes, Ana Mametto, Cláudia Cunha, Carla Visi e Margareth Menezes, cantando músicas que remetem à obra de Jorge Amado, em homenagem aos 100 anos de nascimento do escritor.

 

Os shows são gratuitos e começam às 19h na praça Horácio de Mattos, reunindo um público estimado em 10 mil pessoas por noite. O Festival é uma ação baseada na circulação da cultura, sustentabilidade e fortalecimento da cidadania, através das artes e práticas do turismo cultural. A natureza dá o tom da festa. É por conta desta exuberância que compõe o Parque Nacional da Chapada Diamantina, que o Festival se consagra como um dos principais atrativos da região.

As atividades previstas no Festival de Lençóis são um fomento à economia local, gerando cerca de 200 empregos temporários diretos e mais 400 oportunidades de trabalho nos diversos segmentos de serviços na região. O evento envolve uma intensa programação artística; atividades de ecoturismo, e ações de mobilização social e de conscientização ambiental. A grade artística apresenta um mix de atrações nacionais, música clássica, manifestações de cultura popular e artistas da região, além de novos expoentes da Bahia.

O Festival de Lençóis é uma realização da Pau Viola Produções e EcoShow, tem a curadoria artística da produtora Ivanna Soutto e o apoio da Prefeitura Municipal de Lençóis. Alinhados à proposta do Festival – circulação da cultura, sustentabilidade e fortalecimento da cidadania através das artes e práticas do turismo cultural – os Governos Federal e Estadual assinam como patrocinadores. O primeiro, través da Petrobras e Chesf; e o segundo, através do FazCultura (Secretaria da Cultura), Bahiatursa (Secretaria de Turismo) e Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Uma das ações da Sema, inclusive, está relacionada ao Grupo Ambientalista de Lençóis (GAL), associação que atua no desenvolvimento de projetos voltados para a sustentabilidade socioambiental na cidade. Durante o evento, serão instalados Pontos de Entrega Voluntária (PEV´s) para recolher resíduos recicláveis gerados pelo público do evento, contribuindo, assim, para o conceito de sustentabilidade, que permeia o Festival de Lençóis. Aproveitando o fluxo de turistas na cidade, o Grupo promoverá o Festival da Reciclagem, uma mobilização social com o objetivo de apresentar o projeto Recicla Lençóis.

A cidade de Lençóis tem título nobre de Patrimônio Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) pela riqueza da sua arquitetura, do seu Patrimônio Histórico e Cultural. Abriga diversas formas de expressões, e conta com atrativos naturais que a difere de inúmeros sítios históricos. Entre as atividades turísticas, os visitantes podem participar de passeios ecológicos, trilhas, caminhadas, feira de produtos artesanais e esportes radicais, como rapel e bung jump.

Reduto do ecoturismo, Lençóis se abre em meio a uma natureza exuberante, que se descortina e impressiona com seus campos floridos, imensos paredões, desfiladeiros, grutas e planícies de um verde sem fim em contraponto às espécies típicas da caatinga e do cerrado e com o seu povo simples, hospitaleiro, e zelador das áreas de preservação ambiental.

SERVIÇO:

O que: 14° Festival de Lençóis

Quando: 11 a 13 de outubro, a partir das 19h.

Onde: Lençóis – BA

Realização: Pau Viola Produções e EcoShow

PROGRAMAÇÃO:

Quinta (11/10)

- Projeto Ciranda Cultural de Lençóis

- Dão e a CaravanaBlack

- Banda Spectro

- Síndrome do Rock

Sexta (12/10)

- Família Grão de Luz e Griô (Participação Gog, o poeta do rap)

- Luiza Possi

- Frejat

- Arte Final

Sábado (13/10)

- Grupo Labuta

- Concerto Amado Amar: Orquestra Sinfônica da Bahia com participações de Gerônimo, Roberto Mendes, Ana Mametto, Cláudia Cunha, Carla Visi, Margareth Menezes

- Banda Zion

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Morre o escritor Ariano Suassuna

Morre o escritor Ariano Suassuna(0)

O escritor Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira. A informação é do Real Hospital Português, de Recife, onde o escritor estava internado desde a noite de segunda-feira. De acordo com a nota de falecimento, Suassuna teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana.  A morte de Ariano Suassuna, aos 87 anos, no Recife, priva a sociedade brasileira de um personagem ao

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%(0)

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22) mostra Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 38% das intenções de voto para presidente da República. Em seguida, aparecem o senador Aécio Neves (PSDB), com 22%, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 8%. No levantamento anterior realizado pelo instituto, em junho, Dilma aparecia com 39%, Aécio com 21% e

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014(0)

A modelo Anne Lima, de 20 anos, representante da cidade de Caetité, a 648 km de Salvador, foi eleita Miss Bahia 2014. Ela foi escolhida entre 28 candidatas, em concurso que aconteceu sábado, 19, na capital baiana. Além de receber a coroa e de poder rerpresentar o estado na competição nacional, o Miss Brasil, Anne

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência(0)

Debate, que reúne Paula Miraglia, Jailson de Souza e Silva e Rene Uren, aborda o desenvolvimento urbano e a promoção da segurança Tradição na Flip, a mesa Zé Kleber neste ano discutirá o papel do urbanismo na construção de uma cidade mais democrática, acessível e menos desigual. O debate acontece na quinta-feira (31/7), às 9h30,

Flip anuncia a programação FlipMais

Flip anuncia a programação FlipMais(0)

Encontros acontecem na Casa da Cultura em mesas sobre políticas públicas, literatura, cinema e Millôr Fernandes, homenageado da Flip 2014 A cada ano, o burburinho literário da Flip extravasa a moldura da tenda e corre em diversos afluentes pelas ruas de pedra da cidade que a acolhe. Em mais uma edição, é nas atividades da

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia